Além do GPT-4: Por que o Google Gemini é a próxima promessa de evolução da Inteligência Artificial?

Desde a ascensão do GPT-3.5, tem havido um avanço exponencial na Inteligência Artificial, com progressos notáveis. A competição acirrada entre as grandes empresas tem sido impulsionada pela constante introdução de novos aplicativos e algoritmos para aprimorar a tecnologia. 

Agora, com o lançamento iminente do GPT-5, a OpenAI, em parceria com a Microsoft, emerge como líder nessa corrida pelo desempenho em Inteligência Artificial. No entanto, o Google DeepMind também está entrando nessa disputa com seu mais recente algoritmo, o Gemini. 

Neste artigo, vamos explorar o potencial do Gemini e se ele pode rivalizar ou até mesmo superar o GPT.

O que é Google Gemini?

tudo sobre o gemini nova ia do google

Apresentado durante a conferência Google I/O 2023 pelo CEO Sundar Pichai, o Google Gemini emerge como o pioneiro projeto originado da colaboração entre o Google Brain e o DeepMind.

O Gemini é o nome do mais recente modelo de linguagem desenvolvido pelo Google, uma IA projetada para ser multimodal. Essa característica significa que o Gemini é capaz de analisar, processar e combinar diversos tipos de informações, como texto, código, áudio, imagem e vídeo.

Diferentemente de abordagens convencionais que se limitam ao processamento textual, o Gemini vai além, não apenas manipulando palavras mas também compreendendo o contexto, conceitos, emoções, intenções e relações subjacentes aos dados.

O ponto particularmente interessante sobre o Gemini é que ele incorpora mecanismos avançados de atenção (MAs), permitindo que redes neurais artificiais “focassem” seus cálculos nas partes mais relevantes dos “dados de entrada” e, em seguida, gerassem “saídas” mais consistentes, a fim de responder com mais fidelidade às consultas ou “prompts” do usuário.

O Google destaca os recursos avançados de raciocínio do Gemini 1.0, que possibilitam a interpretação de informações complexas tanto escritas quanto visuais. Essa capacidade torna o Gemini hábil em isolar conhecimentos que seriam desafiadores de discernir em grandes volumes de dados.

Além de se destacar em problemas de matemática e física, o Gemini demonstra eficácia em tarefas tanto complexas quanto mais simples e menos lógicas. Essa versatilidade destaca a amplitude das capacidades da IA desenvolvida pelo Google.

Como usar o Gemini?

A ambição do Google é tornar o Gemini acessível a todos, e está procurando otimizar a primeira versão de seu modelo, em três tamanhos:

  • Gemini Pro: uma versátil multi-tarefa já integrada com Bard;
  • Gemini Ultra: o modelo mais completo, mostrado no vídeo;
  • Gemini Nano: um modelo capaz de rodar localmente.

O mais acessível é o Gemini Pro, que já está integrado ao Google Bard. Mas, por enquanto, está disponível apenas em inglês. É previsto que o Gemini Ultra se juntará a uma versão “avançada” do Google Bard no início de 2024. Antes disso, o modelo ainda precisa passar por “testes de confiança e segurança antes da implantação”, diz a empresa.

Quais são as capacidades do Gemini contra o GPT-4?

O Gemini é conhecido por sua excelente performance. Ele supera o GPT-4 em 30 dos 32 padrões acadêmicos e também supera todos os melhores resultados da competição atualmente disponíveis. 

Enquanto o GPT-4 pode competir em texto, o Gemini é a escolha ideal para lidar com multimídia. Cada tarefa multimodal possui uma estrutura acadêmica específica para medir o desempenho de um modelo de IA. Por exemplo, o VQAv2 é usado para entender imagens naturais e consiste em responder perguntas sobre imagens. Já o CoVoST 2 é utilizado para tradução automática de fala e consiste em traduzir frases faladas em diferentes idiomas.

Confira o teste de performance na imagem:

comparação Chat GPT4 com GEMINI

fonte: Google

Gemini integrado ao Duet AI para desenvolvedores

O Google planeja utilizar o Duet AI como interface front-end para o Gemini, a fim de simplificar a arquitetura e permitir que pessoas com diferentes níveis de habilidade, especialmente para os desenvolvedores que irão poder utilizar os modelos Gemini para IA generativa.

Geração de imagens

O Gemini utiliza Redes Generativas Adversariais (GANs), uma poderosa estrutura composta por duas redes neurais concorrentes: um gerador e um discriminador. O gerador aprende a criar imagens realistas, enquanto o discriminador busca distinguir entre imagens reais e geradas. Essa interação resulta na produção de imagens cada vez mais realistas e visualmente atraentes.

Exemplo:

gerador de imagem - gemini

Por que o Gemini vem criando expectativas?

O Google Gemini é altamente esperado devido à sua tecnologia avançada, desempenho superior, versatilidade e inovação no treinamento. Além disso, suas amplas aplicações indicam um avanço significativo na IA, permitindo oferecer uma ampla variedade de potenciais aplicações, como exemplo:

  • Processamento de linguagem aprimorado: Os recursos avançados de processamento de linguagem do Gemini têm o potencial de revolucionar a interação entre humanos e sistemas de IA. Isso pode viabilizar conversas mais naturais e fluidas, transformando a dinâmica de como trabalhamos e vivemos.
  • Eficiência otimizada: Automatizando tarefas que, de outra forma, demandariam a intervenção humana, o Gemini tem o poder de melhorar consideravelmente a eficiência em diversos setores, incluindo atendimento ao cliente, saúde, finanças e educação.
  • Avanços na área médica: Com sua capacidade de processar grandes volumes de dados de forma rápida e precisa, o Gemini pode auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico de doenças, na elaboração de planos de tratamento personalizados e até mesmo na previsão de riscos à saúde.
  • Resultados Criativos: O potencial criativo do Gemini é vasto, pois pode gerar não apenas novos textos e histórias, mas também criar textos completos, acompanhados de ilustrações correspondentes. Essa capacidade abre novas possibilidades para a expressão artística e narrativa.

O Gemini representa um avanço ousado no campo da IA, demonstrando o compromisso da Google em liderar nessa área. Enquanto aguardamos ansiosamente seu lançamento público, o Gemini nos lembra que a competição em IA está longe de terminar, indicando um futuro cheio de inovações que podem redefinir nosso mundo de maneiras que ainda não podemos imaginar.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na Newsletter Mindtek e receba conteúdos exclusivos semanalmente.

Por |2024-02-06T14:48:51-03:00dezembro 21st, 2023|Destaque na Home, Inteligência Artificial|Comentários desativados em Além do GPT-4: Por que o Google Gemini é a próxima promessa de evolução da Inteligência Artificial?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo