O ITIL é uma estrutura de melhores práticas para entrega de serviços de TI. A abordagem sistemática ajuda as empresas ao gerenciamento de riscos, fortalecer as relações com os clientes e construir um ambiente de TI sólido. Além de reduzir o custo das operações de TI, a ITIL melhora a produtividade e a satisfação dos funcionários e gerencia riscos, falhas e interrupções em toda a organização.

Quais os princípios orientadores da ITIL?

A ITIL passou por várias mudanças ao longo de sua história, a mais recente foi a ITIL 4 que ocorreu no ano de 2019. O ITIL 4 contém sete princípios orientadores adotados no exame ITIL Practitioner mais recente, que abrange gerenciamento de mudanças organizacionais, comunicação, medicação e métricas. Esses princípios incluem:

  • Foco no valor
  • Comece onde você está
  • Progrida iterativamente com feedback
  • Colabore e promova a visibilidade
  • Pense e trabalhe de forma holística
  • Mantenha-o simples e prático
  • Otimize e automatize

O ITIL 4 se concentra na cultura da empresa e na integração de TI na estrutura geral do negócio, incentivando a colaboração entre a TI e outros departamentos.

Mas como o ITIL pode ajudar os negócios?

Uma organização de TI bem administrada que gerencia riscos e mantém a infraestrutura funcionando não apenas economiza dinheiro, mas também permite que todos na organização façam seu trabalho com mais eficiência. 

A ITIL fornece uma abordagem sistemática e profissional para o gerenciamento da prestação de serviços de TI e alguns dos seus benefícios são:

  • Custos de TI reduzidos;
  • Serviços de TI aprimorados usando melhores práticas comprovadas;
  • Maior satisfação do cliente através de uma abordagem mais profissional à prestação de serviços;
  • Normas e orientações;
  • Produtividade melhorada;
  • Melhor uso de habilidades e experiência.

Como buscar treinamentos para certificação ITIL?

Se você é familiarizado com o ITIL 4  e sente confortável estudar sozinho para realizar o exame, você pode baixar materiais de estudo e praticar exames através do site da Axelos.

Custo da certificação ITIL

As taxas de inscrição para os exames ITIL 3 e ITIL 4 variam de acordo com o local, variando de cerca de US $150 a US $500. Embora você possa estudar sozinho para os exames ITIL, os cursos são altamente recomendados e as taxas para as aulas, sejam concluídas on-line ou em sala de aula, variam de acordo com o local e o instituto. O treinamento pode custar de US $500 para um curso on-line a mais de US $1.000 para instrução intensiva em sala de aula e o treinamento pode ou não incluir taxas de inscrição para exames.

Confira conteúdos relacionados:

Descubra qual é a diferença entre Help Desk e Service Desk

By |maio 12th, 2022|Categories: Help Desk, Infraestrutura de TI, Service Desk|Tags: , , |

Conhecer esses termos: Help Desk e Service Desk é

Comentários desativados em Descubra qual é a diferença entre Help Desk e Service Desk
Por |2022-06-22T13:51:34-03:00maio 24th, 2022|Service Desk|Comentários desativados em O que é ITIL e como obter a certificação?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo