Já falamos em publicações anteriores sobre a ferramenta QlikView e em como ela ajuda o gestor na busca de soluções rápidas e práticas na tomada de decisões, entre outros benefícios, perfeitamente adaptáveis às particularidades de cada empresa. E uma das empresas que mudou muito – para melhor – seus processos internos depois que adotou o QlikView foi o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – CIRAM

Qual era a necessidade da CIRAM?
A empresa precisava de uma ferramenta de BI que:

  • Integrasse informações vindas de diferentes instituições;
  • Oferecesse diversas possibilidades de visualização gráfica dos dados;
  • Identificasse falhas e recordes de maneira simples e rápida;
  • Facilitasse o desenvolvimento de novos produtos ou adequasse os produtos já existentes de acordo com as demandas do usuário.
  • Tivesse um suporte técnico eficiente.

Depois de uma pesquisa de mercado para entender qual seria a ferramenta de BI mais adequada às necessidades da empresa, os gestores da CIRAM optaram pelo QlikView, que tem trazido vários benefícios aos setores de meteorologia, ordenamento ambiental e geoprocessamento.
Benefícios na gestão da CIRAM

  • Agiliza e dinamiza a consulta aos diferentes bancos de dados com o objetivo de subsidiar pesquisas e tomadas de decisões na área ambiental.
  • A ferramenta é utilizada na operação de previsão do tempo e no monitoramento de dados ambientais, possibilitando a rápida identificação de situações adversas e auxiliando na observação da situação hidrometeorológica de SC.
  • Facilita o desenvolvimento e a personalização de relatórios, permitindo um rápido entendimento às necessidades dos usuários;
  • Como a ferramenta extrai as informações do banco de dados e cria uma nuvem própria acessada pelos usuários, possibilita uma liberação do banco para outras atividades com melhor desempenho.
  • Na área de geoprocessamento, por exemplo, graças à plataforma Qlik, os pesquisadores envolvidos conseguem descobrir diferentes informações relacionadas aos remanescentes florestais catarinenses e os resultados das buscas ajudam no desenvolvimento de pesquisas e apoiam a tomada de decisão.

Sobre a CIRAM
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (CIRAM) tem o objetivo de integrar dados e informações dos recursos ambientais catarinenses de forma eficiente, estruturando um centro de referência com equipamentos, materiais e equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e para a prestação de serviços especializados. Conta hoje com 1662 funcionários atuando em todo o território catarinense.