Obter informações sobre o comportamento do consumidor e ter uma visão holística do seu negócio é mais simples do que você pode imaginar.
Quem é gestor sabe a dor de cabeça compilar as informações de toda organização sem erros e de forma mais breve possível. Isso é uma tarefa que pode levar semanas para os usuários e as equipes de TI processarem todos os dados de diversas ferramentas e compilar estes dados para os gestores e demais partes interessadas, podendo ocasionar perda de faturamento e até mesmo erros que não poderão ser corrigidos por causa da demora nas análises e tomada de decisão.
O Business Intelligence (BI) tem a função de basear a tomada de decisão em dados mensuráveis que são extraídos de diversas ferramentas por meio da integração da API e, para uma empresa de varejo, a quantidade de dados é tão grande que torna difícil realizar uma análise de forma ágil e assertiva.
Utilizar as ferramentas de BI a favor do crescimento do seu negócio faz otimizar processos e a tomada de decisão com o aproveitamento de novos insights que a ferramenta concede e para agilizar o processo de implantação de uma área de BI & Analitycs dentro de uma empresa de varejo, a Mindtek, criou um plano de ação que, em poucas semanas, transforma as análises das informações do seu negócio por meio das aplicações de BI.
Esse plano foi desenvolvido a partir das análises baseadas por nossos especialistas de BI atuando em clientes e parceiros nacionais e multinacionais no segmento de varejo.
Nossa solução de varejo possui uma arquitetura informacional dividida em três setores: comercial, financeiro e estoque:

Comercial
Desenvolvido a partir das necessidades de agilidade e abrangência analítica da área comercial com uma visão gráfica e dinâmica construída a partir da consolidação dos dados comerciais (Data Mart) vinculado ao LINX.
- Nesse aplicativo é possível visualizar métricas anuais, mensais e diárias de cada loja física e/ou PDV;
- Ações de demarcações (evolução das métricas: preço, número de atendimentos, faturamento, n° de vendas);
- Usuários a níveis gerenciais têm acesso em tempo real às métricas.
Diário de Supervisores
Relatórios gerados a partir do Data Mart Comercial com acompanhamento das métricas de cada loja e franquias, onde os supervisores têm acesso diariamente às informações gerenciais através das ferramentas Nprinting ou MindReport, onde é possível por meio da seleção de dados filtrar e exportar para os formatos mais populares (PDF, WORD, EXCEL e POWER POINT). Isso ajuda a minimizar o tempo da geração de relatórios e compilação dos dados.
Produtos e Estoques
Com essa aplicação o usuário possui um maior detalhamento do produto onde será agrupado através de algumas especificações do produto, como por exemplo: cor, tamanho ou remessa, comparando o histórico mensal e abrangendo todas as principais métricas de vendas e estoque.
e-Commerce
Ao acessar a aplicação, o usuário de negócio pode observar as métricas específicas das vendas online (frete, marketplace e Omni Channel), tendo uma visão detalhada e analítica por variações de cada produto com visões comparativas e de fechamento anuais e mensais.
Equilíbrio de Estoque
Nessa aplicação é possível avaliar o equilíbrio do estoque por região, loja, agrupamento e produto. Uma visão 360° de todo o estoque das lojas, franquias e depósito, tendo a possibilidade de acompanhar os produtos que estão em trânsitos.
Alerta de Vendas
Em um único dashboard é possível verificar os produtos que estão sem venda superior a 30 dias ou de acordo com a estratégia de cada empresa;
Consultar as vendas através de agrupamento (linha, grupo, subgrupo) e produto com uma visão gráfica para analisar a criticidade (risco potencial de ativos).
Análise de Packs
É possível parametrizar por período, agrupamento e quantidade de dias analisados através de uma tela analítica comparando desempenho do pack atual x pack sugerido.
Vendas por tipos de pagamento
Aplicativo para o setor financeiro que tem como objetivo a análise da distribuição e acompanhamento dos meios de pagamento subdivididos por tipo e características.
Suporte ao ambiente informacional
Para cada empresa, uma necessidade.
Por mais que apresentamos a você um modelo de como podemos implementar um setor de BI & Analitycs em seu negócio de varejo, sabemos que cada empresa possui uma necessidade e estratégia que diferem de suas concorrentes, e por isso, após a implementação desse modelo damos o suporte de ambiente informacional em que se faz necessário o levantamento das necessidades e adaptações com objetivo do negócio.
Simplifique o seu negócio com a Mindtek.
Converse com um dos nossos especialistas e agende uma apresentação.
Nosso e-mail: contato@mindtek.com.br
.
Funcionalidades do Copilot Studio que você precisa conhecer
Funcionalidades do Copilot Studio que você precisa conhecer
Como utilizar cofre de senha empresarial da Microsoft
Como utilizar cofre de senha empresarial da Microsoft
A importância da implementação de SIEM para a segurança cibernética
A importância da implementação de SIEM para a segurança