Em Janeiro deste ano foi lançado no Rio de Janeiro o projeto FORSOFT Academy, que tem o objetivo de conceder oportunidades para estudantes em vulnerabilidade social concedendo formação em apenas seis meses em analista de dados, desenvolvedor Fullstack e programador Devops.

A Mindtek participou desse pré-lançamento do projeto como parceira social ajudando na divulgação na web, em que teve uma grande  adesão no número de acessos no artigo, em nosso site.

E apenas um mês após o início do projeto, convidamos a Thamiris Ribas (Co-Founder do projeto) para sabermos como foi a receptividade dos estudantes para o programa. Ela nos conta que teve mais de 1.200 inscritos em todo território nacional, além do que era esperado, e isso trouxe um gás a mais para busca de novos parceiros para atender a alta demanda.

Com os inícios das aulas, a imersão do programa FORSOFT Academy está trazendo novas visões e perspectivas para os estudantes selecionados, ao qual chegará no final do curso contando com mais de mil horas de estudos em projetos e tecnologias.

“Acreditamos na colaboração através do conhecimento, por isso foi um dos motivos que nasceu a FORSOFT Academy, eu e o Miguel Bispo (Co-Founder  do projeto) temos os nossos trabalhos em que nos mantemos financeiramente, e esse projeto que desenvolvemos foi pensando no futuro da sociedade para dar uma oportunidade melhor para as pessoas que buscam mudar de vida, mas que muitas das vezes o cursos são caros e fogem da realidade dos estudantes; Então reunimos nosso conhecimento e contatos com parceiros e criamos a FORSOFT Academy”. disse Thamiris Ribas.

Com a metodologia desenvolvida pelo Miguel Bispo, mapeamos as três áreas em que há mais falta de profissionais no mercado da tecnologia e além disso implementamos o Soft Skills, pois acreditamos no potencial dos estudantes, a partir da FORSOFT Academy  teremos em breve no mercado, profissionais sendo líderes e coordenadores de projetos.

O ambiente de tecnologia historicamente sempre foi predominantemente masculino. Essa realidade também é observada em cargos de liderança. Falamos um pouco sobre isso através do artigo: Dados estatísticos das mulheres na TI.  Entretanto, parece que estamos num momento de transição, pois uma característica observada no programa FORSOFT Academy foi a diversidade dos inscritos. Thamiris informou que houve uma excelente adesão entre jovens mulheres ao FORSOFT Academy e 48% das inscrições foram de mulheres. Como resultado, o projeto teve que integrar uma diretoria com foco na diversidade para o curso, devido à alta procura de jovens LGBTQI+ e pessoas PcDs.

Conheça mais…

O FORSOFT Academy é um programa criado para capacitar jovens a construir uma carreira sólida na área de tecnologia da informação, desenvolvendo as habilidades e conhecimentos necessários em um ambiente que simula uma empresa real.

Durante 6 meses você participará de uma imersão que lhe deixará pronto(a) para ocupar uma vaga no mercado de tecnologia. Uma formação completa e rápida, adequada às urgentes mudanças do mercado de trabalho.

Sua Missão

O FORSOFT Academy olha para cada jovem de forma única, para nós ele é o futuro e por isso jamais discriminaremos seja por sexo, raça ou qualquer deficiência que esse jovem possa achar ser um impedimento para crescer e evoluir no mercado.

Ensinamos em nossa sala de aula que cada jovem tem seu lugar e a tecnologia não faz distinção para ser praticada, ensinada ou evoluída. Todos tem seu lugar.

Nossa missão é fazer com que cada jovem que participa de nosso programa compreenda que ele pode ser o que ele quiser ser e que existe lugar para tudo e todos no mercado de tecnologia.

Para os interessados em conhecer mais o programa, basta acessar seu site ou suas mídias sociais (linkedin, facebook e instagram).

“Mais do que me ensinando tem me mostrado como a vida funciona, uma didática que eu nunca tinha visto, um lado da programação que eu não imaginava. Estou amando fazer parte deste Programa e me descobrir como profissional e como pessoa também.”

Cecilia Ricalcati , Estudante da FORSOFT Academy

“A imersão proporcionada pelo Programa conseguiu prender meu interesse de uma forma inexplicável. Eu tenho muita dificuldade em ter foco em literalmente qualquer coisa, mas o Programa conseguiu despertar meu completo interesse.
Logo no início o Forsoft Academy eu melhorei meu nível de conversação e acabei perdendo um pouco da timidez que eu tinha.
Esse é só o começo, a expectativa com o Forsoft Academy está muito alta.
Muito obrigado pela oportunidade de fazer parte desse Programa incrível.”

Adriano Nicolau, Estudante da FORSOFT Academy

“Eu imaginei que iria entrar neste programa, aprender umas coisas simples sobre como lidar com pessoas e partir para o que escolhemos em TI. Mas, não foi bem assim. Todo dia Miguel ensina algo novo, não apenas como lidar com pessoas, mas como viver, como lidar com situações difíceis e sobre termos paciência. Não é um programa comum, é diferenciado. Em quase dois meses, aprendi coisas que nem imaginava que fossem possíveis em tão pouco tempo. Não quer dizer que está sendo fácil, nem longe disso. Estou em uma situação que me tirou completamente da minha zona de conforto, está mudando minha rotina de uma forma que não imaginava, mas sinto que todo o esforço por trás disso vale a pena.
Seja sobre cultura, sobre artes, até mesmo sobre TI. Não é um curso, é uma lição de vida. Foram aprendizados que tenho certeza que irei levar para o resto da vida. Imagina o que virá nos próximos quatro meses? Me inscrever no Forsoft Academy foi a melhor decisão que já tomei.”

Carmem Carla, Estudante da FORSOFT Academy