Confuso com a quantidade de informações que chega até o setor financeiro de sua empresa? São inúmeros dados, números e cálculos que parecem não se relacionar entre si e acabam dificultando as tomadas de decisão mais precisas? Se essa situação faz parte do dia a dia da sua gerência financeira, está na hora de entender como o Business Intelligence pode ajudá-lo a resolver essas questões quando aplicado ao Big Data corporativo do seu negócio.

O que é o Big Data?

Já parou para pensar na quantidade e variedade de dados que são gerados e armazenados na empresa, todos os dias? Porém, mais importante do que ter dados é conseguir usá-los de forma estratégica. É aí que o Big Data entra em cena.

Usamos o Big Data em situações nas quais o volume de dados é muito grande. Quando aplicamos essa realidade às empresas, percebemos que a quantidade de informações geradas pelos departamentos cresce exponencialmente à medida que novos dispositivos tecnológicos e sistemas passam a gerar e armazenar mais dados. Com isso, está cada vez mais difícil processar esse volume de informações.

Com o objetivo de entender melhor os resultados financeiros e evitar perdas, o gestor de finanças precisa de ferramentas tecnológicas capazes de lidar com esses grandes volumes de dados. Dessa forma, toda e qualquer informação vinda de diferentes áreas da empresa pode ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil – ou seja, em tempo suficiente para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados.

Por isso, lançar mão de soluções que interpretem uma infinidade de dados produzidos diariamente é crucial para a saúde financeira da organização. Afinal, conhecendo os mínimos detalhes da interação entre custos e despesas, o gestor financeiro é capaz de identificar tendências realmente significativas para o negócio.

O Qlik como aliado do Big Data

Uma forma de trazer os benefícios do Big Data para dentro da sua empresa é integrá-lo ao Qlik Sense, ferramenta de Business Discovery, cuja performance em Big Data tem solucionado as dificuldades gerenciais de médias e grandes empresas. Isso porque o Qlik integra os dados disponíveis em uma plataforma simples, de fácil visualização e entendimento pelo gestor, que consegue analisar as informações e transformá-las em vantagem competitiva.

Com toda essa inteligência à disposição, de forma rápida, o gestor assume um maior controle sobre o negócio e tem muito mais segurança para a tomada de decisões, pois passa a entender melhor os processos financeiros e, consequentemente, identificar tendências do mercado.

Conheça vantagens de usar Big Data nas finanças:

  1. Os pedidos emitidos pelos vendedores são visualizados em tempo real pela equipe financeira; e as baixas no estoque são lançadas em um único sistema, de visualização imediata pelo departamento contábil.
  2. A possibilidade de acumular volumes massivos de informações vindas de múltiplos canais; e a análise desses dados para conhecer os clientes e seus hábitos de comportamento.
  3. Melhora das vendas com uma oferta mais exclusiva e direcionada; redução de custos com eficiência operacional; e mais valor agregado ao negócio.
  4. Permite analisar e compreender os riscos e as oportunidades em médio e longo prazos e ainda redefinir sua estratégia em tempo real frente a acontecimentos adversos.
  5. Possibilita a concentração de dados de transações financeiras entre empresas e seus fornecedores, clientes, colaboradores, organizações governamentais e parceiros, além de dar melhor acesso a preferências do consumidor, aperfeiçoando sua experiência com produtos ou serviços, e, com isso, alcançando resultados positivos no processo de fidelização.

Deseja conhecer mais sobre mais sobre essa solução da Mindtek?

Solicite uma apresentação através do email contato@mindtek.com.br