Quando você descobre que seus dados têm muitos erros, elementos faltantes ou poucos registros,  você se sente angustiado?

Os dados são a matéria-prima a partir da qual uma solução de Ciência de Dados será construída. Mas, no mundo real, nem sempre os dados necessários estão disponíveis, corretos e prontos para análise.

Boa parte do esforço de um projeto com dados é destinada à coleta, limpeza e transformação deles. É preciso prepará-los, para convertê-los em formas com requisitos adequados. Sem isso, corre-se o risco de inviabilizar todo o projeto.

Porém, vale ressaltar que analistas/cientistas de dados não fazem milagre. É possível sim fazer ajustes para melhorar a base de dados, mas problemas graves de coleta e registro nem sempre podem ser resolvidos.

Muitas vezes, para ajustar dados duvidosos, é preciso dar um passo atrás e ensinar quem os gera a fazer isso corretamente. Em uma empresa, esse aprendizado pode fazer parte de um programa de “alfabetização de dados”, para que as demais equipes entendam o valor dos dados e se disponham a coletá-los e armazená-los de forma a otimizar as análises futuras.

E você, já teve que desistir de alguma análise de dados porque a base era insatisfatória? Caso sim, imagino o quanto isso foi preocupante.

A Mindtek possui uma equipe de especialistas em Alfabetização de Dados, Big Data, Business Intelligence e Desenvolvimento Web. Deseja saber como a Mindtek pode lhe ajudar na resolução do seu  problema? Solicite uma apresentação através do email contato@mindtek.com.br