Inovação: Valor ou meta?

Sempre que eu falo com os executivos sobre inovação, a discussão mais apaixonada diz respeito ao papel da cultura corporativa. Muitos líderes claramente ouviram do conselho que eles devem apoiar um estilo de trabalho que estimule o pensamento e ação inovadora.

Muitas vezes, nós tentamos fazer isso acontecer, simplesmente dizendo que somos inovadores em nossa declaração de valores corporativos. No entanto, é preciso muito mais do que um memorando executivo para encorajar um novo pensamento. A mudança cultural é difícil, especialmente quando uma medida chave do sucesso inclui aceitar o erro, fundamental para qualquer trabalho de transformação. Como primeiro passo, é preciso distinguir entre a inovação como um valor e a inovação como uma meta.

Confusão cultural

Muitas vezes me deparo com afirmações como esta: “A inovação é a força motriz da nossa equipe.” Você deseja. Fale com os membros da equipe e eles são tão propensos a dizer-lhe que a sua empresa é impassivelmente conservadora e agonizantemente avessa ao risco. Fale com os líderes e eles vão te dizer que é claro que temos uma cultura de inovação – as equipes simplesmente não entregam inovação suficiente!

O que está acontecendo em tais casos? Normalmente, descobre-se que os líderes corporativos realmente querem ver o novo trabalho, mas eles não dão suporte a esse desejo com ações para encorajar e recompensar a assunção de riscos e falhas frequentes que levam à inovação. Esse problema, por sua vez, surge de uma confusão entre metas e valores.

Metas e valores

As metas são frequentemente financeiras: mesmo se não for estritamente monetária, devem, pelo menos, medi-la. “Nós criamos novos produtos deliciosos” é uma meta. Um pouco complicada, talvez, mas podemos medi-la, contando produtos e acompanhando a felicidade dos clientes com o resultado.

Valores, por outro lado, podem ser um pouco intangíveis e, espera-se, baseadas em convicções éticas ou filosóficas. “Faça os Outros Grandes”, “Seja humilde”, “Assuma a responsabilidade.” Esses valores corporativos finos são inerentemente difíceis de medir: não se pode facilmente reduzi-los a dólares e centavos.

Claro, podemos realmente querer a “inovação” como um valor. Em nossos corações corporativos podemos dar importância para novas idéias para respaldar todas as discussões. Mas você não chegará lá apenas desejando isso. Primeiro, você deve fazer da inovação um objetivo.

Possua a meta

Eu às vezes digo (apenas brincando pela metade) à minha equipe que eles me decepcionaram. Muitas de suas ideias provam ter valor, utilidade e prática. Eles não falham o suficiente! Isto é, no entanto, apenas metade de uma piada. Uma cultura que realmente incentiva a experimentação irá, em algum momento, recompensar os esforços imaginativos que não funcionaram. Agora, não me interpretem mal, por favor, recompense os esforços bem-sucedidos, também!

O ponto importante é ter metas corporativas que medem o esforço de inovação. Quantos novos projetos? Quantos são genuinamente experimentais na medida em que investigam novas linhas de negócios, novas tecnologias ou novos serviços? Como muitos destes projetos prosperaram e fracassaram?

Crie metas como estas, estabelecidas e financiadas e medidas e reportadas. Em breve você vai olhar em volta delas e reconhecer que a inovação conduz um batimento cardíaco regular de seu negócio. Tendo feito isso, quando você vê essas metas escolhidas espontaneamente e definidas em novas formas em todos os níveis da sua organização, em seguida, você pode refletir que, de fato, você tem a inovação como um valor fundamental.

Tradução do texto de Donald Farmer

Confira artigos relacionados:

Por |2023-08-10T15:37:41-03:00junho 22nd, 2020|Destaque na Home|Comentários desativados em Inovação é um valor ou uma meta?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo