5 certificações em ciência de dados que você pode investir em 2024

A ciência de dados é uma das áreas mais promissoras e desafiadoras do mundo atual. Ela oferece aos jovens profissionais a oportunidade de trabalhar com dados complexos e gerar insights valiosos para as organizações. Os cientistas de dados precisam ter habilidades técnicas e analíticas para lidar com grandes quantidades de dados e resolver problemas reais. 

Segundo o relatório de empregos emergentes do LinkedIn, a demanda por cientistas de dados deve aumentar muito nos próximos anos, passando de 37,9 bilhões em 2019 para 230,80 bilhões até 2026. Por isso, se você quer ter uma carreira de sucesso e impacto na área de TI, você deve considerar a ciência de dados como sua escolha.

Para te ajudar nessa jornada, separamos as cinco melhores certificações em ciência de dados que você pode obter.

O que faz um cientista de dados?

Um cientista de dados é um especialista em análise de dados que aplica seus conhecimentos para resolver problemas e fazer projeções. Eles utilizam suas competências de ciência de dados aplicada, como estatística, visualização de dados, matemática, programação, manipulação de dados, modelagem preditiva, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, para obter conhecimentos de dados que, caso contrário, estariam escondidos. A maioria dos cientistas de dados tem graduação ou pós-graduação em Ciência da Computação, mas é possível ingressar na área sem ter uma formação formal, e uma graduação ou pós-graduação não é obrigatória se você tiver experiência.

A decisão de obter um certificado de ciência de dados depende dos seus objetivos profissionais e do seu nível de conhecimento atual. As melhores certificações de ciência de dados podem ajudar a acelerar o seu aprendizado e a melhorar as suas competências como profissional da área. A Inteligência Artificial e o processamento de linguagem natural são campos novos e promissores, mas exigem muita prática e experiência. 

Antes de escolher uma certificação de ciência de dados, você deve pensar na sua área de interesse e especialização, por exemplo, se você quer ser um Profissional Certificado em Análise (CAP – Certified Analytics Professional) ou um Cientista de Dados Sênior (SDS – Senior Data Scientist). 

5 Certificações em Ciência de dados que valem a pena buscar

1. IBM Data Science Professional Certificat

O programa de Certificação Profissional em Ciência de Dados da IBM é uma ótima oportunidade para quem quer começar na área sem ter experiência prévia. O programa tem dez cursos que duram cerca de cinco meses, se você se dedicar 10 horas por semana.

O programa requer domínio nas ferramentas fundamentais como: SQL, Python, modelagem preditiva, processamento de linguagem natural e bibliotecas de visualização e análise de dados. O programa também abrange a construção e avaliação de modelos de Machine Learning com Scikit-learn e SciPy, aplicando essas técnicas a conjuntos de dados reais de diferentes domínios.

Você também vai ter a chance de praticar na IBM Cloud com dados reais. Assim, você vai desenvolver habilidades que o mercado procura e criar um portfólio de projetos de ciência de dados para mostrar aos empregadores.

2. Microsoft Certified: Azure Data Scientist Associate

Se você é um cientista de dados ou um profissional que utiliza a ciência de dados e o Machine Learning na plataforma Azure, você pode se beneficiar da certificação Microsoft Certified: Azure Data Scientist Associate.

Esta certificação comprova sua competência e habilidade no uso do Azure Machine Learning para resolver problemas de ciência de dados.

Para obter a certificação Azure Data Scientist Associate, você precisa passar no Exame DP-100: Designing and Implementing a Data Science Solution on Azure. Este exame mede sua capacidade de criar e preparar uma solução de Machine Learning, assim como treinar e implantar modelos.

A Microsoft disponibiliza vários recursos de aprendizado para ajudá-lo a estudar para o exame. Você pode aprender sobre o ambiente de trabalho Azure Machine Learning, manipular dados no Azure Machine Learning ou automatizar a escolha de modelos de Machine Learning com o Azure Machine Learning. Cada um desses recursos de aprendizado possui módulos com diferentes durações.

Além disso, a Microsoft oferece a possibilidade de renovar sua Certificação Microsoft gratuitamente. Você pode fazer isso atualizando-se sobre as novidades na tecnologia para sua função e fazendo uma avaliação online no Microsoft Learn.

3. Google Professional Data Engineer

A Certificação Google Profissional em Engenharia de Dados é uma forma de comprovar suas competências no desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, implementação de modelos de Machine Learning, verificação da qualidade da solução e criação e gerenciamento de sistemas de processamento de dados.

Ele é voltado para cientistas de dados que se dedicam ao design e acompanhamento de sistemas de processamento de dados, com foco em segurança e conformidade.

Você não precisa cumprir nenhum requisito para fazer este exame de certificação. Porém, a Google sugere que os candidatos tenham pelo menos três anos de experiência no setor, sendo um ano de experiência com o Google Cloud. A Google disponibiliza vários recursos para auxiliar os candidatos a se prepararem para o exame, como treinamento online ou cursos presenciais.

4. SAS Certified Data Scientist

Se você quer se destacar como um profissional capaz de lidar com grandes quantidades de dados, usar ferramentas de código aberto e SAS Data Management e aplicar modelos avançados de Machine Learning para gerar insights e recomendações de negócios, então a certificação SAS Certified Data Scientist é para você. Esta é uma certificação de alto nível que exige a aprovação em três exames diferentes: exame “Data Curation Professional”, exame “Advanced Analytics Professional” e o exame “AI & Machine Learning Professional”

Para se preparar para os exames, você pode contar com o SAS Academics que oferece cursos e certificações completas. Além disso, você pode aproveitar os descontos acadêmicos se for estudante ou educador. A certificação SAS Certified Data Scientist é uma forma de comprovar suas habilidades e competências em uma área cada vez mais demandada pelo mercado.

5. Amazon Web Services (AWS) Certified Machine Learning

A Amazon Web Services (AWS) possui uma certificação chamada AWS Certified Machine Learning, que é voltada para profissionais que trabalham com desenvolvimento ou ciência de dados. Essa certificação valida a capacidade de projetar, implementar e operar soluções de Machine Learning na nuvem da AWS. Para obter essa certificação, é preciso ter pelo menos um ano de experiência prática com aprendizado de máquina na AWS e passar em um exame.

A AWS disponibiliza vários materiais de estudo para auxiliar os interessados em se certificar, como guias de exame e questões de exemplo. É aconselhável que os candidatos usem esses materiais para aprimorar o seu conhecimento e as suas competências na área de Machine Learning.

Escolhendo as melhores certificações de ciência de dados para suas necessidades

Com tantas alternativas disponíveis, escolher a certificação certa pode parecer desafiador. Não se preocupe, abaixo separamos um pequeno guia que vai ajudá-lo a melhor certificação de acordo com seus objetivos.

Em primeiro lugar: quais são suas metas? Você está buscando uma função de analista de dados de nível básico ou deseja se tornar um profissional avançado em ciência de dados lidando com modelagem preditiva complexa e projetos de IA? Definir seu plano de carreira orientará suas escolhas de certificação.

Aqui estão as certificações categorizadas por nível e foco:

Nível Iniciantes
IBM Professional Certificate in Data Science: este programa aborda a programação em Python, análise estatística e aprendizado de máquina, preparando-o para funções mais abrangentes de ciência de dados.


Nível Intermediário:
Microsoft Certified Azure Data Scientist Associate: comprove sua habilidade no uso da plataforma em nuvem da Microsoft Azure para análise de dados e tarefas de aprendizado de máquina. Esta certificação baseada em prova atende aos profissionais que trabalham com tecnologias em nuvem da Azure.

Nível Avançado:

SAS Certified Data Scientist: aprenda técnicas avançadas de análise de dados e modelagem com o software SAS. Esta certificação é voltada para profissionais das áreas de pesquisa e finanças, que usam o SAS com frequência.

Antes de escolher uma certificação em ciência de dados, pense no que você quer alcançar e no que o mercado procura. Algumas perguntas que podem ajudá-lo a decidir são:

  • Como você aprende melhor? Você gosta de cursos on-line autodidatas, programas com instrutores ao vivo ou uma combinação dos dois?
  • Quanto tempo você pode investir? Você tem algumas horas por semana ou precisa de algo que se adapte ao seu ritmo?
  • Quanto você pode gastar? Para obter alguma certificação exige investimento financeiro
  • Quanta experiência prática você tem? Procure programas que ofereçam oportunidades de aplicar seus conhecimentos em projetos reais e conjuntos de dados relevantes.

Além das certificações mais conhecidas, existem outras opções que podem ser interessantes para você:

  • Especializações: Plataformas como Coursera e edX têm especializações em ciência de dados focadas em tópicos específicos, como processamento de linguagem natural, visão computacional ou análise de saúde.
  • Ferramentas de código aberto: Certificações em ferramentas como a linguagem de programação R ou Tensor Flow podem dar-lhe uma vantagem em áreas específicas de ciência de dados.
  • Plataformas de nuvem: Certificações em plataformas de nuvem como IBM Cloud ou Amazon Web Services (AWS) são valiosas para cientistas de dados que trabalham com soluções baseadas em nuvem.

Não se esqueça: as certificações são apenas uma parte do seu caminho. Continue desenvolvendo suas habilidades através de projetos práticos, participando de hackathons e acompanhando as últimas novidades e ferramentas de ciência de dados.

A ciência de dados é um campo em constante mudança, então continue aprendendo, continue explorando e continue desafiando os limites do que é possível! Com a atitude certa e as certificações certas, você pode abrir as portas para uma carreira gratificante neste domínio fascinante.