CMS - Contente Management System

Hoje vamos falar um pouco sobre as principais plataformas de gerenciadores de conteúdo; CMS (Content Management System) é uma ferramenta que permite criar, classificar e publicar qualquer tipo de informação em uma página web.

Com CMS é possível ter um framework de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis.

Sua arquitetura permite gerenciar conteúdo armazenando-o em uma base de dados e permitindo controle total por parte do usuário. As sua funcionalidades, são através de plugins ao qual permite o usuário gerencie o uso ou não destes módulos, além de personalizações.

Abaixo é possível observar o esquema de uma composição da arquitetura de um CMS:

Antes do CMS, apenas pessoas com conhecimentos avançados em programação web eram capazes de colocar e manter o site no ar.

Saiba um pouco sobre as principais ferramentas de CMS:

SharePoint

O Microsoft SharePoint é uma ferramenta de aplicações web, com utilização na criação de grandes portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e fluxos de trabalho.

Suas funcionalidades tornam uma ferramenta incrível para desenvolvimento das empresas.

Com SharePoint todos os documentos ficam disponíveis dentro da sua intranet, com gerenciamento de acessos por área e cargo. Também é possível automatizar os processos dentro da sua intranet, seja processos de recursos humanos, financeiro, compras, ciclos de aprovações, mensagens de e-mails automáticas, ou seja, são infinitas possibilidades que o SharePoint permite. 

Tela de navegação de gerenciamento do SharePoint.


Uma característica do SharePoint, entretanto, é indiscutível: ele não é simples de ser instalado e mantido. Só porque há um assistente de instalação com seu já famoso (e perigoso) Next-Next-Finish não quer dizer que eu não precise de alguém especializado na ferramenta, em especial para as implantações de larga escala. Acredite, você vai precisar de ajuda. 

WordPress

O wordpress é uma ferramenta escrito em PHP, com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação sites, blogs,  sites de comércio eletrônico, gerenciador de projetos e entre outros.

Como características, o wordpress possui um sistema de templates, através de um processador de modelos. o Usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar códigos PHP e HTML.

Joomla

Pouco é ouvido falar sobre o Joomla, mas é um CMS open source (código aberto). Sua organização permite a criação de sites customizados e com grande variedade de formatos. 

Seu gerenciamento e estrutura do conteúdo é realizado por um painel de administração e controle onde são feitas as inserções de pacotes, componentes, plugins e alterações em geral.

 

Integre conteúdo, aplicativos e ferramentas de colaboração em um único ambiente de Portal ou Intranet com visual atrativo, boa usabilidade e segurança.Nossas soluções são ideais para acelerar a comunicação e serviços em sua organização.

A MindTek oferece a seus clientes uma solução completa para criação de seu Portal ou Intranet, com profissionais especializados na Elaboração de Projetos Digitais, Arquitetura de Informações e Fluxos de trabalhos.