A nova era do Microsoft 365: Como a Inteligência Artificial vai transformar a maneira de como trabalhamos com o Word, Excel e PowerPoint

Se você é um usuário frequente do Pacote Office, seja em ambiente de trabalho ou em tarefas pessoais, no último dia 16 de março, a Microsoft anunciou uma grande novidade: o Microsoft 365 Copilot, uma nova plataforma que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar aos usuários em suas tarefas.

Com a utilização do modelo de linguagem de última geração, os aplicativos do Word, Excel e PowerPoint (Pacote office) vão ter a capacidade de entender as intenções dos seus usuários e ajudá-los a criarem documentos de forma mais ágil e eficiente, sem comprometer a qualidade do trabalho. Isso inclui, por exemplo, o fornecimento de um rascunho do texto a ser escrito pelo usuário no Word, análise e tendências dos dados no Excel, além de muitas outras funcionalidades. Com a adoção da IA, espera-se uma significativa otimização do fluxo de trabalho e aumento da produtividade dos usuários. 

Neste artigo, vamos explorar as novidades já reveladas sobre como o Microsoft 365 Copilot irá revolucionar a forma como trabalhamos com o Word, Excel e PowerPoint e quais são os principais benefícios dessa nova era.

Mas o que exatamente é o Microsoft 365 Copilot e como a IA vai transformar a forma como usamos o Microsoft 365?

O Microsoft 365 Copilot é um assistente avançado de IA, desenvolvido com o GPT4 da OpenAI, que combina o poder da IA com dados de negócios para aprimorar as funcionalidades dos principais produtos do Microsoft 365 (Pacote 0ffice), como Word, PowerPoint, Excel, Teams e muito mais. 

Se você é um usuário das antigas do pacote office, talvez possa se lembrar do Clippy, o clipe de papel animado que costumava aparecer ao lado dos documentos, oferecendo ajuda conforme necessário. O Copilot é projetado para realizar funções semelhantes, mas em um nível muito mais avançado.

Dependendo do produto utilizado, o Copilot pode executar tarefas diferentes

O Microsoft 365 Copilot também será capaz de fazer anotações, transcrever reuniões realizadas no teams, redigir e-mails e gerenciar outras tarefas. Isso será uma grande mudança tanto para a Microsoft quanto para a natureza essencial do Microsoft 365, especialmente à medida que a tecnologia de IA se torna uma parte cada vez mais importante de como gerenciamos o nosso trabalho.

Confira umas das funcionalidades já anunciadas:

Microsoft Word: Geração de Rascunhos Automáticos

Com o Copilot no Word, não é mais necessário começar a escrever um texto do zero. O Copilot gera um primeiro rascunho para que você revise e edite, poupando várias horas escrevendo e editando textos. Isso significa que o usuário pode dedicar mais tempo à revisão e edição do conteúdo e menos tempo à elaboração do texto.

Imagine que você precise escrever um relatório para seu chefe sobre as vendas do trimestre. Com o Copilot no Word, você pode começar digitando algumas palavras-chave ou frases e deixar o assistente gerar um rascunho inicial para que você revise e edite. Assim, em vez de gastar várias horas escrevendo o relatório do zero, você pode começar com um ponto de partida e dedicar mais tempo para ajustar e refinar o conteúdo.

Microsoft PowerPoint: Adição de Conteúdo Dinâmico

O Copilot no PowerPoint pode ajudá-lo a criar apresentações dinâmicas através de prompts simples, adicionando conteúdo relevante de um documento feito na semana anterior ou há um ano. Isso significa que o usuário pode aproveitar o conhecimento prévio e evitar a repetição de tópicos ou informações que já foram apresentadas anteriormente.

Suponha que você precise apresentar um novo produto para seus colegas de trabalho. Com o Copilot no PowerPoint, você pode inserir informações relevantes sobre o produto a partir de uma apresentação anterior ou de um relatório recente, evitando a necessidade de reescrever informações que já foram compartilhadas. 

Microsoft Excel: Análise de Tendências

Com o Copilot no Excel, você pode analisar tendências e criar visualizações de dados com um visual profissional em segundos. Isso significa que o usuário pode economizar tempo ao criar gráficos e tabelas e, ao mesmo tempo, garantir que as visualizações sejam atraentes e profissionais.

Você poderá criar rapidamente um gráfico de barras para apresentar as vendas de um produto ao longo de vários meses. Ao selecionar os dados, o assistente irá gerar um gráfico com visual profissional em questão de segundos. Mas as vantagens do Copilot não param por aí. Ele também pode ajudá-lo a identificar tendências e insights nos dados, fornecendo informações valiosas que ajudarão você a tomar decisões mais informadas para o seu negócio.

Como utilizar o Microsoft 365 Copilot?

Se você ficou curioso e ansioso para começar a testar essas funcionalidades, apenas um pequeno grupo está testando o Copilot da Microsoft. Assim que o teste for concluído, o lançamento para outros usuários será iniciado, mas não há uma data precisa para isso acontecer. Ainda não há informações sobre taxas, licenciamento ou outros detalhes do produto final, mas a Microsoft prometeu que essas informações serão divulgadas em breve aos usuários.

Se você quer acompanhar essas e outras novidades da Microsoft, inscreva-se em nossa newsletter, onde uma vez na semana, separamos os melhores assuntos sobre a tecnologia para você.

Conheça as nossas soluções de Inteligência Artificial para empresas.

Confira artigos relacionados:

08 ferramentas de Inteligência Artificial para auxiliar seus negócios

By |outubro 11th, 2023|Categories: Inteligência Artificial|

Em um cenário empresarial cada vez mais orientado pelo

Comentários desativados em 08 ferramentas de Inteligência Artificial para auxiliar seus negócios

Outubro Rosa: Como a Inteligência Artificial combate ao câncer de Mama?

By |outubro 5th, 2023|Categories: Inteligência Artificial|Tags: |

Outubro Rosa: O Uso da Inteligência Artificial no combate

Comentários desativados em Outubro Rosa: Como a Inteligência Artificial combate ao câncer de Mama?

O poder de reduzir Glosas com Inteligência Artificial e Business Intelligence

By |agosto 18th, 2023|Categories: Business Intelligence, Inteligência Artificial|

O poder de reduzir Glosas com Inteligência Artificial e

Comentários desativados em O poder de reduzir Glosas com Inteligência Artificial e Business Intelligence
Por |2023-04-05T18:05:55-03:00abril 5th, 2023|Destaque na Home, Inteligência Artificial, Microsoft|Comentários desativados em A nova era do Microsoft 365: Como a Inteligência Artificial vai transformar a maneira de como trabalhamos com o Word, Excel e PowerPoint

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo