Manter uma boa relação com os clientes se tornou a premissa de diversas empresas que começaram a olhar para a tecnologia e estratégia como o CRM de forma amigável, entendendo que elas surgiram para ajudar as marcas. 

Quando se abre uma empresa, o foco na maioria das vezes é como conseguir mais clientes e realizar mais vendas, deixando de lado a preocupação e o cuidado com o atendimento e relacionamento entre empresa e consumidor. 

O CRM vem justamente para renovar este meio e provar que a tecnologia se tornou a verdadeira protagonista do mundo atual e ajuda até mesmo na melhora do atendimento e desempenho da sua marca. 

O que é o CRM? 

CRM é uma sigla em inglês referente ao termo Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

O seu foco é tornar a comunicação entre empresa e cliente cada vez mais humanizada e acessível.

Um CRM nada mais é do que um sistema que contém diversas ferramentas e estratégias automáticas para garantir a comunicação com os seus clientes, e assim, a criação de um relacionamento saudável e duradouro entre eles. 

Além de armazenar os diversos dados e informações da empresa e seus clientes na nuvem, o que garante ainda mais segurança e proteção, o CRM também dispensa o trabalho de técnicos de TI para essa organização.

O CRM fornece mais facilidade e praticidade para os operadores, permitindo que processos burocráticos e longos sejam otimizados e realizados de forma automática pelas suas ferramentas e estratégias. 

Não é novidade para ninguém o poder e influência que as empresas construíram nos últimos anos, principalmente, após a chegada do marketing digital.

Isso prova que todos os nichos podem passar por diversas mudanças e precisam estar prontos para se adaptar a elas. 

O CRM vem justamente para manter firme aquilo que não pode ser destruído com essas diversas mudanças no meio digital, o relacionamento entre empresa e cliente. 

Algumas das funções do CRM são:

  • Gestão de leads e clientes;
  • Chat integrado;
  • Disparador de e-mails;
  • Relação de desempenho do dia;
  • Determinação de resultados em tempo real. 

Portanto, assim como diversos produtos no mercado, o CRM possui opções que podem se enquadrar em qualquer tipo de negócio. 

Tipos de CRM

Dentre essas variedades selecionamos abaixo os principais tipos de CRM, para que se compreenda melhor cada um deles.

CRM Operacional

Seu foco é registrar e armazenar tarefas diárias que acontecem na rotina da equipe de vendas e marketing. 

Perfeito para captar os resultados da campanha da marca feitas por meio do Instagram Ads, por exemplo. 

CRM Analítico

É responsável por reunir todas as informações da parte operacional e criar o perfil ideal de cliente para a marca, o que ajudará toda a equipe na hora de tomada de decisões em relação ao atendimento e comunicação com os clientes. 

Como anunciar no Google Ads, por exemplo, no CRM analítico é possível coletar os dados que poderão ajudar em outras campanhas voltadas para o tráfego pago na empresa. 

CRM Colaborativo

É aquele em que todos da empresa possuem acesso, aquele em que o time de vendas obterá informações sobre o time de marketing e vive versa.

Esse tipo de CRM ajuda as equipes a se comunicarem entre si e entenderem o que pode ser melhorado em cada ponta, chegando juntos a uma solução para problemas apresentados.

CRM Estratégico 

Este é o CRM mais usado e que apresenta mais benefícios e ferramentas poderosas, pois ele consegue reunir todas as informações coletadas dentro do CRM operacional e analítico, que já foram citados anteriormente. 

Ele consegue traçar estratégias de vendas e comunicação que darão certo no futuro, corrigindo erros que foram cometidos e mantendo os pontos positivos que podem melhorar ainda mais a relação entre empresa e cliente.

Benefícios do CRM 

Com a implementação de um CRM é possível obter diversos benefícios para a sua empresa, como:

  • Otimização de tempo e processos;
  • Geração de mais potenciais clientes;
  • Maior funcionalismo para seu time;
  • Maior satisfação por parte do cliente;
  • Bom custo-benefício.

Assim como um cliente se preocupa em consumir o melhor conteúdo sobre como funciona o Facebook Ads, por exemplo, é necessário oferecer a eles a melhor experiência de atendimento e relacionamento. 

Dessa maneira, você consegue construir uma empresa humanizada e tecnológica, que além de pensar nos resultados e números, também se preocupa com os seus clientes e como eles se sentem ao entrar em contato com a sua marca. 

O Conteúdo é uma parceria junto a Mindtek e escrito por:

Ideal Marketing
” O Ideal Marketing é a plataforma de automação de marketing digital mais completa do mercado. Atraia visitantes, otimize taxas de conversão, crie relacionamentos e mensure resultados em uma só ferramenta.”

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