Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

Início|Mind Self Service AD|Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

Hoje, dia 09 de fevereiro é comemorado o dia internacional da internet segura, conhecida como projeto Safer Internet Day.

Em 2021, é a 13° vez que o Dia da Internet Segura é celebrado no Brasil.  E, a cada ano, mais gente vem se conscientizando sobre a importância do uso seguro, ético e responsável.

A data idealizada pela Rede Insafe da Europa surgiu para promover atividades sobre ética, responsabilidade e segurança na internet; e hoje já são mais de 140 países envolvidos.

De acordo com relatório de segurança do Norton, da Symantec, mais de 44 milhões de brasileiros já foram vítimas de ataques cibernéticos e no ano de 2020 houve mais de 15 bilhões de tentativas de ciberataques no Brasil, dentro de um período de três meses.

Veja algumas dicas para acesso seguro à internet à pessoas físicas:

  • Não utilize a mesma senha para todos os aplicativos  e serviços, sempre escolha uma senha única para cada conta;
  • Restrinja permissões em arquivos compartilhados;
  • Tenha cuidados a e-mails suspeitos que acompanha link para download de arquivos ou links suspeitos;
  • Sempre saia da sua sessão de banco on-line quando terminar de realizar a consulta ou alguma operação;
  • Somente baixe aplicativos em lojas oficiais, como: Google Play App Store;
  • Monitore as atividades de sua conta bancária e procure o banco ao menor sinal de que algo está errado. Os cibercriminosos fazem um pequeno “teste”, como uma transação de baixo valor.

Agora confira dicas para você que é gestor, empresário ou microempreendedor:

  • Controle de conta: é uma violação de um sistema de segurança onde informações sobre cartões de crédito e contas bancárias são expostas e podem ser usadas para realizar fraudes financeiras.
  • Botnets: é a rede de computadores que foram infectados por malware. Essa rede permite acessar informações sem que o usuário tenha conhecimento.
  • Phishing: são páginas falsas com características muito semelhantes às de outros sites verdadeiros, com a intenção de confundir o usuário e fazê-lo acreditar que ele está em um site seguro e conhecido, quando na verdade ele está em um falso. Empresas como instituições financeiras ou sites que realizam algum tipo de transação são as que mais sofrem com esse tipo de fraude.
  • Erros humanos: Da mesma forma que a internet é robusta e desenvolvemos estratégias diferentes para garantir a segurança, sabemos que, com um simples clique, é possível perder as informações do seu site. Certamente você se lembra de quando enviou um e-mail por engano, pressionou o botão errado ou acabou perdendo todas as informações, o mesmo pode acontecer com informações da sua empresa.

Não facilite a tarefa para hackers: com o acesso a uma senha simples ou a falta de alguns procedimentos de segurança, milhões de e-mails foram enviados para enganar pessoas, informações foram sequestradas e milhões foram roubados.

Para se proteger contra os ciberataques, conheça a nova solução Mind Self Service AD; o usuário acessa o portal web e pode alterar a senha sozinho, sem complicações por meio de uma segurança criptografada. Após a confirmação de alguns dados pessoais, é enviado um código de verificação ao usuário por e-mail ou SMS para o usuário alterar a sua senha.

Por mais que saibamos, podemos cair em uma cilada! Mantenha-se sempre atento.

Se você deseja saber mais sobre soluções de segurança para Rede Corporativa, conheça o Mind Self Service AD.

Caso desejar uma demonstração da ferramenta entre em contato conosco pelo e-mail: contato@mindtek.com.br

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Por |2021-02-09T11:04:44-03:00fevereiro 9th, 2021|Mind Self Service AD|Comentários desativados em Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

Sobre o Autor:

Graduando em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Infnet. Atuo na equipe de Marketing da Mindtek com foco em estratégias em Marketing de conteúdo e desenvolvimento web.
Ir ao Topo