Um dos maiores anseios dos líderes hoje é ter acesso a informações estratégicas da empresa na hora e da maneira que precisam. Os gestores financeiros conhecem bem a máxima “tempo é dinheiro”. E se depender das corporações mais modernas, a dependência do setor de Tecnologia da Informação, que costuma demorar vários dias para entregar um relatório, está com os dias contados. A plataforma de Business Discovery QlikView  veio para ficar e proporcionar mais liberdade aos líderes, que precisam de mais dinamismo nos processos internos para aumentar a produção e, consequentemente, os rendimentos da empresa.
O risco das informações em papel
Relatórios comuns são gerados por planilhas de Excel ou por sistemas de gestão ERP’s (Enterprise Resource Planning) estáticos. Ou seja, com os quais não se consegue identificar os pontos que precisam ser melhorados e, com isso, tomar melhores decisões. Na opinião de Alexandre Wanderley, profissional em gestão de projetos e professor da pós-graduação da UNISUAM, hoje em dia é praticamente impossível tratar as informações em papel, seja pelo volume ou pelo tempo:

Como boa parte das informações fica em bancos de dados, as companhias acabam necessitando da área de TI para gerar relatórios ou disponibilizar visões dos dados tal como precisam. O usuário final, normalmente, não tem conhecimento técnico para gerar os relatórios diretamente, noção do modelo de dados para saber onde está a informação que precisa e, muitas vezes, nem acesso à informação diretamente – enfatiza.

Tempo de mudanças com o QlikView
Com o QlikView é diferente. Os relatórios são dinâmicos e integrados. E o melhor: com uma velocidade de desenvolvimento de projetos 4 vezes mais rápida do que os sistemas de Business Intelligence tradicionais. Com ele, é possível literalmente “descobrir” o que há por trás dos muitos dados que percorrem todas as áreas de uma empresa e resolver os problemas, com planejamento e estratégia, sem a necessidade de intermediadores.
Benefícios em adotar o QlikView para gerar relatórios financeiros*

  1. Ter mais tempo para a tomada de decisões;
  2. É uma ferramenta confiável e ágil, permitindo o acesso a uma enorme quantidade de dados gerenciais, que simulam cenários, tendências e avaliam se as metas definidas estão sendo alcançadas;
  3. Rara possibilidade de ocorrerem erros de avaliação;
  4. Análise de informações de forma integrada, permitindo maior acuracidade nas avaliações;
  5. Análise mais apurada dos dados e uma melhoria nos processos;
  6. Maior produtividade e redução de custos;
  7. Avaliação mais apurada de parâmetros importantes e maior segurança para mudar estratégias de ações.

*Alexandre Wanderley é profissional em gestão de projetos e professor da pós-graduação da UNISUAM