Profissões do futuro até 2027

A necessidade de uma mudança ecológica e energética está transformando o mundo do trabalho que está em constante transformação devido às novas expectativas dos trabalhadores e consumidores. Essas mudanças no mercado de trabalho entre o ano de 2023 a 2027 estão divulgadas no Relatório sobre o Futuro dos Empregos, do World Economic Forum 2023. 

Neste contexto é importante saber quais são as profissões que vão se destacar nos próximos anos. Neste artigo, mostramos 5 profissões na área de tecnologia, explicando as habilidades requeridas e as possibilidades que essas carreiras trazem para os profissionais do futuro. Também apresentamos uma pesquisa feita pelo LinkedIn com as 25 vagas com mais oportunidades em aberto no ano de 2023.

1. Especialista em Cibersegurança

O Especialista em Cibersegurança é um profissional que se especializa na área de segurança da informação. Ele tem como objetivo encontrar e resolver vulnerabilidades em sistemas, garantindo a proteção dos dados e ativos digitais de uma organização. Usando técnicas avançadas, ele verifica a segurança de sistemas e redes, fazendo simulações controladas de ataques cibernéticos para descobrir pontos fracos. Também, ele examina detalhadamente a infraestrutura de TI e os processos de segurança para detectar possíveis brechas. Usando ferramentas avançadas, ele localiza e registra falhas de segurança, sugerindo e aplicando medidas corretivas para aumentar a segurança dos sistemas e reduzir riscos.

Ele faz o papel de um “hacker ético”, procurando identificar e resolver vulnerabilidades antes que sejam usadas por pessoas mal intencionadas. Essa abordagem proativa é fundamental para melhorar a postura de segurança cibernética de uma organização e proteger seus ativos digitais contra ameaças cada vez mais complexas.

2. Engenheiro de confiança de site (SRE)

Um SRE tem um papel essencial para assegurar que os sistemas e aplicativos funcionem de forma estável e eficaz em ambientes de produção. Esse profissional possui competências de desenvolvimento de software e conhecimento em operações de TI e busca aprimorar a resiliência dos sistemas.

Algumas das suas principais responsabilidades são: trabalhar com equipes de desenvolvimento para construir sistemas confiáveis e escaláveis, automatizar operações para otimizar a eficiência e evitar falhas, utilizar ferramentas de monitoramento para avaliar o desempenho dos sistemas em tempo real, solucionar incidentes críticos para diminuir impactos nos usuários, analisar e projetar a capacidade dos sistemas e aplicar práticas de engenharia de confiabilidade para reforçar a cultura organizacional.

3. Especialista em experiência do Desenvolvedor

O papel do Especialista em Experiência do Desenvolvedor, conhecido como Developer Experience Specialist é fundamental para o desenvolvimento de software de qualidade. Ele é responsável por otimizar a jornada dos desenvolvedores, oferecendo-lhes as melhores ferramentas e recursos para que possam realizar seu trabalho com eficiência e criatividade. Para isso, ele pesquisa novas tecnologias, elabora documentação detalhada e fornece suporte técnico e orientação no design da experiência do usuário.

Além disso, o Especialista em Experiência do Desenvolvedor busca automatizar tarefas repetitivas, liberando os desenvolvedores para se dedicarem a desafios mais complexos e estratégicos. Ele também se preocupa em coletar feedback constante dos desenvolvedores, a fim de detectar pontos de melhoria e aperfeiçoar as ferramentas e plataformas usadas.

4. Engenheiro de DevOps de Aprendizado de Máquina

O Engenheiro de DevOps de Aprendizado de Máquina é um profissional que combina as habilidades de DevOps com o conhecimento de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA). Ele é responsável por otimizar, automatizar e monitorar os fluxos de trabalho que envolvem o desenvolvimento, o treinamento e a implantação de modelos de aprendizado de máquina.

Entre as suas atribuições, estão o gerenciamento da infraestrutura necessária para executar os modelos, o desenvolvimento de pipelines automatizados para coletar, limpar e processar os dados, a implementação de práticas de Integração Contínua e Implantação Contínua (CI/CD) para agilizar o ciclo de vida dos modelos, desde o treinamento até a implantação.

Ele também monitora e gerencia os modelos em produção, colabora com as equipes de desenvolvimento de software e ciência de dados, e aplica práticas de segurança e conformidade para proteger os dados e assegurar a conformidade regulatória.

5. Especialista em ética de Inteligência Artificial

Um Especialista em Ética de Inteligência Artificial é um profissional que tem como função analisar e orientar o desenvolvimento de sistemas de IA e aprendizado de máquina (ML) de forma ética. Esse profissional é essencial para assegurar que as aplicações de IA e ML sejam feitas e usadas com responsabilidade, levando em conta os aspectos éticos, sociais e morais envolvidos nessas tecnologias.

Entre as responsabilidades desse especialista estão em reconhecer e avaliar riscos éticos, como viés algorítmico, privacidade, transparência e equidade, no desenvolvimento e na aplicação de sistemas de IA e ML. Em conjunto com equipes de desenvolvimento e liderança, o especialista ajuda a definir diretrizes éticas e princípios norteadores para o desenvolvimento e a implantação desses sistemas.

Outras atividades incluem examinar algoritmos e modelos de IA, a fim de detectar possíveis viéses, discriminação ou impactos negativos em grupos específicos de usuários. O especialista também tem um papel educativo, oferecendo capacitação e sensibilização sobre questões éticas relacionadas à IA e ML para diferentes equipes.

Além disso, esse profissional presta assessoria ética, orientando sobre questões específicas relacionadas a projetos de IA e ML para garantir que as decisões estejam de acordo com princípios éticos. Por meio de advocacia e defesa, o especialista incentiva práticas éticas e responsáveis no desenvolvimento e no uso de IA e ML, tanto dentro da organização quanto em interações com partes interessadas externas.

O que fazer para se dar bem em alguma dessas áreas?

Para se destacar nessas áreas, você precisa desenvolver as habilidades necessárias para as funções que você quer exercer. Isso significa escolher uma área e se qualificar o máximo possível, para que você possa ter boas chances de conseguir um bom emprego no futuro.

Outro aspecto importante é valorizar o que você considera essencial no trabalho, como se você prefere que ele seja presencial ou à distância, ou se você tem alguma preferência por uma determinada cidade, por exemplo. Assim, você terá seus objetivos bem definidos.

E finalmente, você precisa estabelecer metas realistas e possíveis de serem alcançadas para impulsionar sua carreira profissional. Preste atenção em aspectos importantes, como se você está disposto a mudar de carreira ou não, se você quer mudar de cidade ou não. Dessa forma, você poderá se preparar para as oportunidades de emprego que surgirem.

As vagas mais procuradas no LinkedIn em 2023

O LinkedIn divulgou uma lista dos 25 cargos mais procurados no Brasil nos últimos cinco anos. Segundo o ranking, as empresas têm maior demanda por profissionais de tecnologia. 

  1. Analista de privacidade
  2. Especialista em cibersegurança
  3. Especialista em capacitação em vendas
  4. Líder de gerentes de produto
  5. Representante de desenvolvimento de negócios
  6. Engenheiro(a) de cibersegurança
  7. Diretor(a) de receita
  8. Engenheiro(a) de dados
  9. Analista de desenvolvimento de sistemas
  10. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  11. Designer de conteúdo
  12. Engenheiro(a) de qualidade de software
  13. Desenvolvedor(a) de chatbot
  14. Analista de marcas
  15. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites
  16. Desenvolvedor(a) de back-end
  17. Gerente de crescimento
  18. Executivo(a) de contas de grandes contratos
  19. Gerente de sustentabilidade
  20. Especialista em experiência do cliente
  21. Redator(a) SEO
  22. Analista de sucesso do cliente
  23. Coordenador(a) de segurança da informação
  24. Redator(a) com foco em experiência do usuário
  25. Analista de suporte de TI

Conclusão | Profissões do futuro até 2027

Para concluir, o cenário profissional que se desenha para os anos seguintes mostra a crescente influência da tecnologia e inovação nas exigências do mercado de trabalho global. As profissões do futuro, segundo o relatório da  Fórum econômico Mundial, que foram apresentadas refletem não somente a evolução das competências necessárias, mas também a urgência de abordagens proativas para segurança, eficiência, experiência do usuário, machine learning e ética.

A abordagem proativa em relação ao desenvolvimento de competências e ao entendimento das preferências individuais, como destacado no artigo, surge como uma estratégia essencial para se sobressair em meio a essas profissões dinâmicas. A diversidade das vagas mais buscadas no LinkedIn em 2023 reforça a demanda contínua por profissionais especializados, principalmente na área de tecnologia.

Portanto, fica claro que os profissionais do futuro precisarão adotar uma mentalidade de aprendizado constante, adaptabilidade e ética, enquanto se preparam para desafios emergentes. Ao fazer isso, estarão bem preparados para não apenas acompanhar, mas também liderar as transformações que definirão o cenário profissional nos próximos anos.

E se você está buscando por uma oportunidade na área da tecnologia da informação inscreva-se em nossa newsletter #VempraMind para ficar por dentro dos próximos processos seletivos na Mindtek.