Mashup Qlik Sense: A ferramenta que une o BI à identidade visual da sua empresa

Para os usuários profissionais que têm conhecimentos em desenvolvimento web, o Qlik Sense oferece o conceito de mashup Qlik Sense. Basicamente, o mashup é a combinação de diferentes fontes de dados e aplicativos em uma única interface para criar uma experiência de usuário integrada e personalizada. Dentro do contexto do Qlik Sense, o mashup é usado para integrar painéis personalizados criados no Qlik Sense com outras fontes de dados, aplicativos e recursos externos através de API para criar uma experiência de usuário unificada.

Isso significa que os usuários podem integrar dados de diferentes aplicativos já desenvolvidos do Qlik Sense distintos do seu negócio, como aplicativos de CRM, ERP ou sistemas de gerenciamento de projetos, para criar um painel personalizado e integrado que atenda às suas necessidades específicas. 

Agora que você sabe basicamente o que é Mashup dentro do contexto do Qlik Sense, vamos nos aprofundar um pouco mais. 

Como criar um Mashup Qlik Sense?

Para criar um mashup no Qlik Sense é necessário planejar, preparar os dados, desenvolver o mashup, definir estilo e layout, realizar testes e validação. Confira abaixo os requisitos técnicos para o desenvolvimento:

  • Conhecimento em desenvolvimento web é necessário ter conhecimento em desenvolvimento web, incluindo HTML, CSS e JavaScript. O Qlik Sense usa a linguagem de programação JavaScript para permitir a integração com objetos Qlik Sense e a API.
  • Conhecimento em Qlik Sense é importante ter conhecimento em Qlik Sense para entender como a plataforma funciona e como os dados são modelados e carregados. É preciso saber como criar gráficos e tabelas no Qlik Sense e como usar a API para acessar esses objetos no mashup. 
  • Ambiente de desenvolvimento é necessário ter um ambiente de desenvolvimento que inclua o Qlik Sense Desktop e um editor de código, como o Visual Studio Code ou o Sublime Text.
  • Conexão com a API do Qlik Sense é necessário se conectar à API do Qlik Sense usando a biblioteca APIS e métodos disponíveis no site da Qlik, que permite acessar os objetos e dados do Qlik Sense.
  • Design e layout é importante ter habilidades de design para criar um mashup atraente e fácil de usar. É preciso entender como criar layouts responsivos para que o mashup possa ser visualizado em diferentes dispositivos.Para facilitar você pode começar a criar o protótipo pelo Adobe XD ou Figma.
  • Testes e validação é importante testar e validar o mashup em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que ele funcione corretamente.

Recursos úteis para você começar a criar seu próprio mashup:

  • Documentação do Qlik Sense Mashup: A documentação oficial do Qlik Sense Mashup fornece um guia detalhado sobre como criar um mashup personalizado. Ela inclui tutoriais passo a passo, exemplos de código e referências de API.
  • O Qlik Dev Hub  é uma interface de desenvolvimento integrada (IDE) que permite criar e testar mashups personalizados sem sair do ambiente do Qlik Sense. Ele fornece ferramentas para criar visualizações personalizadas, criar APIs personalizadas, gerenciar extensões e muito mais.
  • Qlik Sense APIs  tem uma ampla variedade de APIs que permitem criar soluções personalizadas. Estas APIs incluem APIs RESTful, APIs JavaScript e APIs de extensão.
  • O Qlik Sense Extensions são componentes personalizados que podem ser adicionados ao Qlik Sense para estender suas funcionalidades. Há muitas extensões disponíveis gratuitamente na Qlik Branch que você pode usar em seu mashup.

Com o uso desses recursos úteis, você tem a sua disponibilidade todas as ferramentas necessárias para começar a criar seu próprio mashup no Qlik Sense. Juntas, essas ferramentas e recursos ajudam a criar soluções personalizadas que atendem às suas necessidades.

Vantagens do mashup no Qlik Sense

O Mashup Qlik Sense oferece várias vantagens para as empresas que desejam criar soluções personalizadas para análise de dados. Ele pode aumentar a eficiência da análise integrando as visualizações e os dados do Qlik Sense em seus aplicativos já existentes, tornando assim a análise de dados mais acessível para os usuários de diferentes áreas. Além disso, o Mashup Qlik Sense também permite que as empresas compartilhem informações com os usuários de maneira mais eficiente, permitindo uma colaboração mais fácil entre equipes.

Se você deseja desenvolver um mashup no Qlik Sense para sua área de negócio entre em contato conosco através do contato@mindtek.com.br

Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a segurança dos dados da sua empresa?

By |abril 26th, 2024|Categories: Destaque na Home, Microsoft Azure|

Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a

Comentários desativados em Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a segurança dos dados da sua empresa?
Por |2024-03-05T15:36:39-03:00março 27th, 2023|Destaque na Home, Qlik Sense|Comentários desativados em Mashup Qlik Sense: A ferramenta que une o BI à identidade visual da sua empresa

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo