Tudo o que você precisa saber sobre Segurança Cibernética

A Segurança cibernética, também conhecida como Cibersegurança, é a área que se dedica a criar e implementar soluções para proteger redes, dispositivos, softwares ou dados contra ataques cibernéticos.

A finalidade é garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos sistemas e redes de computadores e dos dados que eles armazenam. Para uma empresa, o principal objetivo é proteger seu patrimônio intelectual de ameaças internas e externas.

Com o aumento da digitalização dos negócios e da dependência de tecnologias como a nuvem, internet das coisas (IOT) e a inteligência artificial (IA), a segurança cibernética se tornou um assunto essencial para as empresas de todos os segmentos.

Neste post, vamos explicar o que é segurança cibernética, os tipos de ameaças, como medir a segurança da sua empresa, aplicação da IA na detecção de ameaças e como implementar a segurança cibernética.

Segurança cibernética: de necessário à essencial

A cibersegurança enfrenta desafios cada vez maiores, pois o número e a complexidade dos ataques cibernéticos crescem a cada ano. Segundo um relatório da Fortinet, o Brasil sofreu 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas no primeiro semestre de 2022, um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano anterior. O país ficou em segundo lugar na América Latina em número de ataques cibernéticos, atrás apenas do México, que teve 85 bilhões de tentativas.

Todos os setores da sociedade – indivíduos, governos, empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais – estão expostos a ataques cibernéticos e violações de dados. Com o avanço das tecnologias digitais, o crescimento do número de dispositivos e usuários, a complexidade das cadeias de suprimentos globais e a importância estratégica dos dados na economia digital, o futuro trará mais ataques. Para reduzir o risco de um ataque e proteger sistemas e dados, é essencial adotar uma postura robusta de segurança cibernética.

O que é cibersegurança empresarial?

Segundo a IBM, a maioria das organizações (77%) não possui um plano para lidar com incidentes de segurança, e algumas demoram mais de meio ano para descobrir uma invasão. Nesse período, os hackers podem causar diversos danos, desde furtar dados, comprometer sistemas e pedir resgates, até realizar espionagem.

A segurança cibernética corporativa é mais complexa do que a segurança cibernética convencional e requer a proteção de todos os recursos corporativos, tanto na rede interna quanto na nuvem. Também envolve outros aspectos:

 

  • Verificar os fornecedores terceirizados e seus controles de segurança
  • Compreender o cenário de risco
  • Estabelecer controles de acesso rigorosos em toda a empresa
  • Identificar as vulnerabilidades e ameaças existentes
  • Fazer backup dos dados regularmente

Proteger os recursos contra acesso indevido ou vazamento de dados

Diferença entre segurança cibernética e segurança de sistemas de informação

A segurança cibernética e a segurança dos sistemas de informação são conceitos relacionados, mas não idênticos, que se referem a diferentes formas de proteger os recursos digitais de uma organização. 

A segurança de sistemas de informação abrange todos os aspectos da proteção dos ativos tecnológicos: como dispositivos, redes, bancos de dados, contra acessos ou usos não autorizados, sejam internos ou externos. 

A cibersegurança é uma parte específica da segurança cibernética que se ocupa da defesa dos recursos contra ataques cibernéticos, isto é, ameaças que se originam ou ocorrem através da Internet.

Ataque cibernético, vazamento de dados… As diferentes ameaças da cibersegurança

Existem diferentes tipos de ameaças à segurança cibernética. Esses ataques dependem de diferentes ferramentas e métodos ilegais para danificar ou obter acesso a um computador, dispositivo, rede, aplicativo ou banco de dados.

Há uma grande variedade de ataques cibernéticos. Alguns dos mais conhecidos incluem: malware, ransomware, ataques de penetração, phishing, ataques DDoS, execução remota de código, ataques de força bruta e exploração de vulnerabilidade.

Além dos ataques cibernéticos, a segurança cibernética também protege contra vazamentos de dados. Pode ser um incidente ou um ataque que resulte na exposição de informações confidenciais, tornando-as acessíveis a qualquer pessoa.

Como medir o risco de segurança na sua organização?

O risco de segurança é a possibilidade de sofrer perdas ou danos devido a ataques a um recurso de TI, que podem acarretar em furto de propriedade intelectual, prejuízo financeiro, dano à reputação e penalidades legais ou regulatórias. Ao medir os riscos, as empresas podem planejar as melhores ações para gerenciá-los, assegurando que não interfiram nos objetivos do negócio.

A medição de risco cibernético envolve normalmente as seguintes etapas:

  • Identificar e priorizar recursos: A análise de riscos inicia com o reconhecimento dos recursos da empresa definindo aqueles cuja perda, exposição ou dano podem afetar as operações.
  • Identificar vulnerabilidades: Quaisquer fragilidades que possam facilitar que uma ameaça cause danos são identificadas usando a verificação automática de vulnerabilidades, testes de penetração ou o uso de um banco de dados de vulnerabilidades, como o Banco de Dados de Vulnerabilidades do NIST.
  • Calcular o impacto da ameaça: O impacto ou dano provável que uma ameaça pode causar a um recurso é estimado e classificado como alto, médio ou baixo.
  • Calcular o risco: “Risco = Ameaça x Vulnerabilidade x Recurso”. A partir dessa fórmula, a empresa pode medir cada risco.
  • Criar uma matriz de risco para o planejamento de correção: Por fim, é elaborar matriz de riscos, com os dois eixos representando probabilidade e impacto.
  • Risco = Probabilidade x Impacto” Com base nesse valor, cada risco é classificado em alto, médio ou baixo, seguindo estratégias adequadas de mitigação são implementadas.

Como a IA é usada na Segurança Cibernética?

Muitas empresas não têm especialistas internos. Por isso, elas não conseguem implementar uma boa segurança cibernética e ficam expostas a ataques cibernéticos. Se é o caso da sua empresa, você pode contar conosco para terceirizar os serviços para sua empresa.

A IA pode auxiliar na defesa contra as ameaças cibernéticas, tornando-as mais eficientes e reduzindo seus danos. Essas soluções coletam e analisam grandes quantidades de ameaças de diversas fontes, permitindo que as equipes de segurança reajam rapidamente às ameaças e reduzindo os prejuízos.

Algumas soluções de IA, como o Logpoint,  podem “aprender” continuamente com os dados de ameaças para detectá-las mais rápido e também automatizar a identificação e a análise de riscos, para que os profissionais possa eliminar tarefas repetitivas ou demoradas, além de classificar e corrigir as ameaças rapidamente.

Como implementar a segurança cibernética

Para implementar uma postura robusta de segurança cibernética, as empresas devem seguir uma abordagem sistemática, que podem integrar os seguintes elementos:

  • Análise e gerenciamento de riscos: Uma abordagem baseada em riscos permite que as equipes de segurança conheçam os riscos mais críticos para os negócios e possam tomar as medidas adequadas para reduzir seu impacto potencial.
  • Inventário e gestão de recursos: Entender os recursos de uma empresa é fundamental para entender e gerenciar os riscos.
  • Identificação e gerenciamento de vulnerabilidades: As vulnerabilidades devem ser identificadas e corrigidas o mais rápido possível, especialmente se forem críticas e poderem causar danos reais ao negócio.
  • Implantação de gerenciamento de identidade e acesso: Para evitar ataques é essencial proteger e controlar o acesso a serviços, sistemas e dados.
  • Segurança de dados: Todos os dados organizacionais devem ser protegidos contra acesso ou uso não autorizado.
  • Gerenciamento de incidentes: O gerenciamento adequado de incidentes pode reduzir o impacto e os danos causados por incidentes de segurança.
  • Segurança da cadeia de suprimentos: É essencial identificar e compreender consistentemente os riscos e vulnerabilidades em redes de terceiros.
  • Treinamento de funcionários: De acordo com um estudo da IBM, o erro humano é responsável por 49% das violações. Outro estudo da Universidade de Stanford estima que o erro humano, especialmente o erro do funcionário, é a causa de 88% das violações. Os funcionários geralmente usam senhas fracas, são pegos por e-mails de phishing ou não instalam atualizações de segurança em seus dispositivos.

Com esses elementos, as organizações podem estabelecer as prioridades das ações de mitigação de riscos, alocar os recursos e melhorar sua segurança de forma contínua.

Se você procura por alguma solução ou quer ajuda na implementação de recursos contra ataques cibernéticos converse com um dos nossos especialistas pelo e-mail contato@mindtek.com.br