Big Data já se tornou um assunto comum no mundo dos negócios. Sim, existem grandes volumes de dados sobre as empresas coletados na imprensa e mais expressivamente nas mídias sociais, onde não há imparcialidade. O fato é que esses dados podem beneficiar ou não as empresas e até possibilitar o controle da reputação e da visibilidade das marcas.
Sendo assim, as empresas agora passam a se preocupar com a análise, ou seja, o desafio é fazer com que essa enorme quantidade de dados digam alguma coisa, indiquem um caminho a ser seguido. Esse cenário vem intensificando o mercado de soluções de Business Intelligence (BI), que descreve as habilidades das corporações para explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.
No entanto, para que q ferramenta tenha a eficiência esperada, é fundamental investir em um profissional que se dedique e esteja sempre atento às novidades, acompanhe as principais tendências, esteja alinhado com as mais variadas áreas da sua empresa, conheça a fundo a organização na qual trabalha e tenha visão de negócio e pensamento estratégico para criar o diferencial da sua marca. Qualquer desvio de estratégia, informação incorreta, erro ortográfico ou demora no atendimento toma proporções gigantescas e difíceis de controlar, principalmente nas mídias sociais.
*Por Jorge Utimi, presidente da Inteligência de Negócios (IN) – empresa especializada em apoiar organizações na gestão e na tomada de decisão com o Business Intelligence
Siga também a @mindtekbr, curta nossa página do facebook e fique por dentro das novidades do desafio e de todo o mundo do Business Discovery!