Hoje vamos abordar sobre uma aplicação real de Business Intelligence (BI) dentro da operação de e-commerce de uma grande empresa de varejo carioca. Esta aplicação é capaz de integrar a venda online com operador logístico e o controle de entrega, trazendo mais agilidade para experiência de compra do consumidor.
Bom, falar sobre a operação de e-commerce é falar sobre diversas plataformas que precisam trocar informações em tempo real de forma a garantir a sincronia dos dados (setor logístico, comercial e estoque de mercadorias).
Por mais que seja possível realizar o monitoramento através das ferramentas de e-commerce, operador logístico e controle de entrega, para os gestores algumas informações acabam ficando desconexas. Assim, ficam impossibilitados de ter uma visão “real time” e faz-se necessário buscar uma solução de BI para resolver esse problema.
A Mindtek desenvolveu junto a uma empresa carioca de varejo a integração da cadeia logística com o e-commerce em um só aplicativo de BI, proporcionando benefícios para a gestão logística, financeira e comercial.
A solução veio resolver o problema de visibilidade dos processos, permitindo aos gestores analisar em um só aplicativo todas as informações necessárias para a tomada de decisões dessa cadeia.
A Implantação do B.I realizou a integração de diversas fontes:
- Ferramentas de e-commerce (VTEX ou OCC);
- Operador logístico: WMS (Sistema de gerenciamento de Armazém);
- Controle de entrega: TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte).
Sendo possível monitorar em tempo real cada peça que sai da fábrica até ao consumidor. Cabe ressaltar que essa estrutura serve tanto para VTEX, OCC e MarketPlace.
No Aplicativo também foi criado uma solução para gestão de inventários:
OCC x WMS
Com a finalidade de evitar a quebra de estoque, uma das soluções foi integrar a ferramenta OCC com o WMS, tornando possível comparar o estoque disponível na plataforma de e-commerce com o estoque real no centro de distribuição.
Isso trouxe um grande benefício ao setor comercial, pois ocasionou uma queda expressiva de reclamações de clientes e, consequentemente, reduziu o estorno de compras on-line e até mesmo potenciais processos jurídicos futuros.
WMS x LINX
O segundo confronto de dados realizado nesta solução está relacionado na verificação do que há disponível nos sistemas WMC e LINX. Com essa integração foi possível comparar com o estoque do e-commerce e os estoques físicos das filiais.
Antes da implantação do BI, os problemas relacionados com a quebra de estoque era somente visto quando o cliente reclamava no SAC sobre atraso de entregas e, a partir desse momento, buscava-se uma solução pontual.
Com a adoção do BI foi possível ter um panorama da situação atual do histórico de acompanhamento dos pedidos gerados pelo site que não foram entregues e estão aguardando a operação logística.
Com essa integração você tem uma visão holística de todo operacional em um só aplicativo e consegue prevenir erros processuais.
Deseja conhecer mais sobre aplicação?
Entre em contato através do e-mail: contato@mindtek.com.br