Conheça o Microsoft Fabric: A Fusão Genial de Inteligência Artificial e Negócios

A Microsoft lança o Fabric, uma plataforma integrada de análise de dados para IA e negócios.

Você já imaginou uma plataforma que reúne todas as ferramentas necessárias para aproveitar ao máximo os seus dados? Apresentamos a você o Microsoft Fabric, uma plataforma de análise de ponta a ponta que une Inteligência Artificial (IA) e dados.

A Microsoft lançou o Microsoft Fabric, uma plataforma de análise de dados integrada que reúne todas as ferramentas necessárias para construir uma base sólida de  Inteligência Artificial. O anúncio foi feito durante a conferência anual de desenvolvedores Build 2023, em Seattle. O Microsoft Fabric combina plataformas como o Data Factory, Synapse e Power BI em uma única solução de software como serviço.

De acordo com a Microsoft, essa plataforma substituirá sistemas fragmentados por uma solução integrada, simplificada e econômica para empresas que desejam incorporar a inteligência artificial em sua infraestrutura tecnológica. Ela reúne todas as ferramentas essenciais para profissionais de dados em um único lugar, incluindo integração de dados, engenharia de dados, armazenamento de dados, ciência de dados, análise em tempo real, observabilidade aplicada e inteligência empresarial.

A Microsoft afirma que o Microsoft Fabric facilitará a vida em um mundo inundado de dados gerados por dispositivos, aplicativos e interações humanas. Embora muitas organizações já tenham aproveitado esses dados para transformação digital e vantagem competitiva, a necessidade de simplificação se torna mais urgente à medida que a  Inteligência Artificial generativa e os grandes modelos de linguagem se tornam mais relevantes.

O que é Microsoft Fabric?

O Microsoft Fabric é uma plataforma de análise que oferece uma experiência e arquitetura consistentes que tem o objetivo de integrar vários subsistemas presentes em projetos analíticos, que geralmente exigem recursos de diferentes fornecedores. O Microsoft Fabric simplifica esse processo complexo e caro, fornecendo um único produto que atende às necessidades dos desenvolvedores na extração de insights de dados e sua apresentação aos usuários de negócios.

Além disso, o Microsoft Fabric é oferecido como um serviço (SaaS), o que significa que sua implementação, integração e otimização são automatizadas. O Fabric suporta sete cargas de trabalho principais, incluindo o Data Factory, que fornece mais de 150 conectores para fontes de dados populares em nuvem e locais com funcionalidade de arrastar e soltar. Ele também suporta engenharia de dados Synapse, ciência de dados Synapse, armazenamento de dados Synapse e análise em tempo real Synapse, bem como recursos de visualização do Power BI. Por fim, ele suporta detecção e monitoramento de dados em tempo real por meio do Data Activator. 

Você pode verificar a prévia dessas funcionalidades inscrevendo-se para a avaliação gratuita

microsoft fabric

  • Data Factory as organizações podem unificar suas propriedades de dados híbridas e multi-cloud e agregar valor com uma experiência de integração de dados que combina a facilidade de uso do Microsoft Power Query com a escala e o poder do Data Factory.
  • Data Engineering permite autoria para o Spark, inicialização instantânea com pools ativos e a capacidade de colaborar.
  • Data Science fornece fluxo de trabalho completo para cientistas de dados construírem modelos de IA sofisticados,onde é possível: colaborar, treinar, implementar e gerenciar modelos de Machine Learning. 
  • Data Warehouse oferece uma experiência de Data Lake e Data Warehouse convergentes com desempenho SQL líder do setor em formatos de dados abertos.
  • Real Time Analytics As organizações podem usar para explorar dados e realizar análises em tempo real em grandes volumes de dados de streaming de aplicativos, sites, dispositivos IoT e muito mais com alto desempenho e baixa latência.
  • Power BI o  Microsoft Fabric está integrado ao Microsoft 365, fornecendo insights relevantes onde os usuários de negócios já trabalham.
  • Data Activator permite que os usuários criem um sistema de detecção que monitora análises para conduzir ações humanas e automatizadas oportunas em uma organização. 
  • One Lake é um Data Lake completo e rico para toda a empresa fornecido como um serviço SaaS. O One Lake é essencial para a abordagem centrada no lago da Fabric.

O Microsoft Fabric no Power BI

Clientes do Power BI Premium podem ativar a configuração do penant do Fabric no portal de administração. Com o modelo de capacidade unificada, a capacidade do Power BI Premium pode ser usada por qualquer nova carga de trabalho. Para mais informações sobre o modelo de capacidade única, leia a documentação.

Copilot Power BI

Com a inclusão do Copilot no Power BI, a Microsoft está introduzindo o poder dos grandes modelos de linguagem em todas as camadas da plataforma. Com essa nova funcionalidade, é possível descrever de forma simples os visuais e insights desejados, enquanto o Copilot assume o trabalho pesado. O Power BI será capaz de criar e personalizar relatórios em questão de segundos, gerar e editar cálculos DAX, criar resumos narrativos e realizar perguntas sobre os dados.

As Sugestões de medida rápida para o recurso DAX já foram lançadas, facilitando a criação de código pelos analistas. As outras experiências do Copilot no Power BI estão em visualização privada e as atualizações e data de lançamento público serão divulgadas no blog do Power BI. Fique atento!

Dados unificados com One Lake e modo Direct Lake

Ao adotar Delta Lake e Parquet como formatos de armazenamento nativos, o Power BI busca padronizar em formatos de dados abertos, evitando assim o bloqueio do fornecedor e reduzindo a duplicação e o gerenciamento de dados. O modo Direct Lake proporciona um desempenho excepcional ao acessar diretamente o One Lake, eliminando a necessidade de movimentação de dados. Ao combinar essa funcionalidade com a capacidade de outros motores analíticos lerem e gravarem dados diretamente no Data Lake, o Fabric está transformando a maneira como os usuários de negócios consomem Big Data.

Os conjuntos de dados do Power BI no modo Direct Lake oferecem um desempenho de consulta comparável ao modo de importação, com a vantagem de ser acessado em tempo real do DirectQuery. Além disso, os dados permanecem no Data Lake, eliminando a necessidade de gerenciar atualizações.

Para experimentar o Direct Lake a partir do seu Lakehouse ou Warehouse no Fabric, basta clicar em “Novo Conjunto de Dados do Power BI”, selecionar as tabelas desejadas e confirmar. Abra o modelo de dados para criar medidas e relacionamentos, assim como faria com qualquer outro conjunto de dados do Power BI. Por fim, crie relatórios do Power BI clicando em “Novo Relatório”. Observe a experiência integrada, que permite percorrer desde os dados no  Data Lake até a criação do relatório, sem sair do navegador ou executar uma atualização.

Integração com Git 

Agora, é possível conectar facilmente seu espaço de trabalho aos repositórios do Azure DevOps para acompanhar alterações, reverter para versões anteriores e mesclar atualizações de vários membros da equipe em uma única fonte confiável que será sincronizada no espaço de trabalho com apenas um clique.

Como desenvolvedor, você pode aproveitar essa integração para:

  • Utilizar o Power BI Desktop para criar relatórios e arquivos de metadados de conjunto de dados em formatos compatíveis com controle de origem;
  • Salvar como um projeto do Power BI (.PBIP) em uma pasta, em vez de um arquivo .PBIX;
  • Permitir a colaboração de vários desenvolvedores, com integração de controle de origem para acompanhar o histórico de versões, comparar revisões diferentes (diff) e reverter para versões anteriores;
  • Usar integração contínua e entrega contínua (CI/CD) para estabelecer critérios de qualidade antes de chegar aos ambientes de produção;
  • Possibilitar revisões de código, testes automatizados e compilação automatizada para validar a integridade de uma implantação.

Governança junto ao Microsoft Fabric

As equipes de dados precisam gerenciar desde funções de usuário até ingestão de dados, segurança, conformidade, colaboração, espaços de trabalho e muito mais. Com o Fabric, o Power BI, o Synapse e o Data Factory são unificados em uma única plataforma de software como serviço (SaaS) unificada. 

Isso permite que as equipes de dados colaborem em um único espaço de trabalho, com uma cópia dos mesmos dados, utilizando ferramentas centralizadas de administração, governança e conformidade. Essas capacidades incluem análise de linhagem de dados e impacto, proteção de dados com rótulos de sensibilidade, governança de dados, monitoramento administrativo e muito mais. 

Essas experiências unificadas facilitam a transição entre as ferramentas e a colaboração com outros membros da equipe. Além disso, com a grande quantidade de dados e projetos analíticos sendo desenvolvidos em uma organização, a descoberta e o gerenciamento eficientes são fundamentais. O One Lake Data Hub capacita todos na organização a descobrir e explorar centralmente os dados disponíveis para eles e relevantes para seu domínio de negócios, tomar ações adicionais ou dar continuidade ao trabalho iniciado por outros.

Como ativar o Microsoft Fabric no Power BI?

Já está disponível para os clientes do Power BI poderem ter acesso ao Microsoft Fabric, para isso é preciso ser ativada a configuração do Fabric no portal de administração do Power BI. Para dar tempo aos administradores do Power BI para se prepararem, foi desativada a chave por padrão. Você pode optar por ativar ou desativar o Fabric através do portal de administração. Você também pode escolher habilitar o Fabric para usuários específicos ou grupos de segurança dentro do seu domínio. Se nenhuma ação for tomada pelo administrador, o Fabric será ativado por padrão para todos os usuários do Power BI a partir de 1º de julho.

Se você busca uma consultoria de Business Intelligence com foco no Power BI ou tenha alguma dúvida sobre o Microsoft Fabric nos envie e-mail para contato@mindtek.com.br