O Google Analytics 4 é uma plataforma que permite acompanhar os dados de sites e aplicativos de forma unificada. Dessa forma, o Google terá um único produto para atender sites, aplicativos ou os dois juntos.Caso você tenha um site e aplicativo, terá a possibilidade de fazer análises cruzadas por plataforma usando os mesmos relatórios e com uma análise mais completa da jornada dos seus usuários. 

O Google Universal Analytics (UA) será desativado em Julho de 2023, quando será substituído pela plataforma Google Analytics 4. O UA é a plataforma que você usou durante anos e provavelmente ainda usa hoje. 

Novidades Google Analytics 4 (GA4)

A nova plataforma apresenta diversas melhorias baseadas em necessidades de seus usuários, além de adaptações sobre privacidade de dados, inteligência artificial e o futuro de web analytics.

De forma resumida, podemos destacar que o GA4 irá permitir:

  • uma melhor análise do Retorno sobre o Investimento (ROI);
  •  insights automáticos; 
  • jornada do usuário “cross device”, além do USER ID; 
  • funcionamento mesmo com restrição de cookie;
  •  análise preditiva e entre outros.

Sobre o funcionamento, o GA4 é bem diferente do Google Universal Analytics, desde a coleta dos dados até a forma que os mesmos são analisados através de relatórios padrão ou personalizados.

Taxa de engajamento

Na UA temos a Taxa de Rejeição, um dos assuntos mais polêmicos da ferramenta. Ela é calculada com base na quantidade de sessões sem interação do usuário. Por exemplo, quando um usuário entra no site, uma sessão é iniciada. Se o usuário sair do site sem interagir, essa sessão entrará para o cálculo de rejeição. Já na GA4 temos a Taxa de Engajamento, calculada com base nas Sessões Engajadas, que são sessões em que o usuário ficou ativo por mais de 10 segundos, acessou duas páginas ou telas pelo menos, ou realizou alguma conversão.

Relatórios e métricas

No UA temos diversos relatórios já prontos, mas que muitas vezes são até repetitivos, como os de fluxo de usuários, por exemplo. Já no GA4 temos uma melhor organização dos relatórios principais e unificação. São relatórios focados no ciclo de vida do usuário, nas características de acesso e nos eventos. Já o restante foi unificado dentro do Hub de Análise.

Na GA4 há possibilidade de se criar os relatórios como desejar, combinando métricas, dimensões, filtros e segmentos, aliados com um tipo de técnica de análise.

Referente as métricas básicas que são: 

  • Usuários;
  • Novos Usuários; 
  • Sessões; 
  • Sessões por usuário; 
  • Visualizações de páginas; 
  • Páginas por sessão; 
  • Duração média da sessão e Taxa de Rejeição.

Elas estão distribuídas nos relatórios padrão e também como métricas dentro do Hub de Análise.

Privacidade de dados

O GA4 foi projetado para dar todo o suporte que precisamos e receber atualizações para que sempre funcione normalmente, mesmo sem recursos que hoje são essenciais, como cookies.

Na GA4 os IPs também ficam anônimos automaticamente, garantindo assim uma melhor adequação para boas práticas atuais de controle de dados dos usuários.