6 dicas para otimizar o uso do Microsoft Azure 

Cada vez mais as empresas precisam de plataformas robustas para construir, gerenciar e implementar aplicações sem se preocupar com a infraestrutura. O uso da plataforma Microsoft Azure é abrangente no mercado, pois oferece armazenamento em nuvem dando uma solução completa às empresas para melhorarem o seu desempenho operacional. O que traz uma grande vantagem permitindo que as empresas sejam ágeis, seguras e orientadas por dados. 

 

Para aproveitar o potencial dos serviços da plataforma é preciso ir além da simples implementação e aplicar práticas que buscam otimizar o seu uso. O Azure proporciona melhorias nos processos organizacionais na empresa trazendo da melhora na utilização dos recursos, reduzindo custos e melhoras operacionais.  

Veja 6 dicas para otimizar o uso do Azure 

 1. Redução das Máquinas Virtuais 

Uma das práticas eficientes é reduzir o tamanho das Máquinas Virtuais (VMs) por meio do Azure Advisor. Você obtém recomendações precisas de redimensionamento com base na utilização de CPU e memória. Assim, você evita desperdícios e paga apenas pelo que realmente utiliza. 

2. Utilize Máquinas Virtuais Spot 

As VMs são ideais para workload (carga de trabalho) que pode ser interrompido em ambientes de desenvolvimento, teste e processamento em lote. Nisso proporciona descontos significativos em comparação com instâncias sob demanda, permitindo otimizar custos em tarefas não críticas. 

3. Habilite o dimensionador automático 

Com o Azure Kubernetes Service (AKS) é possível ajustar o número de nós e pods conforme a demanda trazendo eficiência e prevenindo o uso excessivo de recursos, mesmo em momentos de alta demanda. 

4. Economize com instancias reservadas 

As instancias reservadas você pode obter descontos significativos com uso de longo prazo, em torno de 1 a 3 anos. Aplicar essa estratégia é ideal para cargas de trabalhos previsíveis, trazendo economia quando comparado com instancias sob demanda. 

 5. Monitoramento de recursos  

É possível acompanhar o desempenho e a utilização dos recursos no Azure através do  Azure Monitor. Os dashboard oferecidos pela plataforma permite que seja feita uma análise dos dados que auxiliam a identificação VMs subutilizadas e recursos desnecessários, otimizando a sua alocação e cortando custos desnecessários. 

Veja 6 dicas para otimizar o uso do Azure

Fonte: Microsoft Learning

6. Use o SQL Azure sem servidor 

Com aplicação do modelo sem servidor do banco de dados SQL do Azure você tem o ajuste automático da capacidade conforme a demanda, sendo cobrado apenas pelos recursos consumidos. Isso é ideal para cargas de trabalhos variáveis. 

Conclusão

Aproveitar ao máximo o Microsoft Azure é fundamental para empresas que buscam cortar gastos e aumentar a eficiência na nuvem. Como você pode ler neste artigo, ao adotar estratégias é otimizada o retorno financeiro (ROI). Se você deseja saber mais detalhes sobre essas dicas mencionadas ou tem alguma dúvida sobre como implementar o Azure na sua empresa, converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br ou através do whatsapp +55 21 99146-6537 

Por |2024-12-18T17:08:04-03:00dezembro 18th, 2024|Destaque na Home, Hospedagem em Nuvem, Microsoft Azure|Comentários desativados em 6 dicas para otimizar o uso do Microsoft Azure

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo