Por que utilizar o modelo estrela para estruturar o Data Warehouse?

O conceito de Esquema Estrela (Star Schema) foi criado pelo Dr. Ralph Kimball  e sua principal característica é a presença de dados altamente redundantes, melhorando o desempenho das aplicações.

A maneira mais comum é criar uma tabela para cada dimensão e uma tabela para os fatos. As dimensões são geralmente conectadas aos fatos através de chaves estrangeiras que podem ser divididas em sub dimensões, que, por sua vez, podem ser conectadas às tabelas de fatos através de chaves estrangeiras compostas. 

Visualmente, a estrutura fica parecida à uma estrela, conforme a imagem abaixo:

Por que utilizar o modelo estrela para estruturar o Data Warehouse?

Por que usar um modelo em estrela para o seu Data Warehouse? 

O esquema estrela é uma maneira eficiente de organizar os seus dados para obter um melhor desempenho do seu sistema. Uma vantagem desse modelo é que ele pode ser facilmente escalonado para suportar um grande número de usuários. Além disso, o esquema estrela é flexível o suficiente para permitir que você adicione novos fatos e dimensões à medida que o seu projeto vai sendo desenvolvido.

As vantagens de usar um modelo em estrela 

Uma das vantagens é que ele pode lidar com grandes volumes de dados. Como os dados são armazenados em tabelas separadas de acordo com o contexto das aplicações, há menos chance de sobrecarga de banco de dados e além de ter redução do tempo de execução das consultas.

Além disso, o modelo em estrela permite a criação de índices múltiplos para melhorar ainda mais a performance das consultas. Com índices múltiplos, as tabelas podem ser pesquisadas usando diferentes critérios, permitindo que as consultas sejam processadas mais rapidamente.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a implementação de seu Data Warehouse, entre em contato conosco pelo e-mail contato@mindtek.com.br  Temos diversos especialistas que poderão ajudá-lo a estruturar seu Data Warehouse da melhor forma possível.

Confira artigos relacionados:

Por |2024-03-05T16:18:12-03:00outubro 21st, 2022|Destaque na Home|Comentários desativados em Por que utilizar o modelo estrela para estruturar o Data Warehouse

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo