A certificação em um produto é a chancela, em geral do próprio fabricante, de que estamos aptos ao desenvolvimento e utilização da ferramenta utilizando suas melhores práticas. Neste artigo vamos abordar os principais aspectos da Certificação Qlik Sense Business Analyst, disponibilizada pela Qlik. Vamos nessa!

 

Como é a prova?

As questões são de múltipla escolha e podem requerer mais de uma resposta. Mas não se preocupe. Se este for o caso a pergunta lhe informará quantas respostas são necessárias. Caso contrário, apenas um resposta é requerida.

A prova para a Certificação Qlik Sense Business Analyst verifica se o candidato está apto para identificar requisitos, modelar aplicativos, preparar e carregar dados e desenvolver um aplicativo de maneira geral. A prova é composta por 50 questões de múltipla escolha, e deve ser realizada em até 2 horas.

O exame está disponível na língua inglesa. Se o Inglês não for a sua língua nativa você pode obter um tempo extra na prova (#ficaadica). Basta enviar um e-mail para a Qlik antes de se registrar na Pearson Vue. Isto é muito importante, antes de se registrar para a prova, solicite o tempo extra. Não há opção de tempo extra pelo formulário de registro padrão, ou seja, você somente poderá contar com as 2 horas padrão de prova. O e-mail deve ser enviado para certification@qlik.com. Maiores detalhes em na FAQ da Qlik.

Como a prova está em Inglês, sugiro fortemente, de forma a se acostumar com este idioma, a utilizar a interface do Qlik Sense em Inglês. Assim você se familiarizará com termos, nomes de objetos e principais propriedades/comandos (#ficaadica).

A prova, assim como as demais provas de certificação da Qlik, é ministrada pela Pearson Vue. Elas podem ser realizadas em um Centro de Testes da Pearson Vue ou em sua casa ou escritório pelo OnVUE online proctoring.

Nesta segunda opção você faz o exame online, em uma sala na sua casa ou escritório, sendo monitorado através do microfone e webcam de seu computador por um instrutor da Pearson Vue. Você não pode deixar a sala, por isso é muito importante se preparar antes do exame. Uma sugestão é ter uma garrafa de água e uma fruta. Ah, e vale uma visita ao banheiro antes de iniciar a prova (#ficaadica).
 

Investimento

Agora vamos ao custo da prova. O exame custa $ 250 USD por cada tentativa. Isso mesmo, caso seja reprovado uma nova taxa será cobrada se decidir refazer o exame. Mas não se preocupe, se você está lendo este artigo é porque está se preparando bem. A taxa pode ser paga no seu cartão de crédito internacional diretamente no site da Pearson Vue.
 

Tópicos abordados

De forma geral a prova abrange 4 tópicos que listaremos abaixo. Estamos disponibilizando os tópicos em Inglês para que possa já ir se acostumando ao idioma.

Identify Requirements (23% of the exam)
  • Describe how the Qlik Sense capabilities can assist in analysis of data.
  • Determine which Qlik products and QSE features/methods are needed to meet business requirements.
  • Translate business needs into technical requirements.
Design Application (22% of the exam)
  • Organize the application layout to meet business needs.
  • Determine which visualizations meet business requirements.
  • Determine design elements needed for flexibility, ease of use, and maintenance.
Prepare and Load Data (25% of the exam)
  • Apply the steps to create the associative data model using the data manager.
  • Troubleshoot basic data modeling and data issues.
Develop Application (30% of the exam)
  • Configure dashboards and visualizations to illustrate business insights.
  • Apply steps to share business insights.

Uma dica importante: é necessário conhecer alguns dos principais produtos da plataforma Qlik. Não precisa conhecer a fundo, mas é preciso saber para que servem (#ficaadica).

Exemplo: Em uma corporação é preciso distribuir os dados de um dashboard para aproximadamente 100 usuários em Excel. Este requisito é alcançado utilizando que ferramenta? Resposta: NPrinting.

Como se preparar?

Os treinamentos de Qlik Sense ministrados pela MindTek ou por sua parceira Toccato, são a base para o aluno que pensa em se certificar. O treinamento Qlik Sense Análise de Informações é o mais indicado, neste caso. Maiores detalhes por e-mail em contato@mindtek.com.br.

Se preferir, você pode assistir a alguns cursos do Qlik Continuos Classroom (QCC). O QCC é a ferramenta de e-learning da Qlik com diversos cursos de suas ferramentas. Separamos um link especial para você navegar nos cursos de Business Analyst que são gratuitos. 

Outro repositório importante de informções é o Canal do Youtube Qlik Help Channel.

Questões para praticar antes da prova

Para praticar antes da prova deixamos aqui duas listas de questões de exemplo com respostas.

Em resumo, com uma boa preparação e conhecendo todas as etapas para certificação, você conseguirá se certificar facilmente, temos certeza. Um grande abraço e até a próxima.