Os processos de análise e interpretação de dados estão entre os mais importantes no cenário atual. Isso porque a quantidade de informações disponíveis é muito grande e vêm de diversas fontes, essas informações. Em meio a tantas diversificadas informações é possível gerar insights acionáveis.

Afinal o que é Análise de Dados?

Bom, a análise dados refere-se a interpretação de uma série de processos onde as informações são revisadas para se chegar a uma conclusão. Com o resultado dessa coleta das informações é possível melhorar processos, identificar dores e buscar formas para o crescimento do seu negócio.

Benefícios que as empresas obtêm com a análise e a interpretação de dados:

Há dois principais métodos para as empresas realizarem a análise e interpretação de dados. São eles:

1 – Análise qualitativa

Na análise qualitativa, os dados não são descritos por valores ou padrões numéricos, mas através de contextos. Geralmente, as informações são coletadas por meio de diversas técnicas e facilitam a geração de insights.

Um dos diferenciais desse método é que as descobertas são agrupadas em tópicos e categorias. Desta forma, identifica frequências, médias e níveis de diferença entre os dados.

O relatório criado a partir de uma análise qualitativa tende a ser de mais fácil compreensão pelo usuário leigo.

2 – Análise quantitativa

Se a análise qualitativa pode ser resumida como “contextual”, a quantitativa é “numérica”. Ela consiste em uma série de processos que disponibilizam dados numéricos para serem analisados. Aqui, as empresas obtêm os insights através de:

  • Modelagem estatística;
  • Desvio padrão;
  • Média;
  • Mediana.

Esse método tem como objetivo identificar temas e padrões, e não gerar análise minuciosa sobre determinado assunto.

Como a Mindtek pode auxiliar na realização da análise e interpretação de dados?

Apesar de serem comprovados os benefícios dos processos de análise e interpretação de dados, nem todas as empresas estão aptas a realizá-los. Seja porque não possuem profissionais capacitados ou porque não contam com as ferramentas mais adequadas.

A equipe da Mindtek auxilia desde a escolha da ferramenta para análise correta dos dados até ao treinamento de equipes. A capacitação do time irá atuar com a alfabetização de dados, onde terá habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em informações. E, nós da Mindtek temos uma equipe de profissionais que dará todo o suporte para incorporar essa cultura em todos os níveis empresariais.

Deseja conhecer os casos de sucesso que a Mindtek tem desenvolvido?

Solicite uma apresentação através do email contato@mindtek.com.br