As arquiteturas modernas, juntamente com os novos serviços de Inteligência Artificial e as técnicas avançadas de ciência de dados, estão possibilitando o uso completo da análise em toda a organização e a alfabetização dos dados.

Embora as novas infraestruturas (por meio de nuvem), novas tecnologias (streaming de dados), permitam às empresas aumentarem significativamente a disponibilidade de dados, ainda é precisa abordar o componente de pessoas, e os processos para tornar os dados sempre disponíveis e prontos para análise.
A fim de oferecer maior agilidade, valores mais rápidos e dados em tempo real aos usuários para todas as áreas na organização, o DataOps chegou para ajudar.

O que é DataOps para analytics da Qlik ?

O DataOps é uma prática colaborativa de gerenciamento de dados focada em melhorar a comunicação, integração e automação dos fluxos de dados entre o gerenciamento de dados e os consumidores em uma organização.
Uma metodologia que abrange a adoção de tecnologias modernas por meio da integração. Os processos que transformam os dados de um estado bruto para concluídos, onde as equipes podem trabalhar com os dados. Seu objetivo é alinhar os dois lados da equação da entrega de dados, para extrair maior valor para empresa.

Como o DataOps pode impactar sua organização?

A transformação orientada a dados requer uma abordagem ágil em toda a cadeia de suprimentos de dados, desde sua infraestrutura até seus processos e pessoas.
O DataOps ajuda você a reunir todos esses elementos, acelerando os tempos de ciclo e melhorando o desempenho com o potencial de transformar sua organização em várias maneiras:

Ajuda a impulsionar na Alfabetização de dados

A Alfabetização de dados está rapidamente se tornando uma estratégia para gestores e analistas, pois os dados estão se tornando mais confiáveis e mais fáceis para usar e extrair informações. A Integração e o gerenciamento modernos de dados podem acelerar esse processo, centralizando o controle e democratizando o acesso.

Processos analíticos mais rápidos e ágeis

O DataOps permite que você mova os dados conforme eles são alterados, em tempo real. A automação de tarefas manuais reduz o tempo do ciclo de análise, liberando recursos para um foco de nível superior. E as soluções de integrações flexíveis permitem que a TI altere uma fonte ou um destino sem interromper a infraestrutura.

Democratização dos dados

Em vez de limitar as percepções analíticas aos cientistas de dados, você pode estendê-las a um amplo conjunto de usuários de linha de negócios com a experiência focada. Isso inclui usuários na linha de frente e nas bordas dos negócios (por via dispositivos móveis e IoT), ajudando a otimizar as operações e as experiências do cliente.

Governança ao longo do ciclo de vida da entrega de dados

Com catálogos de dados inteligentes, índices de dados e outras ferramentas à TI é possível projetar um processo moderno de governança com os controles de acesso necessários para evitar a variabilidade e o caos das decisões de dados. É possível a equipe de TI poder alcançar agilidade armazenando em repositórios locais ou na nuvem. Isso fornece aos usuários acesso oportuno aos dados prontos para a empresa, além de oferecer garantia de qualidade, com designações de função e responsabilidade que trazem mais dados corretos para as pessoas certas no momento certo.

Maior Colaboração

Para os cientistas e analistas de dados o DataOps torna o processo de análise de dados mais rápido e completo, pois é um ótimo veículo para criar o alinhamento de negócios. Diferentemente das forças-tarefa tradicionais que lidam com questões de nicho, o DataOps afeta toda a organização, fornecendo dados valiosos a todos os usuários de negócios quando eles precisam, de maneira consumível e controlada.