Confira neste artigo a solução desenvolvida para nosso cliente no segmento de varejo para centralizar informações e solucionar a alta demanda no setor logístico:

Segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard e AMI (Americas Market Intelligence), mostra que durante a pandemia houve uma alta demanda no setor logístico em que impulsionamento o e-commerce na América Latina, onde 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online, enquanto 7% compraram online pela primeira vez. 

Com essa alta demanda, empresas varejistas tiveram que se adaptar em termos de operação logística para suprir o aumento dos pedidos e, ao mesmo tempo, enfrentar uma crise econômica que em muitos casos afetou as equipes operacionais. 

Uma pesquisa realizada pelo site Infomoney revela que muitas empresas varejistas brasileiras tiveram problemas com atraso de entrega e a falta de produto no estoque segundo reclamações registradas no Reclame aqui.

Com isso, fica claro que o e-commerce deixou de ser um canal secundário. O investimento em marketing, infraestrutura de logística e tecnologias se tornou primordial para atender o novo comportamento do consumidor no ambiente digital.

Como solução, a Mindtek apresentou ao mercado de Varejo uma integração na ferramenta Qlik Sense que integra a venda online juntamente com o operador logístico e controle de entrega. Essa solução trouxe mais agilidade para processamentos internos para cada área, melhorando o tempo de resposta para produtos e/ou compras em análises e por fim melhorando a experiência do consumidor final.

Confira na imagem abaixo o modelo ilustrativo do dashboard criado para a solução:

Dashboard para alta demanda no setor logístico

As integrações realizadas na ferramenta Qlik Sense, integrou as seguintes funcionalidades:

  • Plataformas de gerenciamento de e-commerce (Vtex e OCC)
  • Operador Logístico WMS (A2B group)
  • Controle de entrega TMS 

Com isso é possível visualizar em tempo real todas as fases do processo de logística da empresa, permitindo acompanhar o estoque do centro de distribuição e na plataforma de e-commerce, pendências de pagamento e liberação da compra, assim como o histórico de status do pedido desde a separação até a entrega ao consumidor final em um único ambiente. 

Principais vantagens para solução desenvolvida com foco na alta demanda no setor logístico:

Facilidade na tomada de decisão

Com uma leitura detalhada, os gestores têm informações em base seguras e relevantes para realizar investimentos, readequar processos ou até implementar novas práticas.

Relatórios Detalhados

Com a usabilidade da aplicação em BI é possível extrair relatórios de forma simples, com apenas alguns cliques você tem acesso a histórico dos pedidos, produtos e/ou áreas.

Detecção de erros mais precisos

Processos ou consultas às ferramentas manuais dentro de uma operação logística significam riscos de erros. Quando os volumes de dados são altos e os processos manuais reduzidos, o monitoramento torna-se mais preciso permitindo que gestores identifiquem e corrijam os incidentes.

Novos Insights

O setor logístico é uma área que tem como um dos objetivos otimizar processos, reduzir custos operacionais e agilizar tarefas. E com essa aplicação em BI, os dados colhidos podem trazer insights para os gestores tomarem suas decisões mais assertivas. 

Controle Financeiro

Ao realizar a integração de toda cadeia logística em uma aplicação de BI conseguimos acompanhar ter acesso a dados mais amplos, ao qual é possível entender melhor as despesas e custos do processo da cadeia de suprimentos.

Trabalhar com BI torna-se mais produtivo e eficiente, mas isso só terá sucesso se for bem aplicado na operação de acordo com as estratégias internas do negócio.

Nesse artigo trouxemos uma pequena análise de um dos casos de sucesso da Mindtek, ficou interessado na aplicação e deseja conhecer como a Mindtek pode ajudar seu negócio através das técnicas em Business Intelligence? 

Entre em contato conosco solicitando uma demonstração através do e-mail contato@mindtek.com.br

Qlik SaaS: Conheça o novo recurso Qlik Reporting Service

By |janeiro 4th, 2022|Categories: Qlik, Qlik Sense|Tags: , , , |

A Qlik vem constantemente evoluindo os seus serviços e

Comentários desativados em Qlik SaaS: Conheça o novo recurso Qlik Reporting Service

Mashup Qlik Sense: 09 etapas para personalizar seu projeto Qlik Sense

By |dezembro 6th, 2021|Categories: Qlik, Qlik Sense|Tags: , |

No Artigo de hoje, vamos falar sobre como criar

Comentários desativados em Mashup Qlik Sense: 09 etapas para personalizar seu projeto Qlik Sense

Varejo | Aplicações de Business Intelligence

By |julho 30th, 2021|Categories: Destaque na Home, Business Intelligence, Business Intelligence para Varejo, Qlik Sense|

Uma dúvida comum que observamos em muitas empresas que

Comentários desativados em Varejo | Aplicações de Business Intelligence
Por |2021-11-05T15:49:05-03:00novembro 5th, 2021|Setor Logístico|Comentários desativados em Como solucionar o controle com alta demanda no setor logístico?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo