Destaques do Update Power BI – Fevereiro 2025
A nova atualização do Microsoft Power BI já está disponível e você pode baixar diretamente do nosso site.
É preciso lembrar que a versão 32 bits não será mais suportada após o 30/06/2025. É necessário realizar a atualização para versão 64 bits do Power BI Desktop para continuar recebendo suporte e novas atualizações.
Agora veja os principais recursos introduzidos no Power BI nesse mês de fevereiro 2025.
Copilot mobile: Disponível para Ipads e tablets Android
O Copilot agora pode ser usado nos aplicativos móveis do Power BI, tanto em iPads quanto em tablets Android, o que significa que mais pessoas podem aproveitar essa tecnologia de Inteligência Artificial (IA).
Para começar a usar o Copilot no seu celular, é bem simples: é só tocar no botão do Copilot que fica no topo do relatório. Depois, você pode escolher se quer um resumo ou se deseja descobrir novas informações. O Copilot vai te dar uma resposta com base no que você pediu e você pode copiar, compartilhar ou continuar a conversa. Além disso, as sugestões que aparecem na parte de baixo da tela ajudam a melhorar sua pergunta ou a criar novas, tornando mais fácil explorar seus dados.
Explore as repostas do Copilot
A opção de “expandir visualização” foi trocada pelo novo recurso “Explorar”, que é totalmente interativo. E o melhor de tudo é que você pode usar esse recurso tanto no modo de leitura quanto no de edição de um relatório. Com o Explore, agora você pode fazer ações rápidas no Copilot. É só abrir a experiência “explorar” para filtrar, classificar, trocar campos ou mudar tipos de visual de forma fácil e rápida.
Você pode escolher guardar o novo estilo de exploração em um relatório ou em uma exploração, caso você queira retornar.
Suporte a formatação condicional para cálculos visuais
Agora você pode usar cálculos visuais para criar regras de formatação condicional nas colunas e medidas dos seus gráficos. Além disso, é possível aplicar essas regras também aos cálculos visuais.
Quando você abrir a caixa de diálogo de formatação condicional vai notar uma nova seção que exibe os dados presentes no seu gráfico. Essa seção inclui todas as colunas, medidas e cálculos visuais, além de mostrar os campos que estão ocultos.
Por exemplo, eu tenho um gráfico simples que apresenta as vendas por trimestre, utilizando uma medida chamada “Total de Vendas” e a coluna “Trimestre Fiscal”. Eu adicionei um cálculo visual que, para cada trimestre, determina a diferença em relação ao primeiro trimestre.
Oculto o cálculo VSFirst e vou usá-lo para definir uma cor de fundo condicional para o trimestre fiscal. Na caixa de diálogo de formatação condicional, vemos os dados nesta seção visual:
Todos os dados do seu modelo ainda estão acessíveis, na seção “Todos os dados”.
Em seguida, selecione o cálculo visual do VSFirst e configure a regra como de costume:
E a formatação condicional é aplicada:
Como mencionado, você também pode formatar os próprios cálculos visuais, como feito aqui com o mesmo cálculo visual que ficou visível para mostrar o resultado:
Suporte para publicação na Web (visual do Azure mapas)
Com essa nova atualização, você não precisa fazer nada a mais para usar seus visuais do Azure Mapas nos relatórios que serão publicados na web. É só pegar o seu código de incorporação como você sempre faz, escolhendo a opção Publicar na Web (público) na parte de Inserir relatório do menu Arquivo.
A partir daí, você pode usar o relatório incorporado como faria normalmente, agora com seus mapas exibidos.
Atenção: Esta atualização está em processo de lançamento, então você deve notar a mudança nas próximas semanas.
O catálogo do OneLake disponível no Microsoft Teams
Agora, o catálogo do OneLake está conectado ao aplicativo Power BI dentro do Microsoft Teams. Isso facilita a busca e a análise de dados de forma super prática no ambiente do Microsoft Office. Com essa integração, tanto os usuários quanto os profissionais de negócios podem trabalhar com seus dados, explorá-los e realizar várias ações, tudo isso sem precisar sair do Teams.
Aprimoramento do Monitoring Hub para modelos semânticos
No Hub de Monitoramento, você pode monitorar centralmente as atividades do Microsoft Fabric. Ele exibe atividades de atualização para todos os modelos semânticos, cada um mostrando uma linha com o status da última atualização.
Antes, ao clicar no nome de uma atividade no Hub de Monitoramento, você era levado para a página de detalhes do modelo semântico. Neste mês, a Microsoft está trazendo a nova página de detalhes para a atualização do modelo semântico. Essa nova página apresenta informações completas sobre uma atividade de atualização escolhida, como capacidade, gateway, horários de início e fim, detalhes de erro e várias tentativas de atualização.
Para cada tentativa de atualização, você pode visualizar as métricas de execução clicando no link “Mostrar” na coluna “Detalhes da execução”.
Essas informações podem ajudar na solução de problemas ou na otimização da atualização do modelo semântico. Anteriormente, esses dados eram acessíveis por meio do Log Analytics ou do Monitoramento do Espaço de Trabalho do Fabric.
Também é possível vincular detalhes de atualização de aplicativos externos. A página de detalhes de atualização do modelo semântico pode ser acessada de outros locais construindo uma URL com o workspace, o modelo semântico e a ID de atualização:
https://app.powerbi.com/groups/{workspaceId}/datasets/{semanticModelId}/refreshdetails/{refreshId}
Por exemplo, este Bloco de Anotações do Fabric usa o link semântico sempy e a API do Power BI Obter Histórico de Atualização para criar uma URL de detalhes de atualização para cada execução de um modelo semântico:
Você pode saber mais detalhes sobre o recurso acessando a documentação de atualização de dados de atualização.
Veja a lista completa das atualizações:
Atualizar o Power BI Desktop para a versão de 64 bits
Seção atualizada – ‘Como o Copilot chegou a isso’
Explore as respostas visuais do Copilot
Suporte à formatação condicional para cálculos visuais (versão prévia)
Suporte para publicar na Web para o visual do Azure Mapas (em breve)
Melhorias no conector Snowflake (versão prévia)
Usar o driver ODBC oficial para se conectar ao banco de dados Vertica (versão prévia)
Detalhar Donut PRO por ZoomCharts
Maximize a eficiência dos dados com o write-back accoMASTERDATA para o Power BI
O que achou dos novos recursos?
Aproveite para conhecer os nossos serviços de consultoria em Microsoft Power BI, bem como outros produtos da Microsoft.
Deseja conhecer a ferramenta do Power BI? Realize o download em nosso site.
A importância da análise de dados na gestão financeira
A importância da análise de dados na gestão financeira
Power BI: boas práticas para análise e visualização de dados
Power BI: boas práticas para análise e visualização de
Como extrair Dados de API no Power BI
Como extrair Dados de API no Power BI