Ferramentas poderosas baseadas em dados vêm revolucionando a maneira com que as empresas tomam decisões e captam novos talentos, com resultados amplamente positivos. Apesar disso, essas mesmas tecnologias também possuem desafios éticos e organizacionais.
A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) têm ganhado mais adoção nas organizações, onde é aprimorado o talento humano, processamento de tarefas e concedendo aos usuários uma experiência diferenciada. Essas ferramentas têm entre seus objetivos aumentar a produtividade realizando previsões para ajudar os usuários na tomada de decisões.
O rápido avanço das ferramentas baseadas em IA e ML irá beneficiar as empresas em duas frentes principais:
- Força de Trabalho
Automatizar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade, ou seja, com automação de algumas atividades os funcionários estarão mais livres para se concentrar em atividades que exigem mais criatividade.
- Relacionamento com cliente
A probabilidade baixa de erro humano e redução do tempo de entrega de serviço e/ou produto, pode melhorar significativamente a satisfação do cliente.
A Inteligência Artificial e o Machine Learning possuem um grande impacto que percorre a área do marketing, recursos humanos até ao atendimento. A coleta e análise de dados com os sistemas conectados pode ajudar as organizações a sinalizar problemas da linha de produção antes da sua finalização.
Se futuramente você pensa em adotar importante ficar atento às seguintes questões:
- Os modelos de IA que dão suporte às suas equipes serão criados com base nos dados disponibilizados a eles. Isso significa que os dados devem ser transparentes, precisos e confiáveis o suficiente para que você e seus colaboradores possam ter respaldo para tomar decisões.
- Crie medições quantitativas de linha de base de seus processos atuais utilizando técnicas como análise de fluxo para identificar áreas com oportunidades significativas para automação, onde a IA e ML podem produzir os maiores ganhos potenciais.
- Ter empatia com a equipe temerosa de que “os robôs tomem nossos empregos” e apoiá-los enquanto aprendem a trabalhar com algoritmos, deixando claro que o objetivo final é liberá-los para um trabalho mais gratificante e cerebral. Desenvolver planos claros de transição e progressão na carreira para que os colaboradores cresçam em funções habilitadas pela automação lidando com tarefas repetitivas.
Com a chegada de novas tecnologias e a grande adoção de IA e ML, vemos que as empresas estão mais autônomas e conscientes de como aplicar os dados levando em consideração os impactos sobre a equipe e a sociedade em geral.
O artigo foi baseado no relatório Looking Glass 2021 pela Consultoria thoughtworks
Inscreva-se na Newsletter #NewsMind
Confira mais conteúdos:
Simplifique suas tarefas com o Microsoft Power Automate
Simplifique suas tarefas com o Microsoft Power Automate
Como utilizar ciência de dados para tomar decisões
Como utilizar ciência de dados para tomar decisões
Como aplicar Mascaramento de dados usando Qlik Gold Client
Como aplicar Mascaramento de dados usando Qlik Gold Client