Em nosso artigo sobre tendências tecnológica, abordamos o assunto sobre a humanidade aumentada, onde como a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) estavam ganhando adoção nas organizações com foco em processamento de tarefas e aprimoramento do talento humano.

E nesse ano de 2021, percebemos como as empresas implementaram novas ferramentas com foco na produtividade dos colaboradores, dando mais liberdade para o colaborador exercer a mão de obra através de atividades mais estratégicas e criativas. Essas duas tendências tiveram um grande impacto nas empresas. 

Agora, vamos abordar algumas tecnologias que são esperadas para o ano de 2022 e como ele pode impactar as empresas. 

Há quase dois anos estamos lidando com uma pandemia, que trouxe consequências que deixaram marcas profundas nas empresas, nos trabalhadores e consumidores.  Novos hábitos e até mesmo adaptações provisórias se tornaram definitivas  favorecendo novos modelos de negócios ao digital. 

Confira abaixo a lista de 05 tendências tecnológicas que vão impactar os negócios em 2022.

Tendências Tecnológicas: Open Dados (Self-service BI)

Estamos vivendo uma nova realidade na integração dos dados dentro de uma organização, em que são transformados em informações e compartilhados entre os setores. Sendo que isso traz uma série de desafios para as organizações. 

Extrair valor dos dados é fundamental para criar soluções inteligentes e garantir a competitividade, sendo assim a Mindtek possui um time de especialistas em engenharia de dados que tem como responsabilidade oferecer ferramentas que alimentam as equipes de negócios com dados estruturados e confiáveis, capazes de orientar a melhor decisão. 

Muitas empresas já acumulam e agrupam dados numa cultura data-driven, mas para extrair e transformá-los em informações que garantam valor ao comercial, é necessário que os dados sejam extraídos de diferentes fontes. Para isso, é necessário construir uma arquitetura de dados que consiga suportar todas e quaisquer fontes com dados estruturados e não estruturados. A partir disso, realizar a automatização de processos de extração de dados

Com os dados integrados é possível manter uma estratégia mais assertiva dentro da organização.

Tendências Tecnológicas: Otimização de Processos 

Há alguns anos tem se comentado muito sobre a Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), atualmente, já é uma realidade dentro das empresas, principalmente aqui no Brasil, as organizações  têm buscado por consultorias de tecnologia capazes de desenvolverem aplicativos para automatizar processos de trabalhos repetitivos. 

Para acompanhar as novas necessidades de relacionamento híbrido e/ou remoto com cliente e força de trabalho, as empresas passaram a investir em soluções de inteligência de processos

Dentro dessa tendência, as empresas podem ter um custo/benefício através dos produtos  Power Apps e Power Automate que une a IA e ML, onde podem ser implementadas em curto período de tempo e totalmente personalizadas ao modelo de negócio. Além dessas aplicações, é possível pensar de uma forma mais abrangente e estratégica com as soluções de desenvolvimento de software para Devops e Help Desk.

Segundo uma pesquisa global 2021 da Gartner Consultoria, 60% dos conselhos de administração de todo o mundo têm buscado melhorar o operacional de suas organizações por meio de soluções digitais. Pois é perceptível o desperdício, baixa integração entre as áreas o que causa impacto no planejamento, custos extras e monitoramento. 

Tendências Tecnológicas:  Serviços em nuvem

Se você é antenado no mundo da tecnologia, sabe que o serviço em nuvem garante a disponibilidade dos dados em tempo real e reduz o custo de hospedagem em servidores. E durante a pandemia, essas características se mostraram fundamentais para a manutenção das organizações. 

Realizar a migração dos dados e aplicações não torna a sua organização cloud native, para obter os benefícios, é necessário considerar Cloud Computing, que tem como objetivo modernizar os aplicativos para o novo ambiente.

Saiba mais sobre como você pode utilizar um serviço multi-cloud com uma inteligência aumentada através do Qlik SaaS.

Tendências Tecnológicas:  Entender e lidar com o novo modelo de trabalho

Com o trabalho remoto forçado fez com que diversos processos fossem adaptados para virtual, e com isso aumentou a preocupação com a segurança digital, pois com todos os colaboradores trabalhando de suas casas o ataque cibernético sofreu um grande aumento devido as empresas não estarem preparadas estrategicamente e com bons softwares desenvolvidos para a segurança das informações.

Com isso, nossos engenheiros de softwares desenvolveram o Mind Self Service AD, com foco de impossibilitar IP ‘s invasores no acesso à rede interna da empresa, concedendo segurança criptografada na transmissão de dados a sistemas da rede corporativa.

Agora é mais do que necessário que os gestores se realinhem com foco em investimento em segurança digital para que sejam adquiridas ferramentas que dê dor de cabeça ao “invasores de plantão – hackers”. Pois o futuro do trabalho (presente) é Digital first (meio digital como a base da sua estratégia).

Tendências Tecnológicas:  Business-centric

Com um cenário de aceleração da transformação digital devido a mudança repentina no comportamento e hábitos do consumidor, tornou-se um problema em que os gestores devem realizar foco estrategicamente para converter tais situações que impactam negativamente a organização. 

Compreender quais recursos são fundamentais para o negócio e se concentrar na modernização é um passo importante. A decisão de parar de enfrentar um projeto de modernização deve ser centrada no negócio, considerando as aplicações que dão suporte aos recursos, em todas as plataformas ao invés de focar esforços somente em um aplicativo. 

Em um contexto tecnológico, sempre existirá novas ferramentas e metodologias modernas em todas as áreas. Portanto, é necessário seguir com foco no desenvolvimento e evolução de soluções modernizadas, considerando que sempre haja um orçamento para investimento futuro.

Compreender os desafios de forma antecipada fará com que sua empresa tenha uma trajetória com um crescimento exponencial dentro do seu segmento. Para isso, é necessário ter especialistas capacitados e focados pensando em um passo à frente pela sua empresa.

Aproveite e conheça algumas das nossas soluções tecnológicas que temos a oferecer para a sua empresa e juntos sermos parceiros para atender melhor aos seus clientes e consumidores.

Ficou interessado por alguma de nossas soluções? Converse com um dos nossos consultores através do e-mail contato@mindtek.com.br

Inscreva-se em nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Confira mais conteúdos em nosso blog.

As 6 melhores ferramentas do Microsoft Azure para gerenciamento de dados

By |abril 4th, 2024|Categories: Destaque na Home, Hospedagem em Nuvem, Microsoft|

As 6 melhores ferramentas do Microsoft Azure para gerenciamento

Comentários desativados em As 6 melhores ferramentas do Microsoft Azure para gerenciamento de dados
Por |2023-08-14T17:31:06-03:00dezembro 29th, 2021|Uncategorized|Comentários desativados em Conheça as 05 tendências tecnológicas que vão impactar os negócios em 2022

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo