Exemplos de como utilizar o Copilot no Excel
Você já imaginou ter um assistente pessoal sempre pronto para otimizar suas planilhas no Excel? Com o Copilot, essa visão se torna realidade. Este recurso utiliza Inteligência Artificial para simplificar tarefas complexas, acelerar fluxos de trabalho e aumentar sua produtividade, seja você um iniciante ou um usuário experiente.
Neste artigo, exploraremos como o Copilot no Excel pode revolucionar sua produtividade, oferecendo sete estratégias práticas para otimizar suas tarefas diárias e transformar a maneira como você trabalha com planilhas.
O que é Microsoft 365 Copilot?
O Microsoft 365 Copilot é uma ferramenta inovadora que une inteligência artificial aos dados específicos de sua organização. Integrado aos aplicativos do Microsoft 365, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, o Copilot não apenas facilita a localização de informações cruciais, mas também, simplifica a criação de conteúdo e maximiza a eficiência operacional.
Como ativar o Copilot no Excel?
O Copilot está disponível na guia Página Inicial do Word, Excel (Versão Prévia), PowerPoint e do Outlook na Web, se você for assinante do Copilot. Se você tiver uma assinatura Microsoft 365 que inclua os aplicativos da área de trabalho, você também deverá encontrar Copilot disponível nesses aplicativos.
Para ativar o Microsoft 365 Copilot no Excel, siga estas etapas:
- Verifique sua assinatura:
- Para usuários domésticos: significa que você deve ter uma assinatura Microsoft 365 Personal ou Family e Copilot Pro.
- Para usuários corporativos: significa que você deve ter uma assinatura Microsoft 365 Business Basic, Business Standard, Business Premium, E3, E5, F1 ou F3 e Microsoft Copilot para Microsoft 365.
- Habilite o Copilot:
– Abra o Excel.
– Clique na guia “Inserir” na barra de opções.
– No grupo “Copilot”, clique no botão “Ativar”.
Com essas etapas concluídas, o Copilot estará pronto para auxiliá-lo.
4 Exemplos de como utilizar prompts no Excel com Copilot
O Copilot no Excel auxilia a otimizar o uso dos dados em planilhas com sugestões de fórmulas e ajudando na visualização por meio de gráficos e tabelas dinâmicas, além de destacar informações relevantes nos dados. Veja alguns exemplos:
1.Como utilizar prompts
- Abra o Excel no Microsoft 365.
- Abra uma pasta de trabalho armazenada no OneDrive ou Microsoft Office SharePoint Online.
3.Selecione Copilot na faixa de opções para abrir o painel de chat.
4.Insira seus prompts e comece a trabalhar com o Copilot.
Confira alguns exemplos de prompts:
Elabore um diagrama de colunas para ilustrar a evolução das vendas do segundo ao terceiro trimestre.
Acrescentar uma coluna nova exibindo a variação percentual entre a coluna A e a coluna C.
2. Gerar Insights no Excel
O Copilot do Microsoft 365 é capaz de fornecer insights com base nos seus dados ou responder a uma pergunta específica que você fizer sobre os seus dados.
1.Selecione o botão Copilot na faixa de opções.
2.Selecione Compreender.
3.O Copilot analisa seus dados para mostrar insights como gráficos, Tabelas Dinâmicas, resumos, tendências ou exceções.
Depois que o Copilot analisar seus dados, examine os insights para encontrar os que o ajudam a aproveitar ao máximo seus dados.
3. Destaque, classifique e filtre seus dados
Destaque, organize e filtre com facilidade as tabelas podendo destacar rapidamente o que é importante para você. Com uma única tabela, você pode fazer o seguinte:
- Classificar e filtrar seus dados.
- Aplicar uma formatação condicional simples.
Primeiramente, organize seus dados em um formato com compatibilidade e clique no botão do Copilot localizado na barra de ferramentas.
Depois, explique ao Copilot como você pretende manipular a tabela para obter uma melhor visualização dos seus dados. Você tem a liberdade de reescrever o texto usando suas próprias palavras.
Você também pode utilizar os prompts abaixo:
Para destacar:
- Colocar em negrito os 10 principais valores na coluna Vendas.
- Realçar os valores mais altos em Unidades Vendidas.
Para classificar:
- Classificar a taxa de participação em ordem crescente.
Para filtrar:
- Filtrar os itens que vencem na próxima semana.
4. Escrever fórmulas
É possível criar novas colunas na sua tabela utilizando as fórmulas sugeridas pelo Copilot. Essas colunas realizarão cálculos com base nos dados já existentes. Por exemplo, é possível utilizar uma coluna de fórmula para fazer o cálculo do custo total por item ou estimar o lucro gerado em cada campanha publicitária.
Selecione Adicionar colunas de fórmula ou Mostrar sugestões para colunas de fórmula no painel de chat do Copilot no lado direito. Você também pode descrever quais colunas deseja adicionar digitando-as em suas próprias palavras.
O Copilot mostra sugestões de fórmula com uma explicação sobre como cada uma funciona. Para exibier a explicação basta selecionar Explicar fórmula.
Conclusão
A funcionalidade do Copilot vinculado ao Excel traz uma ferramenta incrível que revoluciona a forma como você lida com planilhas, tornando tarefas complicadas mais fáceis e ao seu alcance. Ao disponibilizar ferramentas que vão desde a obtenção de insights até a geração automática de fórmulas, o Copilot não apenas aumenta sua eficiência mas também entrega um nível de automatização. Seguindo as estratégias e exemplos mencionados neste artigo é possível aproveitar ao máximo para otimizar e automatizar suas tarefas de maneira mais inteligente.
Se você deseja uma orientação ou suporte nos serviços e pacotes da Microsoft para a sua empresa, converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br.
Aprenda a utilizar o Python no Excel
Aprenda a utilizar o Python no Excel Agora
3 recursos do Excel Copilot que você precisa conhecer
3 recursos do Excel Copilot que você precisa conhecer
Exemplos de como utilizar o Copilot no Excel
Exemplos de como utilizar o Copilot no Excel