O que é headhunting e como funciona?
Existem diversas estratégias eficazes para recrutar o candidato ideal. Publicar uma oferta de emprego pode atrair diretamente os interessados. Outra abordagem é o “sourcing”, que envolve a busca ativa pelo candidato perfeito em bancos de currículos especializados, com base em critérios específicos. No entanto, essas técnicas nem sempre garantem o encontro com o profissional excepcional que sua empresa precisa. É nesse contexto que o headhunting ganha destaque. Neste artigo vamos abordar o que você precisa saber sobre o que é headhunting e como funciona esse tipo de abordagem.
O que é headhunting?
O interesse do headhunting é a investigação e, portanto, o direcionamento muito preciso de candidatos potenciais porque eles são ativos, o que o recrutamento tradicional por publicidade não permite. Dessa forma, a abordagem direta e proativa com os funcionários que não estão procurando emprego é mais efetiva.
O headhunter (profissional que realiza a pesquisa de potenciais candidatos) oferece ao seu cliente uma lista de empresas nas quais ele irá então investigar. Este é o seu “território de caça”. Assim, os candidatos abordados provêm dos setores de atividade visados: grandes players do setor ou áreas afins.
O headhunting baseia-se em uma metodologia de abordagem para identificar “alvos” de pessoas (geralmente já empregadas) que correspondem o mais precisamente possível às expectativas da empresa contratante.
Na maioria dos casos, os headhunters seguem as seguintes etapas:
- Fazer uma segmentação precisa: pesquisar as empresas nas quais pode encontrar o perfil desejado (setor de atividade e zona geográfica).
- Estar claro sobre os “Off limits”: trata-se de concordar sobre as empresas nas quais não se deve abordar os funcionários (grupos parceiros, razões políticas, etc.).
- Criar um cenário de abordagem: a ideia é conseguir entrar em contato com o alvo quando não se tem suas informações de contato (por exemplo, fingindo ser um conhecido ou um estudante querendo entrevistar a pessoa).
- Atrair o alvo com uma proposta de trabalho: uma vez obtidos os contatos é hora de conversar diretamente com a pessoa, avaliar se ela está aberta ao mercado de trabalho e lhe oferecer uma oportunidade profissional.
O que é headhunter?
O headhunter, também conhecido como caçador de talentos é um profissional especializado em recrutamento que trabalha principalmente para grandes empresas especializadas, que preferem utilizar os serviços de um consultor externo para garantir a confidencialidade de suas buscas.
O seu papel é encontrar profissionais altamente qualificados, geralmente em cargos de alto nível, através de um processo conhecido como “executive search“. Ele possui um profundo conhecimento do mercado e das empresas, sendo capaz de mapear suas estruturas organizacionais e atrair candidatos já empregados com argumentos persuasivos. Além disso, ele não hesita em negociar com os candidatos para garantir que suas ofertas de emprego atendam às suas necessidades profissionais.
Diferentemente de um recrutador comum, o headhunter não se limita a verificar uma lista de pré-requisitos em currículos. Ele requer uma expertise aprofundada e por isso é considerada um processo difícil e demorado.
Qual a diferença entre recrutadores e headhunters?
O papel do recrutador tem a responsabilidade de entrar em contato com candidatos que estão em busca de emprego e que costumam divulgar seus currículos e informações de contato em plataformas online. Por outro lado, já o headhunter concentra-se em profissionais que não estão ativamente procurando emprego e raramente estão presentes nos meios de recrutamento tradicionais.
Enquanto o recrutador tradicional abrange todos os tipos de contratos de trabalho e perfis de diversos níveis e áreas: gerente de logística em contrato temporário, gerente comercial em contrato permanente, designer gráfico em regime de freelancer e entre outros. Já os headhunters, por sua vez, focam exclusivamente em perfis altamente qualificados com competências muito específicas para cargos permanentes. Os perfis de TI e digital, por exemplo, são alvos ideais para os headhunters.
Enquanto o recrutador segue uma lógica de automação e eficiência na gestão de candidatos, os headhunters são mais centrados no candidato,ou seja, adotam uma abordagem mais personalizada com potenciais candidatos, preocupando-se em proteger os interesses e a confidencialidade dos clientes para os quais recrutam.
4 Vantagens do headhunting
Vantagem n°1: O headhunter tem uma abordagem direta
Os headhunters utilizam as suas redes de contatos e pesquisa em bancos de currículos para encontrar o candidato ideal. Ele não adota uma abordagem “passiva” esperando que os candidatos apareçam.
Na verdade, um headhunter tem pouco interesse em publicar suas vagas em plataformas de emprego tradicionais. Muitas das vezes, ele é chamado novamente após a empresa não obter resultados com a divulgação das oportunidades pelo departamento de recursos humanos. Portanto, ele precisa buscar candidatos de forma mais direta e eficiente.
Vantagem n°2: O headhunter tem uma rede de talentos
Os headhunters experientes normalmente possuem um banco de dados interno de candidatos com os quais teve contato nos últimos anos. Dessa forma, pode facilmente se comunicar com os melhores profissionais assim que surgir um novo projeto. Por isso é extremamente importante escolher um headhunter ou uma empresa de headhunting, como a nossa consultoria Mindtek, com experiência significativa na sua indústria. Esse tipo de trabalho exige uma ampla rede de contatos para ser mais eficiente e um grupo de talentos ativos.
Vantagem n°3: O headhunter é pago pelo resultado
Se está a ter dificuldades em recrutar um profissional para uma posição específica e estratégica, a contratação de um headhunter pode ser a solução ideal. Os headhunters geralmente trabalham com um modelo de remuneração baseado no sucesso, o que implica que só paga se contratar um dos candidatos.
Vantagem n°4: O headhunter é especialista em RH e negociação
Quando se trata de recrutar profissionais altamente procurados, uma das tarefas mais desafiadoras é persuadir talentos que já estão empregados a considerar uma mudança. Para isso, diversas abordagens estão disponíveis:
– Oferecer um pacote salarial mais competitivo, com benefícios adicionais.
– Conceder maior autonomia e responsabilidade ao candidato.
– Argumentar que, apesar de uma oferta salarial potencialmente menos atraente, a nova oportunidade oferece um ambiente propício para crescimento e desenvolvimento profissional.
Convencer o candidato nesse último ponto não é tarefa simples. Requer habilidades sólidas de negociação e uma abordagem persuasiva para destacar os benefícios da nova posição. Além disso, esses profissionais frequentemente recebem múltiplas abordagens diárias pelo LinkedIn, muitas delas de headhunters.
Conclusão
Em um mercado tão dinâmico como o da Tecnologia da Informação, encontrar e atrair talentos altamente qualificados pode ser um diferencial estratégico para o sucesso de uma empresa.
O headhunting se destaca como uma abordagem essencial para identificar profissionais especializados que não estão ativamente procurando emprego. Com suas técnicas de abordagem direta e expertise em RH, os nossos serviços de consultoria em headhunting da Mindtek são fundamentais para empresas que buscam construir equipes de TI de alto desempenho.
Converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br e dê o próximo passo para fortalecer a sua equipe de tecnologia com os melhores profissionais do mercado.
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