Uma dúvida comum que observamos em muitas empresas que entram em contato com a MINDTEK é sobre como iniciar um projeto de Business Intelligence (BI) dentro de um negócio. 

Neste post vamos abordar de uma forma breve as etapas de implantação e monitoramento baseada nas melhores práticas de mercado para você entender como o BI otimiza processos e mitiga erros dentro da organização.

Um projeto de BI se inicia com o planejamento para coletar dados e requisitos de negócio das áreas específicas, com foco na organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações. São elementos que se integram em um esquema de inteligência de negócio.

Para exemplificar, em uma empresa de Varejo de Moda no Rio de Janeiro, para implantar aplicações de BI foi realizado, inicialmente, um alinhamento de escopo com todas as áreas de negócio com foco a identificar as principais perguntas e métricas mais relevantes e, logo após, iniciamos os projetos de acordo com as necessidades específicas da empresa.

Alinhamento ao Negócio

Se faz necessário o levantamento de necessidades da organização e quais pontos precisam de atenção.  

O cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) é utilizado para dimensionar o valor disponível para implementar o projeto em BI e apurar os retornos que irá proporcionar, por isso, é importante realizar este cálculo antes de iniciar um projeto. Com base nesse indicador teremos insumos para escolher a ferramenta mais adequada, assim como identificar quais áreas serão priorizadas, permitindo que o retorno financeiro dos primeiros projetos financiem os projetos seguintes.

Projetos implantados

Neste projeto foi realizada a integração de dados oriundos de vários sistemas, entre eles o LINX ERP, SAP ECC, OTRS e SISDEP, abrangendo plataformas de vendas em lojas físicas e E-commerce com o ERP On-Premise. 

  • Estudo de tendências (Data Mining)

Por meio do Qlik Sense é possível utilizar grandes bases de dados (Big Data) para obter insights sobre tendências de comportamentos dos clientes. Isso se deve graças aos algoritmos que conseguem identificar padrões e estabelecer correlações entre eles, permitindo realizar previsões  de comportamentos futuros, incluindo novas demandas e mercados, além de mitigação de riscos e fraudes.

Com os resultados obtidos, a empresa tem aumentado suas vendas, reduzido custos operacionais e melhorado o relacionamento com cliente. Entre os desafios resolvidos destacamos a identificação de cenários em que determinados produtos não tinham aceitação do público e a quebra de vendas no e-commerce devido a erro na atualização do estoque virtual.

  • Inovação

Avaliação de tecnologias

  • Evolução arquitetural

Melhorias em infraestrutura e provas de conceitos aplicados.

  • Suporte aos usuários e treinamento

A Mindtek garante todo suporte a equipe de BI, tirando suas dúvidas e como também aplica treinamentos constante.

  • Evolução Procedural

Melhorias em processos de negócios, monitoramento do ambiente e melhores práticas em BI e BW.

Após realizar as integrações com os sistemas fontes dentro do ambiente da Qlik foram desenvolvidas aplicações com dashboards personalizados. Como exemplo:

  • Consulta em Estoques
  • E-commerce
  • Vendas por fabricante
  • Comercial
  • Diário de Supervisores
  • Relatórios de Vendas
  • Vendas por tipo de pagamento
  • Painel OTRS
  • Planejamento de compras.

Mas qual benefício que um dashboard pode trazer para o meu negócio?

Para contextualizar, o dashboard é um painel que apresenta as informações principais integradas (financeiras, comerciais, logística, marketing e processos), que viabiliza a visualização de métricas e indicadores de forma dinâmica. 

Trabalhar com inúmeras ferramentas e tecnologias avulsas traz um grande atraso na entrega de demandas internas e até mesmo falhas que atingem o consumidor final.

Com um dashboard centralizado você possui uma visão clara e objetiva dos dados e métricas. Os dados são consolidados conforme a necessidade do seu negócio, garantindo um acesso rápido e transparência nas informações. 

Como exemplo, vamos trazer alguns dashboard e visões de sucessos, que foram desenvolvidos pela MINDTEK para uma empresa do setor de Moda. Veja abaixo:

Aplicativo Vendas por fabricante

Um aplicativo desenvolvido para supervisores, área de compras, área de produtos e financeiro. 

Com visões de vendas por tipo de loja, produto, preço, tamanho, estoque histórico de entrada e saída.

  • Na Visão de Painel de Vendas é possível ter acesso aos dados em um único dashboard, como exemplo: código do produto, descrição, preço médio, ticket médio, Markup, Estoque, vendas por região, venda bruta e líquida;
  • No Painel Comparativo pode-se realizar a comparação de grupo ou subgrupos de produto X com loja A e B dentro de um determinado período, seja anual, mensal ou diário;
  • No Painel Análise de preço temos a visão de cada loja onde é possível comparar: preço unitário, venda bruta, venda líquida, estoque final de período, estoque anual e custo unitário.

Aplicativo Comercial

Desenvolvido a partir das necessidades de agilidade e abrangência analítica da área comercial com uma visão gráfica e dinâmica construída a partir da consolidação dos dados comerciais (Data Mart) vinculado ao LINX.

  • Nesse aplicativo é possível visualizar métricas anuais, mensais e diárias de cada loja física e/ou PDV;
  • Ações de demarcações (evolução das métricas: preço, número de atendimentos, faturamento, n° de vendas);
  • Relatório personalizado;
  • Usuários a níveis gerenciais têm acesso em tempo real, às métricas.

Aplicativo Diário dos Supervisores

Relatório de acompanhamento das métricas mensais de cada loja, onde o supervisor tem acesso diariamente as informações gerenciais da loja ou área.

Aplicativo Gerador de Relatório

O usuário tem a possibilidade de gerar relatório consolidados ou individualizados com a integração do Qlik Sense e Nprinting e/ou MindReport através da seleção de dados por meio de filtros, podendo exportar para os formatos mais populares. Isso ajuda a minimizar o tempo da geração de relatórios e compilação dos dados. 

Aplicativo Vendas por Tipo de Pagamento

Desenvolvido com a finalidade de análise da distribuição de pagamentos por tipos e características. 

Aplicativo Planejamento de Compras

  • Tem como visão comparativa mensal de vendas planejadas x realizadas por grupos, subgrupos ou por linha;
  • Visualização de comparação com vendas em períodos anteriores;
  • Sazonalidade de vendas.

Saiba como a MINDTEK pode ajudar o seu negócio a revolucionar o seu operacional, integrando informações de diversos sistemas fontes em uma única aplicação de fácil acesso e manuseamento. Para maiores informações solicite uma apresentação através do e-mail contato@mindtek.com.br 

Como o Power Apps pode melhorar a eficiência nos processos de negócios

By |outubro 2nd, 2024|Categories: Destaque na Home, Microsoft Power Apps|

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Comentários desativados em Como o Power Apps pode melhorar a eficiência nos processos de negócios
Por |2022-06-30T06:07:58-03:00julho 30th, 2021|Destaque na Home, Linx e Power BI|Comentários desativados em Varejo | Aplicações de Business Intelligence

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