Destaques do Update Power BI – Novembro 2024

A nova atualização do Microsoft Power BI já está disponível e você pode baixar diretamente do nosso site.

Neste post, vamos destacar os principais recursos introduzidos no Power BI no mês de Outubro. 

Copilot na versão Power BI Mobile

Com o Copilot no Power BI Mobile, o usuário não precisa mais analisar dados por conta própria. O Copilot oferece resumos e insights de relatórios, permitindo decisões informadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Imagine um gerente de vendas acessando rapidamente um resumo executivo do último relatório de vendas com um único toque, ou um técnico de manutenção obtendo informações de desempenho da máquina em tempo real, diretamente no chão de fábrica.

Para usar o Copilot no app, basta tocar no botão Copilot no cabeçalho do relatório (que atende aos requisitos do Power BI) e escolher entre obter um resumo ou explorar insights. O Copilot responderá de acordo com a solicitação, possibilitando copiar e compartilhar a resposta ou interagir ainda mais ao selecionar as sugestões na parte inferior, que permitem refinar a resposta ou criar novas perguntas.

Para mais informações sobre o Copilot nos aplicativos móveis do Power BI, acesse a postagem completa no blog.

power bi mobile - copilot no power bi mobile

Resumos do Copilot em assinaturas

Precisa extrair insights de imagens de relatório do Power BI em seu email ou digerir rapidamente um resumo do seu relatório do Power BI? 

Assine os resumos do Copilot para relatórios do Power BI. Esse recurso está disponível com assinaturas Standard e para relatórios em uma capacidade qualificada para copilot.

Saiba mais sobre como usar o Copilot no Power BI e no Fabric.

Configure os resumos do copilot para relatórios do Power BI que você assina da seguinte maneira:

  1. Selecione a opção ‘Assinar’ na faixa de opções do relatório do Power BI no qual você está interessado.

  1. Selecione ‘Assinatura padrão’

  1. Você pode assinar o relatório.

  1. Adicione um resumo do copilot ao e-mail entregue pela assinatura. Se você for elegível, sua assinatura receberá o resumo do Copilot por padrão.

  1. Você pode ‘Visualizar resumo’ para ver uma amostra de como o resumo será visualizado.

  1. Teste sua assinatura selecionando ‘Enviar agora’ depois de salvar a assinatura

Nota: ‘Enviar agora‘ entregará o e-mail com o resumo do copilot a todos os destinatários.

Cálculos visuais

Agora é possível exportar dados de visuais que contêm um ou mais cálculos visuais ou campos ocultos.

Ao exportar dados, os campos ocultos de um visual não serão incluídos, a menos que a exportação seja dos dados subjacentes. Os resultados dos cálculos visuais sempre fazem parte da exportação, exceto quando os dados subjacentes são exportados, pois os cálculos visuais não compõem os dados subjacentes e existem apenas no visual.

Saiba mais sobre cálculos visuais na documentação.

Múltiplos pequenos para o novo visual de cartão

Esse novo recurso, atualmente em versão prévia, com o novo visual de cartão, oferece uma excelente oportunidade para experimentar suas funcionalidades.

O recurso de múltiplos pequenos exibe uma série de blocos de cartão em formato de grade, com cada bloco representando uma categoria ou dimensão de dados, o que facilita a comparação e análise de OKRs em diversas áreas.

Essa adição aprimora a organização e a clareza dos dados, além de otimizar o desempenho visual, permitindo uma análise e apresentação de dados eficazes. Para experimentar, basta acessar Opções e Configurações > Opções > Recursos de Visualização > Novo Visual de Cartão e garantir que ele esteja ativado.

Entre as vantagens do novo recurso de múltiplos pequenos, destacam-se:

  • Layout de múltiplos pequenos: Opções de exibição em coluna única, linha única ou grade, com personalização da quantidade de múltiplos, linhas e colunas.
  • Opções avançadas de formatação: Ajustes em estilos de fonte, codificação de cores e formatação condicional para maior precisão visual.
  • Bordas e linhas de grade: Controle individual de estilo, largura, cor e transparência para bordas e linhas de grade.
  • Estilo de rolagem: Escolha entre rolagem contínua ou paginada, garantindo uma navegação suave entre os cartões.
  • Personalização de cabeçalhos: Opções para orientação horizontal ou vertical, alinhamento, fonte, cor, transparência, e personalização do fundo com cor ou imagem.

Experimente essa funcionalidade para aprimorar suas apresentações e análises de dados de forma impactante e organizada.

Segmentação de texto com novo visual

Para habilitar a nova segmentação de texto, navegue até Opções e Configurações > Opções > Recursos de Visualização > Visual da Segmentação de Texto e certifique-se de que ela esteja selecionada. Em seguida, reinicie o Power BI.

A segmentação de texto permite que o usuário insira um texto específico que atua como filtro, direcionado a um campo de dados designado. Ao inserir o texto desejado na caixa de entrada da segmentação, o visual restringe o conjunto de dados para exibir apenas as informações que contêm o texto inserido. Essa funcionalidade é especialmente útil para grandes conjuntos de dados, onde a filtragem rápida e precisa é essencial para análises e apresentações eficazes.

Para criar um visual de segmentação de texto, selecione o ícone de segmentação de texto na galeria de visuais, localizada na guia Criar Visual no painel Visualizações. Isso adiciona um espaço reservado visual à tela do relatório, pronto para receber a segmentação desejada.

A nova segmentação de texto apresenta uma ferramenta de filtragem poderosa e personalizável no Power BI:

  • Experiência do usuário aprimorada: A segmentação de texto fornece aos usuários um método direto e eficiente para filtrar a entrada.
  • Personalização incomparável: Ele oferece inúmeras opções para os usuários adaptarem sua experiência de filtro às suas necessidades e preferências.
  • Vantagem competitiva: Esse novo recurso torna nossa plataforma superior a outras ferramentas analíticas atualmente no mercado.

Definir nova medida em consultas rápidas de exibição de consulta DAX

A criação de medidas na exibição de consulta DAX ficou ainda mais fácil. A opção de consultas rápidas disponível no menu de contexto de tabelas, colunas ou outros itens no painel de dados agora inclui Definir nova medida.

Isso criará uma nova tabela de consulta com a sintaxe iniciada para você criar uma fórmula DAX de medida no escopo da consulta pronta para adicionar sua própria fórmula DAX e executar quando estiver pronta.

Saiba mais sobre a exibição de consulta DAX e as outras consultas rápidas disponíveis em Exibição de consulta DAX – Power BI | Microsoft Learn.

Conjuntos de métricas: uma nova era de gerenciamento de métricas no Fabric

As Camadas de Métricas do Fabric, baseada no Hub de Métricas do Power BI, oferecem ferramentas para simplificar o gerenciamento de métricas, garantir consistência e fortalecer a confiança nos dados em toda a organização.

Os conjuntos de métricas estarão acessíveis para que os consumidores naveguem e para que os criadores integrem métricas nos relatórios. Uma experiência de serviço com métricas visualizadas e exploração de dados permitirá que os usuários respondam diretamente a perguntas sobre os dados. No desktop, os criadores poderão se conectar às métricas mais confiáveis para visualização em relatórios.

Principais características:

  • Coleção selecionada de métricas: Conjuntos de métricas funcionarão como coleções de ponteiros para modelos semânticos de origem, incluindo dimensões-chave para que os usuários finais e autores compreendam claramente como agrupar e utilizar cada métrica.
  • Experiências de consumo avançadas: Os usuários podem explorar e consumir métricas diretamente no conjunto de métricas, permitindo uma compreensão profunda com rapidez. Resumos do Copilot e visuais diversos facilitam a transformação de dados em insights em segundos.
  • Eficiência: Consumidores agora podem explorar métricas sem depender de criadores de relatórios para responder a perguntas ou gerar relatórios personalizados. A caixa de diálogo Explorar possibilita uma análise detalhada de cada métrica, em um ambiente onde tudo “simplesmente funciona” com dimensões configuradas para cada métrica.
  • Descoberta e reutilização:
    • Para consumidores: Métricas podem ser encontradas por meio de pesquisa, e os conjuntos de métricas podem ser promovidos, endossados e certificados para aumentar a confiança dos usuários. A caixa de diálogo Explorar facilita o aprofundamento em uma métrica específica com a segurança de um painel de dados configurado.
  • Para autores – Métricas no Desktop: Na versão de novembro do desktop, os conjuntos de métricas estarão disponíveis para conexão em relatórios desktop. Métricas podem ser acessadas via datahub/catálogo de dados do OneLake, garantindo que os relatórios utilizem as medidas mais atuais e autorizadas.

Melhorias de desempenho para modelos com grupos de cálculo e cadeias de caracteres de formato no Excel

As alterações mais recentes devem melhorar muito o desempenho e a confiabilidade das operações em Analisar no Excel em modelos que incluem um ou ambos:

  1. Cadeias de caracteres de formato dinâmico para medidas;
  2. Itens calculados com cadeias de caracteres de formato.

Isso também se estende a outros cenários MDX, portanto, todos os aplicativos cliente que usam MDX para consultar modelos semânticos com os itens acima terão os mesmos benefícios de desempenho.

Políticas DLP restringem a ação de acesso para modelos semânticos

As políticas de prevenção contra perda de dados (DLP) do Purview para o Fabric agora permitem que administradores restrinjam o acesso com base na identificação de informações confidenciais nos dados de seus modelos semânticos.

Ao configurar políticas DLP para o Fabric, os administradores de conformidade no Purview podem optar por bloquear o acesso aos dados quando informações confidenciais são detectadas. Eles podem decidir impedir que usuários convidados acessem esses dados ou restringir o acesso a todos os usuários, exceto o administrador de dados, fortalecendo a proteção das informações sensíveis e atendendo aos requisitos de conformidade da organização.

Modelagem semântica no Visual Studio Code com a nova extensão TMDL 

Desenvolvedores do Power BI, a nova extensão TMDL (Linguagem de Definição de Modelo Tabular) para Visual Studio Code em visualização pública aprimora sua experiência de edição TMDL, impulsionando o desenvolvimento de modelos semânticos.

A TMDL foi desenvolvida para tornar as representações de modelo mais legíveis, editáveis, colaborativas e reutilizáveis. A extensão TMDL aprimora essas qualidades, proporcionando uma experiência de desenvolvimento avançada com recursos como:

  • Realce semântico: melhora a legibilidade do código aplicando cores diferenciadas com base no significado, facilitando a compreensão da estrutura e das funcionalidades da TMDL.
  • Diagnóstico de erros: identifica problemas no código, destacando-os e fornecendo mensagens detalhadas para orientar a correção.
  • Preenchimento automático: oferece sugestões inteligentes enquanto você digita, acelerando o fluxo de trabalho e reduzindo erros.

Mais recursos estão em desenvolvimento para tornar a extensão ainda mais completa.

No Visual Studio Code, você também pode aproveitar outras ferramentas da plataforma, como:

  • Controle de código-fonte: integração com o Git para rastrear mudanças, colaborar com a equipe e controlar a versão dos modelos semânticos.
  • GitHub Copilot: assistente de IA que auxilia na escrita de código, gerando TMDL a partir de linguagem natural e aplicando edições avançadas aos modelos com rapidez.

Baixe a extensão TMDL no Visual Studio Marketplace.

Atualizações da biblioteca de clientes do modelo semântico

Aplicativos cliente, como Excel ou Power BI Desktop, que se conectam a modelos semânticos do Power BI agora se beneficiam de um melhor desempenho devido a uma conversão automática de cadeias de conexão herdadas (por exemplo, pbiazure://*) para o ponto de extremidade XMLA. As solicitações são roteadas diretamente pelo ponto de extremidade XMLA, reduzindo as etapas intermediárias, acelerando o processamento de solicitações e diminuindo a probabilidade de erros.

Talvez seja necessário atualizar suas regras de firewall. Consulte o documento de solução de problemas para obter detalhes.

Verifique se você está usando as bibliotecas de cliente mais recentes do Analysis Services para obter o desempenho ideal ao se conectar a modelos semânticos do Power BI.

Gráfico de velocidade de vendas

O gráfico de velocidade de vendas é uma ferramenta exclusiva para analisar as vendas e a lucratividade de produtos em países específicos. Ele usa uma combinação de gráficos de pizza, agulhas e codificação de cores para representar visualmente as principais métricas.

Características principais:

  • Agulhas: Comprimento indica porcentagem de vendas; largura reflete a margem de lucro.
  • Tamanho da Torta & Círculo: Reflete as vendas atuais gerais em um país.
  • Codificação de cores: Verde (lucro alto), amarelo (moderado), vermelho (baixo lucro).
  • Ponto de tendência de vendas: Cinza (sem dados), Vermelho (vendas decrescentes), Verde (vendas crescentes).

Benefícios:

  • Clareza visual: Representação de dados fácil de entender.
  • Dinâmico e escalável: Lida com grandes conjuntos de dados e se adapta ao tamanho da tela.
  • Recursos interativos: A dica de ferramenta exibe detalhes, as opções premium oferecem filtragem e remoção de logotipo.

Para mais informações, visite o site Sales Velocity Chart.

Caso você queira ver a listagem completa do Update Power BI de Novembro, clique aqui

O que achou dos novos recursos? 

Aproveite para conhecer os nossos serviços de consultoria em Microsoft Power BI, bem como outros produtos da Microsoft.

Deseja conhecer a ferramenta do Power BI? Realize o download em nosso site.

Solução para varejistas: Integração do Giftback com Business Intelligence

By |novembro 22nd, 2024|Categories: Análise de Dados, Destaque na Home, Microsoft Power BI, Qlik Sense|

Solução completa para varejistas: Integração Giftback e Business Intelligence

Comentários desativados em Solução para varejistas: Integração do Giftback com Business Intelligence

Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas

By |agosto 15th, 2024|Categories: Microsoft Power Apps, Microsoft Power Automate, Microsoft Power BI, Microsoft Power Platform|

Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas O

Comentários desativados em Benefícios do Microsoft Power Platform para empresas
Por |2024-11-18T13:16:20-03:00novembro 18th, 2024|Update Power BI|Comentários desativados em Destaques do Update Power BI – Novembro 2024

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo