Confira os destaques do Update Power BI – Maio 2025
A nova atualização do Microsoft Power BI já está disponível e você pode baixar diretamente do nosso site.
A atualização de maio de 2025 do Power BI traz uma série de avanços, incluindo um recurso autônomo do Copilot que permite aos usuários “Perguntar qualquer coisa!”; fluxos de tarefas Translitico ; visual do Azure Maps agora tem personalizações aprimoradas do mapa base e entre outros.
Melhorias de qualidade na compreensão de linguagem para perguntas de dados
No último mês, a Microsoft aprimorou a camada de compreensão de linguagem, inicialmente lançada em março. Este mês, essas melhorias oferecem um tratamento mais eficaz de datas relativas e geram filtros mais precisos, proporcionando saídas visuais mais confiáveis e alinhadas às suas necessidades.
Principais Melhorias:
- Datas relativas mensais
Agora, datas parciais como “março” utilizam automaticamente o ano atual, mesmo que o ano não seja especificado. Por exemplo, ao mencionar “março”, o sistema interpretará como “março de 2025” se estiver no ano de 2025.
- Datas relativas por dia da semana
Solicitações como “na próxima segunda-feira” ou “última sexta-feira” são interpretadas de forma mais precisa, considerando o contexto atual. Isso facilita análises temporais mais intuitivas.
Copilot autônomo no Power BI
Agora os usuários podem encontrar e analisar relatórios, modelos semânticos, aplicativos e agentes de dados aos quais têm acesso. Diferentemente do painel Copilot, que permite fazer perguntas apenas sobre o relatório atualmente aberto, o Copilot autônomo permite perguntar sobre qualquer dado ao qual você tenha acesso e localiza o item certo para fornecer uma resposta. Ele respeitará todas as permissões existentes.
Funcionalidades:
- Busca
Peça ao Copilot para encontrar relatórios, modelos semânticos, aplicativos e agentes de dados que você pode acessar. O resultado será uma lista hiperlinkada de itens relevantes, com detalhes úteis para facilitar a identificação do que você precisa.
- Faça perguntas sobre seus dados
O Copilot pode responder perguntas e criar visuais usando medidas e outros campos de dados em seu modelo. Ele também pode criar novas fórmulas DAX. Para saber mais, consulte a documentação. Você pode vincular um relatório ou modelo à sua pergunta; a funcionalidade de vinculação a aplicativos estará disponível em breve.
- Perguntas independentes
Envie sua pergunta sem vínculo com nenhum item específico e o Copilot encontrará os dados certos para você. Basta escolher um dos botões de relatórios sugeridos na parte inferior da tela e a resposta será gerada com base na sua seleção.
- Resumos de relatórios
Obtenha resumos sobre todo o relatório ou um tópico específico dentro dele. Exemplos: “Resuma a relação entre clima e visitas ao Havaí” ou “Resuma as tendências de vendas do último ano”. No momento, só é possível obter resumos sobre relatórios, não sobre modelos.
- Agentes de dados do Fabric
Anexe agentes de dados do Fabric e obtenha respostas sem sair do Copilot do Power BI. Pense neles como especialistas em tópicos específicos, personalizados e treinados pelos autores.
Para saber mais detalhes, consulte a documentação. Esses recursos estarão disponíveis para todos os usuários no Power BI Desktop e serão distribuídos no serviço nas próximas semanas.
Prepare sua IA de dados
A preparação cuidadosa dos dados é fundamental para a criação de soluções de IA confiáveis e escaláveis. Para maximizar o potencial do Copilot, a Microsoft está introduzindo a prévia de novos recursos projetados para facilitar essa preparação. Entre eles, o Esquema de dados de IA permite selecionar um subconjunto específico do modelo, limitando a análise aos campos mais relevantes, o que ajuda o Copilot a raciocinar com maior eficiência e gerar respostas mais precisas.
O recurso de respostas verificadas possibilita a escolha de respostas visuais diretamente dos relatórios, garantindo maior consistência e confiança ao responder perguntas frequentes. Além disso, as Instruções de IA permitem adicionar lógica de negócios, contexto e diretrizes diretamente nos prompts, ajustando as respostas às necessidades específicas da organização. Esses recursos tornam o Copilot uma ferramenta ainda mais poderosa e alinhada às demandas personalizadas de cada usuário.
Agora, você verá um novo botão de dados de preparação para IA na faixa de opções, ao lado do botão Copilot familiar. Clicar abre uma nova caixa de diálogo com três ferramentas poderosas para ajudá-lo a começar:
Anotações:
- Todos os dados de preparação para recursos de IA são salvos no nível do modelo semântico.
- Os dados de preparação para recursos de IA funcionam melhor com modelos no modo de importação.
- Você deve ter permissão por escrito no modelo para usar esses recursos.
- Recomendamos usar o modo de importação. O Composite e o DirectQuery têm limitações. O DirectLake ainda não é suportado.
- Power BI Desktop: depois de preparar seus dados, teste o impacto diretamente no painel do Copilot. (Dica: talvez seja necessário atualizar ou reabrir o painel para ver as atualizações.)
- Serviço do Power BI (incluindo o Copilot autônomo): depois que seu relatório for publicado, os usuários se beneficiarão de seus esforços de preparação de dados imediatamente em suas experiências do Copilot. Certifique-se de marcar seu modelo semântico como preparado para IA!
Saiba mais sobre como preparar seus dados para IA.
Esquema de dados de IA
O AI Data Schema está disponível como parte dos esforços para ajudar na preparação de seus dados para aplicativos de IA. Os modelos semânticos que conhecemos são otimizados para o Power BI Reporting, o que significa que eles geralmente contêm campos que não precisam necessariamente ser considerados para respostas do Copilot. O AI Data Schema permite que os autores do modelo semântico selecionem um subconjunto do esquema do modelo semântico como o AI Data Schema para o Copilot raciocinar em suas respostas. Ao selecionar apenas os campos mais importantes, você ajuda o Copilot a se concentrar no que importa: melhorar a relevância, a clareza e a precisão de suas respostas. É uma maneira simples de orientar o comportamento da IA sem precisar reestruturar todo o seu modelo.
Introdução ao AI Data Schema:
Simplifique seu esquema de dados para o Copilot por meio do botão “Preparar dados para IA” na faixa de opções da “área de trabalho”.
Para configurar seu esquema de dados de IA, escolha as tabelas, colunas, medidas e hierarquias para uso do Copilot. Confirme suas seleções e feche a caixa de diálogo.
Respostas verificadas
As Respostas verificadas são respostas selecionadas que são acionadas automaticamente quando os usuários inserem frases predefinidas nas experiências de bate-papo do Copilot. Cada Resposta verificada combina uma frase de gatilho predefinida com um visual específico do seu relatório, ambos armazenados diretamente no modelo semântico.
Ao orientar o Copilot a responder com respostas confiáveis e predefinidas, você ajuda a garantir que os usuários obtenham informações consistentes e precisas, especialmente para perguntas de alto impacto ou frequentes.
Existem dois objetivos principais das Respostas verificadas:
- Melhore a precisão da resposta: exiba recursos visuais e conteúdo selecionados para fornecer respostas mais precisas e sensíveis ao contexto, especialmente para perguntas sutis ou frequentes.
- Aprimore a inteligência do Copilot: ensine ao Copilot como é uma resposta “boa” vinculando perguntas ou palavras-chave específicas a respostas confiáveis. Com o tempo, isso ajuda o Copilot a responder de forma mais inteligente a solicitações semelhantes.
Introdução às Respostas verificadas
Para criar uma Resposta verificada, clique com o botão direito do mouse no “visual do relatório” que deseja usar, abra o menu de três pontos e selecione Configurar uma resposta verificada.
Na caixa de diálogo de configuração, você pode definir frases de gatilho, palavras-chave ou perguntas completas que os usuários provavelmente farão. Depois de configurado, o visual associado será retornado quando um usuário inserir uma frase correspondente ou semelhante em um bate-papo do Copilot.
Você também pode incluir filtros para garantir que os dados filtrados sejam refletidos na Resposta verificada. Isso permite que os usuários recebam respostas precisas e filtradas sem exigir que os autores definam manualmente variações de frases de gatilho para cada estado de filtro.
Para gerenciar suas respostas verificadas, acesse a caixa de diálogo por meio de dados do “Prep dados para IA”. A partir daqui, você pode ver suas respostas verificadas, adicionar frases de gatilho adicionais e excluir todas as respostas verificadas que não se aplicam mais.
Para limitações e práticas recomendadas, consulte a documentação.
Instruções de IA
Com as instruções de IA, você pode adicionar o contexto de negócios importante, a orientação e a lógica específica do domínio diretamente aos prompts que o Copilot vê, ajudando-o a gerar respostas mais relevantes e precisas.
Esse recurso permite que você personalize as respostas do Copilot para se alinharem às suas necessidades específicas de negócios, ao mesmo tempo em que fornece insights mais profundos sobre as nuances e o contexto de suas operações que o Copilot pode não entender de outra forma. Seja destacando temporadas movimentadas, definindo como as métricas devem ser interpretadas ou excluindo dados irrelevantes, as Instruções de IA permitem que você molde como o Copilot entende e interage com seus dados, resultando em insights mais personalizados e maior confiança nos resultados do Copilot.
As instruções de IA podem ser usadas de várias maneiras:
- Contexto de negócios e interpretação
- A alta temporada é de abril a novembro.
- ASOT deve sempre fazer referência ao campo Top Sales.
- Nossa empresa é especializada em análise financeira – insights de estrutura sobre avaliação de risco e tendências de mercado.
- Diretrizes específicas ou maneiras de analisar os dados no modelo
- Quando questionado sobre vendas, divida os resultados por local e vendedor.
- Exclua dados sobre estudantes de meio período.
Essas instruções ajudam a garantir que o Copilot esteja alinhado com seus objetivos exclusivos e lógica organizacional.
Marcar um modelo semântico como preparado para IA
Depois que seu modelo semântico estiver suficientemente configurado, você poderá marcá-lo como Preparado para IA.
Para fazer isso:
- No serviço, navegue até as configurações do modelo semântico.
- Abra a seção “Preparação de IA”.
- Marque a caixa para marcar o modelo como preparado e selecione “Aplicar”.
Marcar seu modelo como preparado para IA otimizará esses dados para experiências do Copilot, especialmente na experiência do Copilot autônomo. Essa ação removerá qualquer tratamento ou aviso de fricção na experiência autônoma do Copilot, além disso, também ajudará a otimizar a localização de modelos prontos para o consumo de IA para ajudar os usuários a obter as respostas de que precisam.
Automatize ações de relatório e write-back de dados com fluxos de tarefas Translitical
Os botões de relatório do Power BI agora podem executar funções de dados do usuário do Fabric para ações personalizadas e automatizadas, incluindo write-back de dados. Isso marca uma grande evolução nos relatórios do Power BI para dar suporte a todos os tipos de fluxos de tarefas translíticas, como atualização de registros, notificações dinâmicas, adição de anotações ou até mesmo criação de fluxos de trabalho poderosos que disparam ações em outros sistemas.
Fluxos de tarefas translíticos para write-back de dados
Os fluxos de tarefas translíticas podem habilitar o recurso de write-back altamente solicitado nativamente no Fabric! Aproveitando a função de dados do usuário do Fabric, você pode atualizar, adicionar ou excluir registros de dados programaticamente com base no contexto de filtro passado do relatório.
Fluxos de tarefas translíticos para automação personalizada
Os fluxos de tarefas translíticas podem permitir mais do que apenas write-back de dados, mas também podem automatizar uma ampla variedade de tarefas e até mesmo executar ações em outros sistemas por meio de APIs externas. Você pode enviar fluxos de trabalho de aprovação, acionar notificações dinâmicas, aumentar dados em tempo real e muito mais!
Para criar seu próprio fluxo de tarefas translítico, primeiro você precisará ativar o recurso de visualização de fluxos de tarefas translíticas no Power BI Desktop navegando até Opções de > de Arquivos e configurações > Opções > Recursos de Visualização. Em seguida, confira a documentação, que inclui um tutorial passo a passo sobre como criar um exemplo de fluxo de tarefas translíticas.
Classificação persistente para parâmetros de campo
Os parâmetros de campo são uma ótima maneira de fornece flexibilidade aos usuários do relatório. No entanto, por mais que todos gostem deles, há alguns comentários recorrentes. Um deles tem a ver com a forma como as alterações no campo selecionado pelo parâmetro de campo redefinem a classificação de um visual.
Por exemplo, um visual pode usar um parâmetro de campo para exibir Total de Vendas com base no campo selecionado. Neste exemplo, o campo selecionado é Categoria.
Agora muda o parâmetro de campo para Class em vez de Category e contrastar o comportamento antigo e novo:
Assim que você alternar o campo selecionado pelo parâmetro de campo para outra coisa (em nosso exemplo Class), a ordem de classificação do visual será alterada e seu visual será classificado por Total de Vendas decrescente (que é a ordem de classificação padrão para esse tipo de visual).
Consulte facilmente os valores em seu visual com cálculos visuais
Duas novas funções estão se juntando à família de cálculos visuais: LOOKUP e LOOKUPWITHTOTALS. Os cálculos visuais simplificam o DAX concentrando-se em um visual por vez, permitindo a fácil criação de cálculos poderosos e a verificação do seu trabalho.
As novas funções LOOKUP e LOOKUPWITHTOTALS permitem a recuperação de valores da matriz visual por meio de navegação absoluta com um ou mais filtros aplicados. Embora ambas as funções sirvam a propósitos semelhantes, elas diferem no tratamento de filtros omitidos.
Para obter mais informações sobre cálculos visuais, consulte a documentação.
Atualizações para a nova segmentação de lista
Uma atualização significativa foi feita na nova segmentação de listas, que foi lançada em versão prévia em outubro de 2024. Esta atualização permite ainda mais controle sobre a aparência e o funcionamento da segmentação de dados, permitindo que você crie praticamente qualquer design de segmentação de lista que você possa imaginar.
Agora você pode restringir a seleção na segmentação de dados apenas ao último nível (nós folha) ao usar uma hierarquia com a segmentação de dados. Isso significa que os usuários só podem selecionar os itens mais específicos da lista. Para usar essa opção, basta selecionar a opção “Restringir aos nós folha” com o cartão “Seleção do painel de formatação”. Uma vez selecionado, selecionar qualquer um dos nós superiores da segmentação sempre expandirá/recolherá o nível em vez de selecioná-lo.
Em seguida, há duas novas opções de formatação de segmentação: Rótulo e Imagens.
Rótulo permite adicionar uma linha secundária a cada valor na segmentação de dados para fornecer informações adicionais, seja um subtítulo ou uma métrica adicional. Você pode encontrar Rótulo como uma seção do cartão Valores de texto explicativo. Você tem opções de formatação semelhantes aos próprios valores.
O novo cartão Imagens permite adicionar exatamente isso, imagens, à sua segmentação de dados. Você pode adicionar uma imagem exclusiva do seu modelo para acompanhar cada valor da segmentação e controlar alguma formatação básica para essa imagem, incluindo (mas não se limitando a) ajuste da imagem, transparência, saturação e posição.
O método para controlar a formatação dos vários estados da segmentação foi completamente revisado. Anteriormente, você estava limitado a “Padrão”, “Passar’ o ‘mouse’, Pressionar, Selecionado e Misto como seus estados e a formatação sempre era compartilhada em todos os campos da hierarquia.
Agora, você pode formatar cada campo de sua hierarquia separadamente usando o menu suspenso “Série do cartão” aplicar configurações.
Para cada um deles, você terá controle sobre um subconjunto dos seguintes estados: ‘Todos’, ‘Repouso’, ‘Passar o mouse’, ‘Pressionar’, ‘Selecionado’ e ‘Misto’. Foi atualizado o menu suspenso para mostrar condicionalmente apenas os estados que são mais comumente aplicáveis ao componente desse cartão, portanto, por exemplo, você não verá ‘Misto’ como uma opção para o ícone ‘Expandir/recolher’.
Além disso, temos uma alternância avançada que divide os estados que você pode configurar em estados de ‘seleção’, ‘expansão’ e ‘interação’.
O detalhamento do que é formattable em cada um deles é o seguinte:
- Estado de seleção – ‘Todos’, ‘Selecionados’, ‘Não selecionados’, ‘Misturados’
- Estado de expansão – ‘Tudo’, ‘Expandido’, ‘Recolhido’
- Estado de interação – ‘Todos’, ‘Passar o mouse’, ‘Pressionar’, ‘Descansar’, ‘Desabilitado’.
Isso permite que você seja incrivelmente preciso sobre a formatação para cada estado possível de valores individuais da segmentação de dados e lembre-se de que você pode fazer isso separadamente para cada nível da hierarquia, se desejar. Você tem esses novos controles de estado para os cartões Valores de texto explicativo, Imagens, Seleção, Expandir/recolher e Botões.
Colar em segmentações de lista e botão
Agora você pode colar uma série de valores nas novas segmentações de dados Lista e Botão que estão em versão prévia.
Basta copiar os valores que deseja filtrar para a área de transferência de ferramentas como Excel ou Bloco de Notas, e selecionar a opção Colar no menu ‘…’ no cabeçalho do visual ou selecione a segmentação de dados e use Ctrl+V.
Cada valor individual deve estar em sua própria linha e os níveis da hierarquia devem ser separados por tabulação. Por exemplo, se você quisesse filtrar pelo segundo trimestre de um ano, sua linha seria ‘2025 Trimestre 2’, com uma guia no meio. Além disso, a ordem dos valores deve estar na mesma ordem que as colunas no campo. Seus dados também não devem incluir cabeçalhos.
Detalhes a serem observados:
- Não há suporte para colunas que usam chaves de ‘grupo on’.
- Ao ler números e datas, damos suporte ao formato curto para a cultura atual e ao formato de coluna atual no Power BI.
- Valores vazios dentro de uma linha são tratados como espaços em branco.
Personalizar cores de segmento de linha em gráficos de linhas
Assim como você conseguiu atribuir uma cor específica a uma barra individual de um gráfico de colunas ou barras, você pode colorir os segmentos do seu gráfico de linhas, permitindo destacar facilmente pontos de dados interessantes. Você deverá formatar individualmente a cor e a transparência da linha e da área de sombra, além dos marcadores já suportados.
Para aplicar a formatação a um segmento de linha, basta selecionar o ponto de dados ao qual a formatação deve ser aplicada no menu suspenso Configurações de ‘aplicação nos cartões Linhas’ e ‘Área de sombreamento’ do painel de formatação.
Esse recurso não apenas fecha uma lacuna entre os carrinhos de coluna e linha, mas também prepara o terreno para oferecermos suporte a formatação de segmento mais avançada, como formatação condicional, no futuro.
Opções adicionais de personalização do Mapa Base para o Visual do Azure Mapas
Agora você pode alternar independentemente a visibilidade dos principais recursos do mapa para destacar limites importantes ou simplificar a exibição visual:
Fronteiras do país
Fronteiras estaduais ou provinciais
Fronteiras do condado
Edifícios
Detalhes da estrada
Essa flexibilidade adicional facilita a criação de relatórios geoespaciais mais limpos e focados, esteja você analisando tendências em regiões administrativas ou organizando o mapa para uma apresentação mais nítida.
Atualizações visuais para modelos semânticos com desencorajar medidas implícitas habilitadas
Os visuais nos relatórios do Power BI agora mostram informações úteis ao tentar criar ou editar medidas implícitas quando a propriedade desencorajar medidas implícitas está habilitada no modelo semântico subjacente do Power BI.
Saiba mais sobre como criar medidas, criar cálculos visuais, modo de exibição de modelo e o gerenciador de modelos.
Expressões de seleção para grupos de cálculo
Se você já trabalhou com grupos de cálculo, sabe como eles são poderosos para simplificar a lógica de medida e aprimorar a funcionalidade do relatório, mas não para por aí, porque este mês, está sendo encerrada a prévia das expressões de seleção!
As expressões de seleção permitem um controle ajustado sobre como os cálculos se comportam quando determinadas condições são atendidas. Eles introduzem lógica adicional para lidar com casos em que vários itens de cálculo são selecionados ou quando nenhuma seleção específica é feita em um grupo de cálculo. Isso fornece uma maneira de fazer um melhor tratamento de erros, mas também abre cenários interessantes que fornecem um bom comportamento padrão, por exemplo, conversão automática de moeda. As expressões de seleção são definidas opcionalmente em um grupo de cálculo e consistem em uma expressão, bem como em uma expressão de formato dinâmico opcional.
Há dois tipos de expressões de seleção:
- multipleOrEmptySelectionExpression – Essa expressão de seleção é aplicada quando: vários itens de cálculo foram selecionados, tiver sido selecionado um elemento de cálculo inexistente ou uma seleção conflitante foi feita.
- noSelectionExpression – Essa expressão de seleção é aplicada quando o grupo de cálculo não é filtrado.
Além disso, usando a nova configuração selectionExpressionBehavior no modelo semântico, você pode decidir como os cálculos são avaliados para (sub)totais e o que eles retornam se nenhuma expressão de seleção for definida, mas o usuário fizer seleções no grupo de cálculo que teriam disparado a avaliação das expressões de seleção.
Saiba mais sobre expressões de seleção a documentação.
Lista completa das atualizações:
Atualização de substituição do build de 32 bits do Power BI Desktop
Copilot autônomo no Power BI: pergunte qualquer coisa! (Versão prévia)
Melhorias de qualidade na compreensão de linguagem para perguntas de dados
Prepare sua IA de dados (versão prévia)
Testando com o seletor de habilidades
Preparando um modelo semântico para IA
Marcar um modelo semântico como preparado para IA
Classificação persistente para parâmetros de campo (versão prévia)
Consulte facilmente os valores em seu visual com cálculos visuais (versão prévia)
Atualizações para a nova segmentação de lista (versão prévia)
Colar em segmentações de lista e botão (visualização)
Personalizar cores de segmento de linha em gráficos de linhas
Opções adicionais de personalização do Mapa Base para o Visual do Azure Mapas
Próximas atualizações de configurações de locatário e ordenação de camadas do Azure Mapas
Alterações futuras no aplicativo Power BI no Menu de Navegação do Teams
Atualizações visuais para modelos semânticos com desencorajar medidas implícitas habilitadas
Expressões de seleção para grupos de cálculo
Aprimoramentos da visualização TMDL
Melhorias no relacionamento direto com o lago
Direct Lake e Import no mesmo modelo semântico
Nova implementação do conector do Google BigQuery (versão prévia)
Conectar-se ao banco de dados Oracle com o driver interno – atualizações (versão prévia)
Melhorias no conector do Snowflake (versão prévia)
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