Com o Business Intelligence para Varejo você passa a contar com diversos dados relacionados ao seu negócio com alta precisão e maiores insights.
O varejo está em constante evolução e, para se manter competitivo, é preciso estar sempre atento às tendências do mercado. O Business Intelligence (BI) pode ser uma importante ferramenta para auxiliar os varejistas nessa tarefa.
O BI é uma tecnologia que reúne diversas fontes de dados e tem o objetivo de gerar insights que podem ser usados para tomar decisões estratégicas. Com o BI, os varejistas podem monitorar o desempenho de suas lojas, produtos e campanhas publicitárias, além de ter acesso a um vasto leque de informações sobre seus concorrentes e assim como realizar integrações externas com outras ferramentas por meio da API.
Os benefícios do BI para o varejo são inúmeros. Com ele, é possível melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Além disso, o BI pode ser usado para monitorar as métricas mais importantes do negócio e gerar alertas caso haja alguma anormalidade nos dados.
Para tirar o máximo proveito do BI, é importante investir em uma boa plataforma de análise de dados, por exemplo, Qlik ou Power BI e contratar profissionais capacitados para trabalhar com essa tecnologia.

Aplicações mais utilizadas dentro das empresas:
Os varejistas podem desenvolver vários tipos de dashboards de Business Intelligence para varejo para monitorar e analisar as métricas-chave do negócio. Esses dashboards podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho geral do negócio, bem como sobre áreas específicas que precisam de melhorias.
Os tipos de dashboards mais comuns para o setor de varejo incluem:
Dashboard financeiro

Este tipo de dashboard é usado para acompanhar as métricas financeiras-chave, como receitas, lucros e despesas. Ele pode ajudar os varejistas a identificar áreas onde estão gastando mais dinheiro do que o previsto e também pode mostrar onde estão gerando mais receitas.
Dashboard de vendas

Este dashboard é usado para monitorar as métricas-chave das vendas, como número total de vendas, valor total das vendas e taxa de conversão. Ele pode ajudar os varejistas a identificar quais produtos estão vendendo bem e quais áreas precisam de melhorias.
Dashboard operacional

Este dashboard é usado para monitorar as principais métricas operacionais do negócio, como número total de pedidos processados, tempo médio de processamento dos pedidos e taxa de erro nos pedidos. Ele pode ajudar os varejistas a identificar gargalos operacionais e também mostrar onde estão ocorrendo erros no processamento dos pedidos.
Confira artigos relacionados em nosso blog:
Confira artigos relacionados em nosso blog:
As 5 Certificações da Microsoft mais procuradas em Power Platform e Análise de Dados
As 5 Certificações da Microsoft mais procuradas em Power
Outubro Rosa: Como a Inteligência Artificial combate ao câncer de Mama?
Outubro Rosa: O Uso da Inteligência Artificial no combate
Como se tornar um Analista de Infraestrutura em nuvem (Azure, AWS e Google Cloud)
Como se tornar um Analista de Infraestrutura em nuvem
Guia completo de como se tornar Ethical Hacker
Guia completo de como se tornar Ethical Hacker
Dicas práticas para Conquistar sua Certificação HDI
Dicas práticas para Conquistar sua Certificação HDI Neste
Guia completo para se tornar: Support Engineer Help Desk
Guia completo para se tornar: Support Engineer Help Desk