Qual a diferença entre o Power BI Desktop e o Power BI Service?
O Power BI é uma ferramenta que se destaca no mercado como solução completa de Business Intelligence (BI) com recursos de preparação de dados à governança. E, para compreender a ferramenta, é preciso conhecer o seu ecossistema: Power BI Desktop e Power BI Service.
Power BI Desktop
O ciclo analítico é o Power BI Desktop com ambiente local dedicado ao desenvolvimento, modelagem e autoria dos relatórios. Se consolida em três motores:
- Power Query
Ele opera como uma camada de extração, transformação e carga (ETL) através da Linguagem M, se conectando em diversas fontes, arquivos, APIs, serviços e de nuvem e banco de dados.
Um dos seus conceitos-chaves é o Query Folding, que é a capacidade de empurrar parte do processamento para a fonte de dados, reduzindo custos de memória e melhorando performance.
- Power Pivot
Oferece armazenamento colunar altamente comprimido e consultas ultrarrápidas através da estruturação do modelo (Star Schema ou Snowflake), criação de relacionamento e uso da linguagem DAX permitindo cálculos dinâmicos, medidas e análises.
Isso Garante que o modelo seja escalável e otimizado para análises avançadas.
- Power View
É por meio dele que recursos com drill-down, cross-filtering e dashboards ganham vida, permitindo o uso intuitivo. Tudo que é desenvolvido no Desktop é salvo em um arquivo .pbix que será posteriormente enviado ao Power BI Service.
Power BI Service
Após o desenvolvimento no Power BI Desktop, o arquivo .pbix é publicado no Power BI Service, plataforma em nuvem hospedada no Azure. Aqui, o conteúdo assume uma nova camada de estrutura e governança.
Dataset e relatório
Depois que é publicado, o Power BI Service separa o conteúdo em:
– Dataset: modelo de dados, consultas M e Cálculos DAX
– Report: interface
Isso permite que múltiplos relatórios compartilhem um mesmo dataset, reforçando o conceito de Single Source of Truth.
Conectividade e atualização automática
O Service gerencia:
- Atualizações agendadas, que executam novamente as consultas e refrescam o modelo
- Power BI Gateway, responsável por conectar ambientes locais ao ambiente de nuvem com segurança
O Gateway é essencial quando a empresa mantém bancos de dados internos protegidos por firewalls.
Ambientes e tipos de entrega
O Service oferece estruturas colaborativas e mecanismos de distribuições com Workspaces, dashboards e aplicativos permitindo que os usuários tenham clareza e maior controle.
Governança e segurança
O Service centraliza configurações de compliance e segurança com:
– RLS (Row-level Security): filtragem de dados por usuário;
– Data Lineage: rastreamento completo do fluxo de dados.
Isso traz garantia as análises sensíveis respeitando as políticas internas e práticas de governança de dados.
Conclusão
O Power BI é um ecossistema completo conectando desenvolvimento, modelagem, governança e consumo de informações. Iniciando o fluxo no Desktop e evoluindo no Service onde a ferramenta opera de modo integrada, atendendo tanto o analista técnico quanto aos usuários de negócios.
Se você deseja tornar sua arquitetura mais robusta e escalável através do BI, otimizando as análises e melhorando a tomada de decisão, converse com um dos nossos especialistas através do contato@mindtek.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99146-6537.