Você sabe qual é a base da era digital?  

Cada vez que postamos nas mídias digitais, enviamos um e-mail ou até mesmo realizamos um cálculo pela calculadora, uma linguagem de programação está nos bastidores.

A primeira linguagem de programação foi criada em 1843, onde Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo para uma das primeiras máquinas de computação, mas sendo que ela escreveu em um pedaço de papel, pois na época não existia computadores.

E desde então a história da computação desenvolveu-se a um nível que superou todas expectativas, trazendo impulsionamento e novas tecnologias em um curto período de tempo. 

Por isso, o mercado da tecnologia da informação necessita cada vez mais de profissionais para implementar e controlar as linguagens de programação que impulsionam o mundo e os negócios.

Hoje, dia 13 de Setembro é comemorado o dia do programador e convidamos dois colaboradores da Mindtek para compartilhar um pouco da sua experiência como programadores.

Programando desde 1995

O colaborador Luiz Carlos Jr. teve seu primeiro contato com a tecnologia em 1995, onde se apaixonou na época do PC 468 DX4 100, Win3.11, mesmo sem acesso a internet e ao kit multimídia gostava de ler jornais e revistas com assuntos relacionados a tecnologia e assim foi se familiarizando realizando trabalhos de digitação de documentos, formatações e reparando PCs.

No ano de 2002 com toda sua expertise foi responsável pelo suporte do parque tecnológico da unidade de um curso de informática onde também foi instrutor e após de muitos anos realizando download pelo Kazaa, trocando mensagens pelo saudoso ICQ, vasculhando dicas de criação de sites no “Cadê?” (o primeiro buscador brasileiro, criado em 1995) e realizados diversos cursos extras, conseguiu concluir sua graduação no ano de 2011 em que teve oportunidade de estagiar na área de informática e que teve uma longa trajetória na empresa, que perdurou por 10 anos. E no ano de 2010 durante o seu período da faculdade iniciou uma consultoria em tecnologia para obter reconhecimento como profissional técnico no mercado. Atualmente é líder de projetos na Mindtek apoiando e desenvolvendo junto a equipe técnica de programadores.

Seu maior desafio como programador foi participar de um projeto que é referência nacional onde criou uma versão atualizada de um sistema que já estava em produção, e com isso a superação ocorreu de forma concentrada e objetiva, analisando cada etapa do problema  e segmentando em etapas menores.

O dia a dia como profissional da programação é dinâmico e desafiador. É primordial estar motivado e gostar de buscar a auto superação, nem sempre as questões mais complexas estão nos detalhes técnicos, muitas vezes é compreender a necessidade do cliente.

Para quem está começando…

“Todo trabalho é recompensador quando é feito com paixão e dedicação, o fascínio da profissão é a satisfação do cliente pelo resultado alcançado, seja crítico no que faz e busque a superação sempre!”

Uma transição bem sucedida

O Colaborador Ayron Borges Coelho iniciou sua carreira em administração e durante a graduação ao realizar sua monografia “gestão da informação”, se interessou  pelo campo da tecnologia e por influência de um docente buscou a oportunidade para entrar no curso de Estatística através do enem, ao qual seu desejo se concretizou, sendo admitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

E dentro da graduação começou a estudar a linguagem R e lógica da programação, onde teve seu primeiro contato prático com a tecnologia, mas antes disso já atuava no mercado de trabalho prestando serviço na área da administrativa mas preferiu se dedicar a sua nova graduação, pois era uma oportunidade ímpar.

Um dos seus maiores desafios dentro da área da tecnologia foi começar a programar, e vem se superando através dos estudos teóricos e práticos aplicando seu conhecimento em projetos atuais que participa na Mindtek. E como forma de está integrado as novidades tecnológicas e modelos de conhecimento práticos em suas redes sociais prefere seguir influencers ou páginas que estão ligadas à sua área de atuação.

Para ser um programador de sucesso...

É preciso compreender a dor do cliente e ter a clareza do que o cliente espera na entrega de um serviço e/ou produto. Por mais que possa ser difícil o início da carreira da programação é necessário sempre estar atualizado e saber trabalhar em equipe compartilhando conhecimento e ajudando ao próximo, pois um profissional colaborativo faz toda a diferença.

Para quem está pensando em uma transição de carreira…

“O quanto antes você começar a realizar essa transição será melhor, mas sei que o caminho não pode ser fácil, pois às vezes será necessário dar um passo atrás. Em um período de médio prazo é possível começar a ver os resultados desde que o profissional se mantenha bem informado e sempre se atualizando nos estudos, pois é uma área que vem crescendo exponencialmente”.

.

Trouxemos neste artigo um pouco do percurso da vida profissional de programador, entre tantas histórias, sabemos que a carreira na área da tecnologia é uma das bem mais sucedidas e que tem vários segmentos, seja na área de Desenvolvimento, Programação, Análise de dados, Machine Learning, Inteligência Artificial e entre outros. 

Nossos colaboradores entrevistados:

Luiz Carlos Junior
Luiz Carlos Junior
Especialista em Desenvolvimento Mobile, Full Stack developer, Consultor de negócios para internet, Analista de sistemas formado pela UNESA-RJ, trabalha na área de TI desde 1995.
Ayron Coelho Borges
Ayron Coelho Borges
Possui 34 anos, graduando em estatística na UFF e morador de São Gonçalo - RJ. Gosto de estar com os amigos (hábito que se tornou mais restrito devido à pandemia). Atualmente estagio em Mindtek, onde tenho contato com pessoas excelentes, com programação e tecnologias inovadoras.

Confira os nossos processos seletivos em aberto:

Por |2024-03-06T14:00:20-03:00setembro 13th, 2021|Cursos na tecnologia|Comentários desativados em Como é a carreira na programação?

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo