Compreendendo o que é Data Mart
O Data Mart é um banco de dados que representa um segmento de um Data Warehouse que pode ser representado como um subconjunto de dados dentro do conjunto do Data Warehouse, que possui regras de negócios e cálculos específicos.
Enquanto o Data Warehouse é criado para servir como o armazenamento central de dados para toda a empresa, o Data Mart atende à solicitação de uma divisão ou função comercial específica.
Com base em seus requisitos, as empresas podem usar vários Data Marts para diferentes departamentos e optar pela consolidação de um repositório de dados central mesclando diferentes Data Mart.
Características do Data Mart
- Um Data Mart usa um esquema em estrela para projetar tabelas;
- Projetar e usar um Data Mart é comparativamente mais fácil devido ao seu tamanho pequeno (menos de 100 GB);
- Um Data Mart tem dimensões menores e os dados são integrados a partir de um número menor de origens;
- Um Data Mart carrega dados relacionados a um departamento, como RH, marketing e finanças, etc.
Tipos de Data Mart
Data Mart dependente: criado a partir de um Data Warehouse corporativo existente. A análise pode ser feita como visualização lógica ou por subconjunto físico.
Data Mart Híbrido: combina dados de um Data Warehouse existente e outras fontes de dados de origem.
Data Mart independente: criado sem o uso de um Data Warehouse. Concentra-se em uma área ou assunto. É uma boa solução para objetivos de curto prazo, pois são mais fáceis de projetar e desenvolver.
“O Data Mart pode ser considerado como um Data Warehouse pequeno, de implementação rápida focado nos dados de uma área específica e orientado a soluções de problemas de negócio específicos.” – Patricia Seybold
Caso você tenha alguma dúvida sobre a implementação, entre em contato conosco pelo e-mail contato@mindtek.com.br
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