O Microsoft Excel se tornou onipresente no mundo dos negócios e revolucionou o processamento e a análise de dados. Desde então, tem sido uma presença constante nas empresas.

Embora possa ser uma excelente opção de ferramenta gerencial para as empresas, o Excel tem aplicações limitadas. À medida que as empresas crescem e se desenvolvem, confiar no Excel pode trazer alguns problemas. 

Basicamente o Excel não foi projetado para tarefas como de contabilidade, controle de estoque, inventários e entre outros. Quando utilizado demais, o Excel produz dados cheios de erros e consome o tempo dos funcionários, tudo sem fornecer uma trilha de auditoria adequada ou algum tipo de segurança para os dados contidos na planilha.

Esse tipo de problema acontece quando a empresa começa a crescer, onde mais dados são inseridos nas planilhas, mais pessoas possuem acessos e entre outras. Nesse momento, o uso de planilhas começa apresentar riscos à integridade das informações de uma empresa.

Abaixo listamos alguns problemas mais comuns que acontecem dentro das empresas.

  • Erros de digitação

As informações ficam vulneráveis a erros humanos, pois as planilhas são preenchidas manualmente por pessoas e muitas vezes é necessário o uso de fórmulas. Ao inserir uma informação errada pode passar despercebido pelo gestor e ocasionar prejuízos financeiros para a empresa.

  • Falhas de segurança

A criptografia nas planilhas é forte o suficiente para conter acessos indevidos ou exclusões de informações. Além disso, os colaboradores podem deixar os dados vulneráveis não seguindo as medidas de segurança.

  • Falta de Integração entre as áreas

Uma das principais limitações do Excel é não poder integrar as informações e planilhas de diferentes arquivos. O tempo que o gestor perde tempo ao reunir as informações, auditar e criar insights pode levar dias quando é necessário analisar diversas planilhas.

  • Falha no arquivo

Os arquivos estando salvos em um ambiente ou até mesmo na nuvem, podem corromper, seja por um defeito no computador, vírus, ou mal funcionamento.

  • Consome Tempo

Pesquisas mostram que os funcionários gastam em média 12 horas por mês consolidando e verificando planilhas compartilhadas. Mesmo com todo esse tempo investido, os erros ocorrem a uma taxa alarmante e custam prejuízos para as empresas. 

Encontrando uma solução eficaz

Hoje é possível centralizar os dados de uma empresa no mesmo software e gerenciar todas as informações facilitando a vida dos gestores, permitindo a eles terem autonomia para dar foco em outras demandas mais estratégicas.

O MindReport é uma solução desenvolvida pela Mindtek que gera relatórios avançados com a finalidade de automatizar processos e aumentar a confiabilidade das informações por meio da segurança criptografada.

Você gerencia em um só ambiente todas as planilhas da sua empresa de forma intuitiva e colaborativa.

Além da integração com a ferramenta do Excel, o MindReport permite que você extraia dados de ferramentas de Business Intelligence (BI), ERP, HTML e entre outros; podendo exportar os modelos de relatórios em PDF, Pacote Office, XML  e HTML.

Deseja conhecer mais da nova solução MindReport?

Aproveite e veja a demonstração da ferramenta MindReport no caso de uso Netflix.

Em caso de dúvidas ou maiores informações envie-nos um e-mail para contato@mindtek.com.br

Confira mais conteúdos:

Por |2023-12-15T16:22:30-03:00outubro 6th, 2021|MindReport|Comentários desativados em O Risco de confiar em planilhas de Excel

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo