Dicas de Certificação em Business Intelligence

O Business Intelligence é uma área em constante evolução e, com isso, surgem novas certificações para atender às demandas do mercado. Porém, com tantas opções disponíveis fica difícil saber qual certificação seguir.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a certificação ideal para sua carreira.

Como se preparar para os estudos para obter a certificação em Business Intelligence

Existem diversas maneiras de se preparar para os estudos para obter a certificação em Business Intelligence (BI). A forma como você se prepara vai depender do seu tempo disponível, do seu nível de conhecimento prévio e do seu foco. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter a certificação: 

Leia o guia de estudo oficial

O guia oficial fornece uma visão geral dos conceitos que serão cobrados na certificação. Ele também apresenta um plano de estudo detalhado que pode ser útil para planejar suas sessões de estudo. 

Assistir a palestras e webinars sobre o tema

Há muitos eventos online que abordam os conceitos chave do BI. Assistir a esses eventos pode fornecer uma introdução a tópicos importantes e pode ser uma boa maneira de permanecer motivado durante o processo de estudo. 

Use recursos on-line para complementar o seu aprendizado

Existem muitos recursos gratuitos disponíveis on-line, como fóruns, blogs e artigos, que podem fornecer informações adicionais sobre os conceitos-chave do BI. 

Participe de um grupo de estudos ou fórum on-line

Esses grupos são compostos por outras pessoas que também estão interessadas em obter a certificação e podem fornecer um ambiente propício para discussões e troca de idéias sobre diversos tópicos. . 

Tenha um compromisso consigo mesmo para completar a certificação em um determinado período de tempo. Ter um objetivo definido e uma data limite em mente vai mantê-lo no caminho certo até que você alcance sua meta final .

Agora, confira as certificações mais importantes e procuradas pelas empresas:

Certificações Qlik

Certificação de analista de negócios Qlik Sense

O exame de certificação de analista de negócios Qlik Sense avalia a habilidade de identificar requisitos, criar aplicativos, preparar e carregar dados, além de desenvolver aplicativos. 

É composto por 50 perguntas de múltipla escolha que devem ser respondidas em  até 2 horas.

Um dos requisitos básicos para realizar a prova é  ter experiência prática no desenvolvimento de aplicativos de qualidade de produção no Qlik Sense, criação de dimensões, medidas,objetos para a Master Library; Compreende a experiência do usuário e as melhores práticas de projeto, além de ter experiência em criar visualizações.

Confira o guia de estudo preparado pela Qlik, questões práticas, Qlik Continuous Classroom. 

Certificação de arquiteto de dados Qlik Sense

O exame de certificação de arquiteto de dados Qlik Sense avalia sua habilidade de identificar requisitos, projetar e criar modelos de dados e validar os dados. 

Ele tem 50 perguntas de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 2 horas.

É necessário ter conhecimento e experiência prática no desenvolvimento de vários aplicativos de qualidade de produção no Qlik Sense, habilidade para criar scripts de LOAD do Qlik Sense e validar dados, compreensão básica de Extrair, Transformar e Carregar (ETL), criar e usar conectores para várias fontes de dados, compreensão da camada QVD e da arquitetura da plataforma Qlik, habilidade de arquitetura de dados para fornecer o desempenho ideal, familiaridade com bancos de dados SQL e relacionais.

Confira o guia de estudo oficial da Qlik, questões práticas, Qlik Continuous Classroom, treinamento com instrutor.

Certificação de administrador de sistema Qlik Sense

O exame de certificação de administrador de sistema Qlik Sense avalia sua habilidade para identificar os requisitos dos ambientes, instalar e configurar o Qlik Sense Enterprise, gerenciar ambientes, monitorar e solucionar problemas. 

A prova possui 50 perguntas de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 2 horas.

Para realizar o exame é necessário ter conhecimento ter  pelo menos seis meses de experiência como administrador de um ambiente baseado em Microsoft Windows Server, experiência trabalhando em sites de Qlik Sense e no Qlik Management Console para fornecer governança de aplicativos e de dados, manutenção da biblioteca, além de segurança de usuários e aplicativos, experiência no gerenciamento de políticas e opções que executam apps e servidores Qlik Sense, experiência na criação de regras e no gerenciamento de streams de visualizações, conhecimento de configuração de rede e do Active Directory, proxies, servidores Web intermediários, balanceamento de carga etc., familiaridade com ferramentas Windows e logs criados, experiência no uso de NSLookUp, Telnet, Ping, NetStat, Fiddler e outras ferramentas de navegador para solucionar problemas de conectividade, interoperabilidade, configuração, desempenho etc.

Confira o Guia de estudo, Qlik Continuous classrom, questões práticas e treinamento orientado por instrutor.

Certificações Microsoft

 Microsoft Certified Azure Cientista de Dados (DP-100)

Os candidatos para a certificação Cientista de Dados Associado do Azure devem ter experiência no assunto aplicando ciência de dados e aprendizado de máquina para implementar e executar cargas de trabalho de aprendizado de máquina no Azure.

As responsabilidades para essa função incluem o planejamento e a criação de um ambiente de trabalho adequado para cargas de trabalhos de ciência de dados no Azure. Você executa experimentos de dados e treina modelos de previsão. Além disso, gerencia, otimiza e implanta modelos de aprendizado de máquina na produção.

Um candidato para essa certificação deve ter conhecimento e experiência em ciência de dados e usar o Azure Machine Learning e o Azure Databricks.

Confira o guia de estudo disponibilizado pela Microsoft para o exame DP-100.

A Microsoft disponibiliza em seu site conteúdo com acessos gratuitos para estudo:

Microsoft Certified: Power BI Data Analyst Associate (PL-300)

Se você gosta de analisar dados e de usar o Power BI para descobrir e desbloquear insights de dados, essa pode ser a certificação ideal para você.

Você se ajusta ao perfil de um Analista de Dados Associado do Power BI se tiver uma compreensão fundamental dos repositórios e dos processos de dados, tanto localmente quanto na nuvem. Suas responsabilidades incluem projetar e criar modelos de dados escalonáveis, limpar e transformar dados e habilitar recursos analíticos avançados que fornecem valor de negócios significativo. Você também colabora com as principais partes interessadas nas verticais para fornecer informações relevantes com base nos requisitos de negócios identificados.

O exame para obter a certificação é o PL-300.

Você pode conferir um guia de estudo, clicando aqui.

Pelo Microsoft Learns é possível acessar cursos pagos e gratuitos voltados para a certificação:

Por que é importante o profissional obter a certificação?

No mundo dos negócios, a certificação é extremamente importante para valorização do profissional. Isso se deve ao fato de que as empresas estão sempre buscando novos talentos e profissionais qualificados para assumir os mais diversos papéis dentro das organizações. A certificação é um dos principais critérios que as empresas utilizam para selecionar os candidatos mais adequados para as vagas disponíveis.

Uma certificação pode ajudar o profissional a destacar-se em meio à concorrência e, consequentemente, ter maiores chances de conquistar uma vaga na empresa desejada. Além disso, a certificação também pode abrir portas para novas oportunidades de crescimento profissional e, até mesmo, possibilitar uma promoção na carreira.

Outro fator que torna a certificação tão importante é o seu papel como prova de competências e habilidades. Ao concluir um curso de formação e obter uma certificação, o profissional está demonstrando que tem domínio sobre determinado assunto e que está apto a exercer as funções relacionadas àquela área de atuação. Isso facilita muito a vida do recrutador, que pode ter certeza de que o candidato possui as competências necessárias para exercer aquela função com excelência.

Por fim, vale ressaltar que a certificação também pode ser útil para quem já está empregado e deseja melhorar seu desempenho no trabalho ou conquistar uma posição mais elevada na hierarquia da organização. Nestes casos, a certificação demonstra a disposição do profissional em investir em seu próprio desenvolvimento e crescimento dentro da companhia e pode ser um diferencial decisivo na hora da promoção.