Process Mining aplicado em Contas a Pagar: Como ter mais eficiência e transparência?

No atual cenário financeiro, a gestão eficiente das contas a pagar é uma prioridade para empresas de todos os portes. A necessidade de garantir o pagamento adequado de fornecedores, otimizar prazos e evitar atrasos torna-se cada vez mais crítica para manter a saúde financeira e a reputação no mercado. No entanto, apesar dos esforços empreendidos pelos profissionais dessa área, processos manuais e a falta de transparência muitas vezes representam desafios significativos.

As tarefas relacionadas às contas a pagar geralmente envolvem uma série de atividades complexas, desde a recepção e validação de faturas até a alocação correta de recursos financeiros. Durante todo esse fluxo, inúmeros obstáculos podem surgir, como erros de digitação, falhas de comunicação, falta de visibilidade em relação ao status das transações e dificuldade na identificação de gargalos e pontos fracos.

Nesse contexto, temos uma solução promissora que pode revolucionar a gestão de contas a pagar: o Process Mining. Essa abordagem permite a análise detalhada e automatizada dos processos, fornecendo insights valiosos sobre as atividades executadas, seus pontos de estrangulamento e possíveis melhorias. Ao aplicar técnicas de mineração de dados em registros de eventos, é possível mapear com precisão os caminhos percorridos pelos dados financeiros, identificar padrões e anomalias, bem como mensurar o desempenho do fluxo de trabalho como um todo, como você pode visualizar na imagem abaixo:

contas a pagar - process mining

Na imagem acima, você visualiza um dos dashboard da plataforma Upflux, onde essa  plataforma utiliza Inteligência Artificial (IA) para compreender processos e como eles acontecem na prática, permitindo identificar problemas que não são facilmente visíveis. Ela é capaz de aproveitar os dados dos sistemas transacionais de uma empresa para fornecer uma compreensão completa de como os processos realmente funcionam, identificar padrões de processo, lacunas e melhores práticas em todo o negócio.

Ao utilizar a plataforma da Upflux focado em contas a pagar, é possível se beneficiar de uma série de benefícios para os profissionais de contas a pagar: Em primeiro lugar, a automação do processo de análise permite que os gestores identificam gargalos e pontos de melhoria em tempo real, possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. Além disso, a transparência proporcionada pelo Process Mining promove uma visão holística dos processos, permitindo uma melhor compreensão dos recursos envolvidos, dos tempos de execução e dos potenciais riscos.

*Visualização da plataforma Upflux: Dashboard Análise de processo (PDO)

Outra vantagem significativa é a redução dos erros manuais e retrabalhos. Ao eliminar atividades propensas a falhas humanas, como a digitação de dados, o Process Mining contribui para a precisão e a confiabilidade das informações. Isso não apenas evita pagamentos incorretos ou duplicados, mas também aumenta a eficiência operacional e reduz custos associados a erros e retrabalhos.

*Visualização da plataforma Upflux: Dashboard Produtividade e retrabalho

*Visualização da plataforma Upflux: Dashboard Produtividade e retrabalho

No âmbito da compliance e da conformidade regulatória, o Process Mining auxilia as empresas a aderirem a normas e políticas internas e externas. A capacidade de rastrear e auditar cada etapa do fluxo de trabalho fornece uma trilha de auditoria completa, garantindo a conformidade e facilitando processos de auditoria externa.

Diante desses benefícios, fica evidente a importância de explorar o potencial do Process Mining aplicado em contas a pagar no setor financeiro. Se você busca aprimorar a gestão de contas a pagar, otimizando processos manuais e promovendo transparência em sua organização. agende uma apresentação da plataforma Upflux através do nosso e-mail: contato@mindtek.com.br

Confira artigos relacionados:

Por |2024-04-25T16:07:16-03:00junho 26th, 2023|Process Mining|Comentários desativados em Process Mining aplicado em Contas a Pagar

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo