Destaques do Update Power BI Outubro 2024 

A nova atualização do Microsoft Power BI já está disponível e você pode baixar diretamente do nosso site.

Neste post, vamos destacar os principais recursos introduzidos no Power BI no mês de Outubro. 

Relatório aprimorado com Copilot 

Agora, o Copilot do Power BI pode interagir com os usuários de forma mais inteligente, garantindo que o relatório gerado atenda às suas expectativas desde o início. Antes de começar a criação da página, o Copilot faz algumas perguntas para entender melhor as suas necessidades, como quais campos ou medidas devem ser utilizados.

Depois de criar uma página, ele exibe uma estrutura com tópicos no painel, facilitando a revisão. Isso melhora a transparência, pois você sabe exatamente quais dados foram utilizados para montar o relatório.

Se quiser saber mais sobre como criar relatórios com o Copilot, confira a documentação oficial.

Medidas rápidas pelo Microsoft Fabric Copilot

As sugestões de medidas rápidas pelo Copilot, que antes estavam disponíveis na versão prévia pública, não estão mais nessa atualização. Porém, você ainda pode usar a linguagem natural para escrever fórmulas DAX com a ajuda do Copilot no modo de consulta DAX.

As medidas rápidas continuam permitindo que você crie cálculos facilmente, usando um modelo de arrastar e soltar para gerar as fórmulas DAX. Essas medidas são exibidas na barra de fórmulas e podem ser modificadas conforme necessário. Agora, o painel de medidas rápidas permite que você trabalhe diretamente com os dados, sem precisar de caixas de diálogo adicionais.

Melhora nos cálculos visuais

Os cálculos visuais foram aprimorados e podem ser usados em gráficos de combinação, como gráficos de linhas e colunas agrupadas. Agora você pode adicionar cálculos diretamente a esses gráficos, como por exemplo uma média móvel de três trimestres.

Um exemplo de cálculo visual seria: 

O cálculo visual usado aqui no eixo y da linha é:

ThreeQuarterMovingAverage = MOVINGAVERAGE([Sales Amount], 3)

Parâmetros de campos flexíveis

Outra novidade é a flexibilidade nos parâmetros de campo. Agora você pode alternar rapidamente os dados exibidos em um visual, permitindo que seus usuários escolham quais atributos de uma dimensão eles desejam ver. Isso torna a análise ainda mais interativa e adaptável às diferentes necessidades dos usuários.

Por exemplo, ao alterar o parâmetro de campo, o cálculo visual será automaticamente atualizado, mostrando os dados corretos.

O cálculo visual Porcentagem do total geral é definido usando o modelo como:

Percent of grand total = DIVIDE([Sales Amount], COLLAPSEALL([Sales Amount], ROWS))

Como o cálculo visual de porcentagem do total geral usado aqui se refere a ROWS como seu eixo, ele será atualizado e refletirá os valores corretos quando outro atributo de produto for selecionado:

Adicionar um cálculo visual de modelo

Agora você pode adicionar um cálculo visual de modelo com menos cliques clicando na parte inferior do botão da faixa de opções “Novo cálculo visual” para ver um menu que inclui os modelos. Clicar em um modelo abrirá o modo de cálculo visual, onde você pode preencher o modelo e adicionar seu cálculo visual.

Se você quiser criar um novo cálculo visual sem usar um modelo, selecione a parte superior do botão Novo cálculo visual ou escolha Personalizado no menu do modelo de cálculo visual mostrado acima.

Atualização do Azure Map 

As melhorias no visual do Azure Map agora permitem maior interatividade. Anteriormente, as camadas de referência eram estáticas e limitadas. Com essa atualização, as camadas de referência podem ser vinculadas aos dados em tempo real, permitindo a visualização de informações geográficas ou espaciais de forma mais dinâmica.

Além disso, as cores das formas podem ser personalizadas de acordo com os dados, e elementos que não estão mapeados podem ser ocultados ou receber uma formatação específica. Isso significa que os usuários podem interagir com os dados geográficos diretamente no mapa, usando filtros e outras ferramentas do Power BI.

Esta atualização também permite que você personalize as cores de suas formas, usando recursos como formatação condicional ou vinculando sua cor a uma cor de legenda.

As formas que não estão vinculadas a um valor em seu modelo são consideradas não mapeadas. Você pode formatá-los para usar cores personalizadas ou ocultá-los completamente do seu mapa. Como o realce cruzado é um filtro temporário no mapa, o tratamento que você aplica aqui também é o que acontecerá com formas não selecionadas ao realçar de outro visual.

Aprimoramento de marcadores

Os marcadores em gráficos de linha e dispersão receberam melhorias significativas. Agora, você pode personalizar os marcadores de duas maneiras: por categorias ou por séries. Isso permite maior controle sobre os dados exibidos, com opções para alterar formas, cores, bordas e até a rotação dos marcadores.

Com essa flexibilidade, os gráficos podem ser ajustados para atender melhor às necessidades de apresentação dos dados, tornando a visualização mais clara e informativa.

Os marcadores para gráficos de linhas e dispersão podem ser personalizados de duas maneiras:

  • Categorias: quando o gráfico não tem séries, o menu suspenso exibe categorias. Você pode personalizar o marcador de cada ponto de dados com base na categoria do eixo x selecionada.
  • Série: Quando o gráfico exibe uma legenda, o menu suspenso exibe a série. Você pode personalizar os marcadores para o conjunto completo de pontos de dados dentro da série selecionada.

Você pode ocultar ou mostrar marcadores para uma categoria de ponto de dados específica alterando a opção “Mostrar para esta categoria”. Observe que a alternância ‘Marcadores’ foi movida para ‘Mostrar para todas as séries’.

Novas configurações de formato foram adicionadas aos marcadores para gráficos de linhas, gráficos de dispersão e anomalias, incluindo:

  • Forma: Os marcadores de forma continuam a oferecer controle sobre seu tipo e tamanho. Além disso, a rotação agora está disponível para todos os tipos de forma, exceto para a forma circular. As formas rotativas aumentam a variedade de tipos de formas à sua disposição, o que é particularmente conveniente quando várias linhas exigem formas exclusivas.

Cor: Alterar a cor dos marcadores sempre foi um controle conveniente. Agora, você também pode modificar a transparência dos marcadores para uma categoria, série ou todos os marcadores específicos.

  • Borda: as bordas para marcadores foram introduzidas, permitindo que você adicione bordas a uma categoria de marcador específica, série ou todos os marcadores. Além disso, você pode personalizar totalmente as bordas do marcador ajustando sua transparência e largura.

Nova segmentação de lista

Uma das novidades experimentais desta atualização é a nova segmentação de lista, que permite maior controle sobre como os dados são exibidos. Agora, é possível adicionar hierarquias, imagens e outras opções de formatação, tornando a segmentação de dados ainda mais poderosa.

Embora essa funcionalidade esteja em desenvolvimento e não seja recomendada para uso em produção, ela oferece um grande potencial para tornar os relatórios mais intuitivos e interativos.

A nova Segmentação de Listas pode se tornar hierárquica quando mais de um campo é arrastado para o campo de dados. Essa ação ativará configurações de formato adicionais específicas para dados hierárquicos.

Outra vantagem do novo fatiador é o nível de personalização que ele oferece, incluindo:

  • Seleção: personalize como os itens são selecionados na segmentação de dados.
  • Forma: Ajuste a forma do fatiador para atender às suas necessidades de design.
  • Layout: modifique o layout para organizar melhor os elementos da segmentação de dados.
  • Excedente: gerencie como a segmentação lida com o conteúdo excedente (por exemplo, rolagem contínua, paginado).
  • Estilos de estado: Define estilos para diferentes estados (por exemplo, selecionado, não selecionado, ao passar o mouse).
  • Ícone de seleção: Escolha um ícone para representar os itens selecionados. Disponível para o ‘Fatiador de blocos’ também.
  • Ícone Expandir/Recolher: Selecione ícones para expandir ou recolher dados hierárquicos.
  • Estilos de botão: personalize a aparência dos botões na segmentação de dados.

Cadeias de caracteres de formato dinâmico para medidas 

Agora, você pode aplicar cadeias de formatação dinâmica às medidas, garantindo que os dados sejam exibidos de forma flexível e personalizada. Isso pode ser feito usando expressões DAX, permitindo que a formatação mude conforme os valores das medidas ou os filtros aplicados.

Essa funcionalidade oferece um nível de detalhamento maior na exibição dos dados, tornando os visuais mais precisos e úteis para os usuários.

O que achou dos novos recursos? 

Aproveite para conhecer os nossos serviços de consultoria em Microsoft Power BI, bem como outros produtos da Microsoft.

Deseja conhecer a ferramenta do Power BI? Realize o download em nosso site.

Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas

By |agosto 15th, 2024|Categories: Microsoft Power Apps, Microsoft Power Automate, Microsoft Power BI, Microsoft Power Platform|

Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas O

Comentários desativados em Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas

Como utilizar ciência de dados para tomar decisões

By |julho 24th, 2024|Categories: Análise de Dados, Ciência de dados, Destaque na Home, Microsoft Power BI, Qlik Sense|

Como utilizar ciência de dados para tomar decisões

Comentários desativados em Como utilizar ciência de dados para tomar decisões
Por |2024-10-17T14:47:04-03:00outubro 17th, 2024|Update Power BI|Comentários desativados em Destaques do Update Power BI Outubro 2024

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo