Mineração de processos: Insights acionáveis para o seu negócio

As organizações buscam por inovações para se manterem competitivas no mercado, mas como é possível reduzir custos mantendo a eficiência operacional? A mineração de processos, também conhecida como Process Mining, pode ser a resposta para esse questionamento, onde ela ajuda a extrair insights da sua base de clientes e a aprimorar o desempenho.

Neste artigo vamos abordar como a mineração de processos é capaz de resolver dores de negócios.

Mineração de processos: O que é?

A mineração de processos é a técnica que explora informações cujo objetivo é encontrar padrões que se repetem.  Nela você pode encontrar anomalias, padrões e correlações em um conjunto de dados, o que vai permitir prever resultados. 

Sendo assim, é possível reduzir gastos, aprimorar relacionamentos com clientes, aumentar a renda e mitigar riscos operacionais.

Saiba mais sobre mineração de processos lendo o artigo: O que é Process Mining e como pode ajudar sua empresa?

Como a mineração de processos resolve problemas de negócios

De acordo com o estudo realizado pela McKinsey, sobre transformações digitais no Brasil, revela que empresas tomam decisões através de insights quantitativos, mostram: 

  • Desempenho 6x melhor na retenção clientes;
  • 23x mais chances em adquirir novos clientes;
  • 19x mais chances em alcançar a rentabilidade.

Com isso, reforça a importância da mineração como peça central nesse processo, pois permite transformar informações brutas em estratégias acionáveis. Entretanto, para aplicar a técnica de mineração é preciso que haja uma compreensão do negócio.

Por exemplo, em uma fintech a dor do negócio pode ser a taxa alta de inadimplência. A partir disso,  o uso da mineração de processos possibilita buscar padrões que ajudem a prever os clientes que possuem maior risco de inadimplência.

Após você compreender os desafios e as dores do negócio, a próxima etapa é identificar quais os dados úteis que vão permitir uma análise robusta. Como exemplo: registros de transações, dados demográficos e comportamentais onde pode-se prever a sazonalidade de compras.

Realizar a seleção de dados adequadamente garante uma boa qualidade para gerar insights acionáveis. Por isso, a preparação de dados é o que vai garantir a precisão. Nesta etapa, realiza-se a correção de erros, remoção de valores ausentes e normalização de dados. Como exemplo, em uma seguradora os registros incompletos podem distorcer a análise de risco, assim como acontece no setor bancário, os dados de diferentes fontes alinhados são primordiais para uma análise eficaz.

Por fim, em sua última etapa, que é a modelagem de dados, a mineração de processos irá entrar em ação aplicando insights acionáveis. Por exemplo, em uma empresa de telecomunicações, o modelo preditivo ajudará a identificação de clientes com maiores riscos de cancelamento com base nos dados de histórico de uso, comportamento de efetivação de pagamento e suporte técnico. Sabendo-se disso, é possível criar campanhas de retenção personalizadas para cada perfil de cliente.

A mineração de processos não é apenas uma técnica! É uma abordagem que possibilita que as empresas possam compreender o seu público e antecipem os desafios de mercado.

Exemplos de como a mineração de processos pode ser usada para melhorar os negócios

Gestão de processos industriais

A mineração de processos é utilizada para otimizar as etapas da produção. Através do uso da Inteligência Artificial (IA), as indústrias podem monitorar em tempo real indicadores-chave de desempenho, como taxa de produção e consumo de materiais para detectar e resolver gargalos.

Gestão de processos industriais com aplicação de mineração de processos

Bens de consumo

Através da IA, as empresas podem antecipar flutuações de consumo, reduzir tempo de ciclo e melhorar o relacionamento com os fornecedores, resultando em melhorias nos processos internos, desde a compra até a entrega final.

aplicação de process mining parao setor de bens de cosumo

Saúde

A mineração de processos otimiza a gestão de processos clínicos melhorando o fluxo de trabalho, reduzindo tempo de espera e melhoria na experiência dos pacientes. Por meio da conjunção da IA + Mineração de processos é possível monitorar a jornada do paciente, prevenir demandas e até mesmo identificar gargalos no atendimento.

Conclusão

Como você pode observar, a mineração de processos é uma abordagem poderosa que transforma dados brutos em estratégias práticas, trazendo mais economia e otimização de processos. 

Se você deseja conhecer a ferramenta Upflux, que é voltada para mineração de processos, converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br