Como o Process Mining pode melhorar a eficiência dos processos organizacionais?
Como proprietário de uma empresa, diretor de vendas ou gerente, você sabe como é importante ter uma visão geral da organização da sua empresa e como é essencial otimizar seus processos de negócios para otimizar suas vendas! Atualmente, métodos populares como Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), Process Mining ou Machine Learning analisam seus dados para melhorar a qualidade do operacional da empresa.
Com base em eventos reais, esse modelo inovador estabelece um inventário de seus processos operacionais. Process Mining é útil tanto para umas pequenas empresas que deseja melhorar suas vendas, quanto para umas grandes empresas que buscam a maneira mais eficiente de otimizar seus processos!
O que é Process Mining?
É uma atividade que envolve a extração de um ou mais processos de negócios a partir de um log de eventos, isso significa que ele analisa os processos de negócios que ocorrem no dia a dia. Essa análise é muito útil, pois ajuda na tomada de decisões baseadas em dados reais.
O método de Process Mining junta várias técnicas de análise que estão em alta, como BPM (gestão de processos de negócios), Data Mining e Machine Learning.
Por exemplo, pode identificar quais eventos têm mais impacto no processo de vendas, como um cliente insatisfeito, o feedback de um vendedor ou uma recomendação de um cliente.
O Process Mining ajuda a empresa a melhorar sua organização e, especialmente, a otimizar rapidamente esses processos comerciais. Compreender os processos de vendas que dão certo, por exemplo, ajuda a melhorar as previsões de vendas e a aplicar as melhores práticas para todos os vendedores.
As 3 etapas do Process Mining
O método de Process Mining se baseia em três eixos principais que levam em conta o tempo das atividades (como abrir uma cotação ou ler uma newsletter), diferente de outras ferramentas que só analisam dados fixos (como o faturamento de uma empresa, seu tamanho, setor de atuação e produtos).
1. Descoberta do processo
Essa fase ajuda a entender como as coisas realmente funcionam dentro de uma empresa, ao invés de imaginarmos como deveriam funcionar e isso torna o método especial, permitindo observar o comportamento real dos clientes, analisar os dados gerados e acompanhar as atividades da equipe de vendas.
Por exemplo, ao estudar como a equipe de vendas age em momentos importantes, como negociações ou fechamentos de vendas… é possível identificar e replicar as “melhores práticas” dos vendedores mais bem-sucedidos, melhorando os processos da empresa.
2. Verificação de conformidade
Essa etapa consiste em comparar os processos reais com os processos “ideais” aqueles que seguem a política e os procedimentos definidos pela sua empresa.
Por exemplo, imagine que, durante uma campanha de telemarketing, você tenha previsto que seriam necessárias 10 ligações para obter uma solicitação de cotação, considerando o horário de maior sucesso entre 16h e 17h. No entanto, o cenário real mostra que a prospecção telefônica para empresas de serviços é muito mais eficiente entre 14h e 15h.
A inteligência artificial permite explorar todos esses eventos, reunindo dados valiosos para fornecer insights operacionais claros e úteis, diretamente acessíveis para os profissionais envolvidos, como vendedores e operadores de telemarketing.
3. Melhoria no processo de negócio
A análise de processos permite identificar os principais fatores, as melhores práticas e os processos de vendas mais eficazes.
O Process Mining traz várias vantagens, como:
- Encontrar as etapas essenciais que ajudam a fechar mais contratos;
- Aumentar a taxa de conversão;
- Melhorar o treinamento de novos colaboradores, oferecendo desde o começo a melhor “receita” para que eles consigam vender seu produto ou serviço com sucesso;
- Identificar comportamentos diferentes e entender onde os processos falham.
Por exemplo, identificar o comportamento de seus clientes em determinados eventos que facilitam a venda: abrir um e-mail, um folheto de vendas, uma cotação, ler a cotação, etc. Esses dados dão informações valiosas sobre a chance de fechar contratos e o faturamento esperado. Assim, você pode ajustar suas previsões de vendas e melhorar os processos da sua equipe de vendas.
Exemplos de Mineração de processos
Aqui estão alguns exemplos de como essa técnica pode ser aplicada:
Processo de pedidos e entregas: ajuda a examinar cada etapa do pedido, desde o momento em que ele é feito até a entrega do produto ao cliente. Isso ajuda a descobrir atrasos ou erros, além de melhorar os prazos de entrega.
Processos de faturamento e pagamentos: ao analisar como são feitos os faturamentos e pagamentos, podendo encontrar falhas ou erros, tornando as operações financeiras mais rápidas e precisas.
Processos de controle de estoque: a mineração de processos pode ser útil para monitorar e entender o movimento dos produtos, desde a compra até a entrega, o que facilita o gerenciamento do estoque, reduz custos e aumenta a disponibilidade dos produtos.
Processo de atendimento ao cliente: ao observar como sua equipe de suporte interage com os clientes, o Process Mining pode identificar problemas que acontecem com frequência, longos tempos de espera ou falhas nas respostas, resultando em uma melhor satisfação do cliente e um suporte mais eficaz.
Esses são apenas alguns exemplos de como a mineração de processos pode ajudar em várias áreas. Ao adaptar essa técnica às suas necessidades, você pode descobrir informações importantes sobre seus processos e tomar ações para melhorá-los.
Conclusão
Como você acabou de ler, Process Mining é uma ferramenta poderosa para transformar seus processos organizacionais, permitindo não apenas identificar gargalos e falhas, mas também implementar as melhores práticas e alcançar resultados expressivos em eficiência e produtividade.
Tem interesse em conhecer melhor o Process Mining e como pode ser implementado no seu negócio? Fale com um dos nossos especialistas através do contato@mindtek.com.br ou pelo whatsapp (21) 99146-6537 e descubra como transformar seus dados em decisões estratégicas.
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