Já pensou em ter o melhor da Inteligência Artificial aplicada no varejo?
A Inteligência Artificial (IA) é uma área da computação que se concentra na programação de códigos para realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. A IA pode ser usada para automatizar tarefas como reconhecimento de padrões, tomada de decisões e aprendizado.
IA para Precificação Dinâmica
A IA está revolucionando o setor de varejo e a precificação de preços automática é uma das áreas em que ela está se mostrando extremamente útil, porque ela consegue analisar uma grande quantidade de dados em tempo real e tomar as decisões baseadas nesses dados.
A IA pode ser usada para analisar os preços dos concorrentes, as tendências do mercado e até mesmo o histórico de preços dos produtos, além de poder monitorar o mercado em tempo real e reajustar os preços dos produtos conforme as condições do mercado mudam. Dessa forma, é possível garantir que os produtos estejam sempre sendo vendidos pelo melhor preço possível.
IA como apoio para o cross-selling
A técnica de cross-selling tem como objetivo de aumentar o ticket médio no varejo, a utilização da IA fornece melhores opções de produtos complementares para o cliente. Numa grande de rede de fastfood que usou essa técnica observou um faturamento de 4% na receita bruta apos a poucos meses a sua implementação, isso se deve ao fato da IA indicar os mlehores produtos complementares aos clientes.
Uma outra maneira eficaz de incentivar as vendas cruzadas é oferecer descontos em produtos complementares. Por exemplo, um varejista pode oferecer um desconto na compra de uma bolsa se o cliente já possui um par de sapatos da mesma marca. Isso incentiva os clientes a comprar mais produtos da loja, resultando em maiores vendas cruzadas.