Uma dúvida comum que observamos em muitas empresas que entram em contato com a MINDTEK é sobre como iniciar um projeto de Business Intelligence (BI) em uma empresa que não tem essa área consolidada.

Todos nós sabemos que diariamente são gerados toneladas de dados, desde controle de gastos até estatísticas de processos e clientes. No entanto, muitos não entendem todo o potencial dos dados ou simplesmente não os aproveitam. Se você está procurando uma forma de otimizar suas operações, entender o que está acontecendo e até mesmo prever certas mudanças na forma de seu negócio, precisará implementar uma solução de Business Intelligence (BI).

Projeto de Business Intelligence: Qual é o seu valor ?

A implementação do BI ajuda a melhorar o acesso ao dados, utilizando o mesmo para gerar insights com a finalidade de obter lucratividade e acelerar o crescimento geral.

Dentre outros benefícios do BI estão:

  • Processos otimizados e integrados, que podem conversar simultaneamente entres diversas ferramentas de gestão;
  • Operacional ganha mais eficiência, pois os processos de negócios ineficazes podem ser facilmente identificados;
  • Melhoria na tomada de decisão com base nos dados informados.

Como implementar?

Na prática, cada organização possui uma metodologia de negócio e diferentes objetivos. Por isso, para implementar o Business Intelligence é necessário compreender o negócio, objetivos e metas.

Neste artigo vamos listar etapas iniciais que são aplicáveis na implementação do Business Intelligence, mas essas etapas são apenas para a sua compreensão de como funciona uma implementação de BI dentro de uma organização.

1° Passo:

Alinhamento de expectativas com Sponsor e Stakeholders

É primordial que a alta administração da empresa dê suporte ao projeto. Toda mudança gera desconforto nas pessoas e na implantação dos primeiros projetos de BI não será diferente. Para evitar que no primeiro desafio o projeto seja abortado é muito importante que haja apoio de todos os envolvidos (Stakeholders) e um patrocinador (Sponsor) com poder de decisão e persuasão seja o capitão do projeto.

Os objetivos e expectativas devem ser traçados desde o início para que todos entendam o motivo e benefícios que virão após a entrada em produção dos primeiros projetos.

2° Passo:

Mapeamento dos processos de negócio

Um fator importante para o sucesso dos projetos é entender como funciona a área de negócio para a qual está sendo implantado o projeto de Business Intelligence. Sem entender o funcionamento da área, a equipe do projeto não poderá identificar os indicadores de desempenho (KPI) e as regras de negócio envolvidas. 

Alguns artefatos úteis a serem gerados para nortear essa atividade são: “Mapa de Interfaces”, “Organograma” e “Descrição dos Papéis e Competências”;

Uma dica valiosa é envolver consultores com experiência prévia na área de negócio, pois já estarão familiarizados com os jargões e regras  de negócio, além de poderem sugerir modelos de dashboards comuns ao segmento da empresa. 

3° Passo:

Vitórias rápidas (Quick Wins)

Como a expectativa e ansiedade estará alta, sugerimos que sejam escolhidos para começar as Vitórias rápidas (Quick Wins).

Tratam-se de projetos mais rápidos e fáceis de implantar, pois os processos e indicadores já foram mapeados previamente. Por exemplo, podemos começar migrando as planilhas mais usadas no dia a dia da empresa. Essas planilhas são fáceis de validar e, assim, criaremos um ambiente de confiança.

Em um cliente da Mindtek, migramos mais de 90 planilhas para a ferramenta Qlikview em 2014 em menos de 60 dias.

Mais uma vez, contar com consultores com experiência prévia nos sistemas legados da empresa fará toda a diferença, visto que as consultas aos bancos de dados de projetos anteriores poderão ser aproveitadas, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento.

Nesse sentido, a Mindtek possui experiência nos sistemas mais usados do mercado, como SAP, TOTVS Protheus, Linx ERP, Nasajon, VTEX, entre outros.

4° Passo:

Workshop e Oficinas

Após a implantação dos primeiros projetos de BI, a realização de Workshop e Oficinas ajudarão na passagem de conhecimento e endomarketing. Toda a empresa pode ser envolvida para gerar engajamento para a disseminação de projetos futuros em áreas de negócio não contempladas na primeira onda de projetos.

5° Passo:

Celebrar as vitórias

No início do projeto foram definidos os objetivos e metas a serem atingidas. Uma vez que o projeto seja concluído, é importante celebrar o atingimento ou superação das metas. Use a criatividade para reconhecer o desempenho da sua equipe, mas não deixe de fazê-lo em público.

Saiba Mais…

Para conhecer melhor as nossas soluções e uma demonstração de caso de sucesso, entre em contato com a MINDTEK e agende uma conversa com nossos especialistas através do e-mail: contato@mindtek.com.br

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

* indicates required
Newsletter
VempraMind
Download Qlik

O que é Power BI e 6 razões para utilizá-lo em seu negócio.

By |dezembro 3rd, 2021|Categories: Uncategorized|Tags: , , |

O Microsoft Power BI é um pacote de serviços

Comentários desativados em O que é Power BI e 6 razões para utilizá-lo em seu negócio.

Qlik Application Automation: Uma solução “no code” para impulsionar insights por meio de workflows

By |dezembro 2nd, 2021|Categories: Qlik|Tags: , , |

Os Workflows do Qlik Application Automation podem acionar alertas,

Comentários desativados em Qlik Application Automation: Uma solução “no code” para impulsionar insights por meio de workflows

Big Data e Data Lake: Saiba quais são as diferenças entres eles.

By |novembro 30th, 2021|Categories: Big Data, Consultoria de Business Intelligence|Tags: , |

É notável que ainda alguns profissionais criam confusões com

Comentários desativados em Big Data e Data Lake: Saiba quais são as diferenças entres eles.
Por |2021-11-09T19:19:53-03:00novembro 9th, 2021|Consultoria de Business Intelligence|Comentários desativados em Como implementar um projeto de Business Intelligence?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo