Safer Internet Day: “ Juntos por uma internet melhor ”

Ao longo dos anos, o Safer Internet Day tornou-se um evento marcante no calendário de segurança online. Começando como uma iniciativa do projeto SafeBorders da UE em 2004 e adotado pela rede Insafe como uma de suas primeiras ações em 2005, o Safer Internet Day cresceu além de sua zona geográfica tradicional e agora é comemorado em aproximadamente 180 países e territórios em todo o mundo.

Do cyberbullying às redes sociais e à identidade digital, todos os anos o Safer Internet Day visa aumentar a conscientização sobre questões online emergentes e preocupações atuais.

No dia 06 de fevereiro de 2024 será comemorado o dia internacional da internet segura, conhecida como projeto Safer Internet Day.

O Dia da Internet Segura é comemorado todo mês de fevereiro em mais de 150 países em todo o mundo, com o tema “ Juntos por uma internet melhor ”. A cada ano, convida diferentes públicos de interesse a unirem forças e darem o melhor de si para oferecer uma internet melhor para crianças e jovens.

De acordo com relatório de segurança da Symantec, mais de 44 milhões de brasileiros já foram vítimas de ataques cibernéticos e no ano de 2020 houve mais de 15 bilhões de tentativas de ciberataques no Brasil, dentro de um período de três meses.

Em 2024, será 16° vez que o Dia da Internet Segura é celebrado no Brasil.  E, a cada ano, mais gente vem se conscientizando sobre a importância do uso seguro, ético e responsável.

safe internet day 2024

Confira pequenas dicas de segurança para o seu dia-a-dia que fazem à diferença!

  • Não utilize a mesma senha para todos os aplicativos  e serviços, sempre escolha uma senha única para cada conta (dica de como criar uma senha);
  • Restrinja permissões em arquivos compartilhados;
  • Tenha cuidados a e-mails suspeitos que acompanha link para download de arquivos ou links suspeitos;
  • Sempre saia da sua sessão de banco on-line quando terminar de realizar a consulta ou alguma operação;
  • Somente baixe aplicativos em lojas oficiais, como: Google Play App Store;
  • Monitore as atividades de sua conta bancária e procure o banco ao menor sinal de que algo está errado. Os cibercriminosos fazem um pequeno “teste”, como uma transação de baixo valor;
  • Confira o Guia do Cidadão Digital para mais dicas.

Agora confira dicas para você que é gestor, empresário ou microempreendedor:

  • Controle de conta: é uma violação de um sistema de segurança onde informações sobre cartões de crédito e contas bancárias são expostas e podem ser usadas para realizar fraudes financeiras.
  • Botnets: é a rede de computadores que foram infectados por malware. Essa rede permite acessar informações sem que o usuário tenha conhecimento.
  • Phishing: são páginas falsas com características muito semelhantes às de outros sites verdadeiros, com a intenção de confundir o usuário e fazê-lo acreditar que ele está em um site seguro e conhecido, quando na verdade ele está em um falso. Empresas como instituições financeiras ou sites que realizam algum tipo de transação são as que mais sofrem com esse tipo de fraude.
  • Erros humanos: Da mesma forma que a internet é robusta e desenvolvemos estratégias diferentes para garantir a segurança, sabemos que, com um simples clique, é possível perder as informações do seu site. Certamente você se lembra de quando enviou um e-mail por engano, pressionou o botão errado ou acabou perdendo todas as informações, o mesmo pode acontecer com informações da sua empresa.

Não facilite a tarefa para hackers: com o acesso a uma senha simples ou a falta de alguns procedimentos de segurança, milhões de e-mails foram enviados para enganar pessoas, informações foram sequestradas e milhões foram roubados.

Para se proteger contra os ciberataques, conheça a nova solução Mind Service AD; o usuário acessa o portal web e pode alterar a senha sozinho, sem complicações por meio de uma segurança criptografada. Após a confirmação de alguns dados pessoais, é enviado um código de verificação ao usuário por e-mail ou SMS para o usuário alterar a sua senha.

Por mais que saibamos, podemos cair em uma cilada! Mantenha-se sempre atento.

Se você deseja saber mais sobre soluções de segurança para Rede Corporativa, conheça mais sobre nossa consultoria Segurança da informação

Caso desejar uma demonstração da ferramenta entre em contato conosco pelo e-mail: contato@mindtek.com.br

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

By |janeiro 31st, 2024|Categories: Active Directory, Segurança da Informação|

Safer Internet Day: “ Juntos por uma internet melhor ”

Comentários desativados em Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

Como manter a segurança dos seus dados no digital em 2022?

By |fevereiro 15th, 2022|Categories: Active Directory, Destaque na Home, Segurança da Informação|

Em um cenário cada vez mais conectado e movido

Comentários desativados em Como manter a segurança dos seus dados no digital em 2022?

Como manter a segurança da informação no home office?

By |março 12th, 2021|Categories: Active Directory, Destaque na Home, Segurança da Informação|

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus que

Comentários desativados em Como manter a segurança da informação no home office?
Por |2024-02-01T17:09:58-03:00janeiro 31st, 2024|Active Directory, Segurança da Informação|Comentários desativados em Safer Internet Day – Dia Internacional da Internet Segura

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo