Mashup Qlik Sense: 09 etapas para personalizar seu projeto Qlik Sense

O que é Mashup Qlik Sense?

No Artigo de hoje, vamos falar sobre como criar um Mashup Qlik Sense em apenas 09 passos.

Primeiramente, você irá compreender o básico do Mashup Qlik Sense, seguido pelo aprendizado dos componentes, criando mashups e APIs relevantes para mashups.

Mãos à obra!

Introdução ao  Mashup Qlik Sense

Um mashup do Qlik Sense é uma página, site ou aplicativo da web que usa objetos do Qlik Sense de um ou mais aplicativos para criar um serviço com uma interface gráfica exclusiva. Em outras palavras, um mashup é uma combinação da API do Qlik Sense com uma estrutura da web que permite a integração no Qlik Sense. Você pode criar páginas ou sites responsivos usando dados e visualizações de aplicativos Qlik Sense.

Componentes de um  Mashup

  • App Qlik Sense: É o aplicativo criado no Qlik Sense que é a principal fonte de dados ou objetos a serem usados ​​no mashup. Você pode usar dados ou objetos de vários aplicativos Qlik Sense em um mashup.
  • Componentes de desenvolvimento da Web (scripts): Existem vários scripts de desenvolvimento da web que contribuem para fazer um mashup, como exemplo: HTML, CSS, JavaScript, Arquivo .qext e  .wbl

Vantagens do Mashup

  • Os mashups permitem uma integração fácil com os aplicativos Qlik Sense e seus objetos na web.
  • Ele oferece grande flexibilidade de interface do usuário em termos de design (cor de fundo, etc.) e funções.
  • Os mashups permitem a integração do Qlik Sense em uma estrutura da web envolvendo HTML, CSS, JavaScript etc.

APIs de Mashup Qlik Sense

Para criar um mashup do Qlik Sense, existem interfaces de programação de aplicativos (APIs) disponíveis para diferentes finalidades e objetivos. 

Você só precisa copiar e colar o trecho de código de um método de API e modificá-lo de acordo, para adicionar os objetos de aplicativo de sua escolha no mashup. Isso permite que você incorpore facilmente diferentes elementos e desenvolva seu mashup com o máximo de flexibilidade.

Várias APIs relevantes para o desenvolvimento de mashup são fornecidas abaixo. Você pode obter códigos para inserir diferentes elementos, como motor, backend, frontend (app), raiz, marcador, variáveis, etc. Você também pode modificar esses códigos de acordo com sua necessidade para fazer a página da web. Os códigos API são geralmente de bibliotecas JavaScript ou JSON .

Como criar um Mashup Qlik Sense

Etapa 1: Abra o Qlik Sense Desktop e vá para o Dev Hub (Qlik Sense Development Hub).

Etapa 2: Você será redirecionado para o navegador da web. Aqui, o hub de desenvolvimento Qlik (Qlik Dev Hub) será aberto.

Etapa 3:  Clique em criar um novo mashup no Dev Hub. Insira o nome do mashup e selecione um modelo para o mashup. 

Existem quatro modelos de mashup disponíveis que você pode escolher.

Etapa 4: Para essa explicação, selecione o “ mashup de página única básico ”. Isso abre o editor de mashup.

Etapa 5: Em seguida, selecione um aplicativo cujos objetos podem ser usados em nosso mashup na opção Selecionar um aplicativo.

Selecione o aplicativo de amostra chamado Gerenciamento de Helpdesk. Todos os conteúdos ou objetos do aplicativo são carregados no editor de mashup assim que você seleciona um aplicativo.

Etapa 6: Uma janela típica do editor de mashup tem guias separadas para diferentes conjuntos de códigos, ou seja, para .qext, HTML, JavaScript, CSS e uma janela para as imagens (jpg ou png). Cada script contribui para tornar o site de mashup completo e mais interativo.

Etapa 7: No painel de visualização , você pode arrastar e soltar objetos do aplicativo selecionado. Conforme mostrado na captura de tela anexada abaixo.

Etapa 8: Você pode visualizar o mashup criado em uma nova guia no navegador clicando na opção Visualizar fornecida na parte inferior.

Etapa 9: mostra o mashup criado no Qlik Dev Hub como uma página da web.

Os gráficos e tabelas exibidos na página da web são todos responsivos e mudam de acordo com as seleções feitas.

No topo da página da web, há uma barra de navegação fornecida onde você pode limpar seleções, ir e voltar nas seleções, criar favoritos e bloquear / desbloquear os estados de seleção. Essas operações são exatamente as mesmas que acontecem em um painel do aplicativo Qlik Sense .

Você pode modificar os aplicativos como desejar, adicionando novos pedaços de código no script HTML, JavaScript ou CSS. Você pode tornar o mashup tão responsivo quanto desejar e também adicionar objetos que não são do Qlik. 

Confira artigo relacionados:

Por |2024-03-05T15:44:38-03:00dezembro 6th, 2023|Qlik Sense|Comentários desativados em Mashup Qlik Sense: 09 etapas para personalizar seu projeto Qlik Sense

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo