06 maneiras práticas de utilizar o Excel em seu negócio

Se você está procurando uma maneira de agilizar e ter autocontrole do seu negócio, o Excel é essencial para obter melhores resultados e acompanhamentos das informações. 

Como uma das ferramentas corporativas mais utilizadas no mundo, o Excel traz maior economia de tempo e dinheiro devido ao seu processo eficiente de armazenamento e análise de dados.

Neste artigo, vamos abordar algumas aplicações do Excel nos negócios e, ao mesmo tempo, mostrando também uma visão geral da importância da ferramenta dentro das empresas.

Microsoft Excel: a ferramenta preferida dos gestores

Desde a sua primeira versão, em 1985, o Excel permite aos usuários abandonar a programação de macros e utilizar processos automatizados. A Microsoft desenvolveu amplamente a ferramenta, oferecendo suporte gráfico, tabelas e design rico com recursos voltados para gestores de negócios.

evolução do excel

Fonte: LinkedIn

O Excel é um editor de folhas de cálculo desenvolvido pela Microsoft, que entre outras opções, permite fazer cálculos, criar pivot tables (tabelas dinâmicas), elaborar gráficos, agrupar informações de várias fontes, fazer previsões e preparar os dados para análises específicas.  A sua interface amigável permite que os usuários assumam controle e executem tarefas com rapidez e eficiência, o que explica sua popularidade entre milhões de gestores ao redor do mundo.

06 maneiras práticas de utilizar o Excel em seu negócio

6 formas de aplicar o Excel nos negócios

A ferramenta é utilizada para uma variedade de finalidades em diversos setores, incluindo contabilidade, gerenciamento de estoque, relatórios de vendas, balanços financeiros, controle de produtos, entre outros. A seguir, apresentamos 6 exemplos comuns do uso do Excel nos negócios.

1.Gerenciamento de informações de produtos

Caso você gerencie um negócio sabe como é importante manter informações atualizadas sobre os produtos e com as descrições de seus diferenciais.

Usando uma variedade de recursos do Excel, como tabelas dinâmicas e fórmulas avançadas, você pode detalhar seus dados de vendas e otimizar as informações do produto para alimentar a planilha. 

Por exemplo, ao usar a função PROCV, você pode buscar rapidamente descrições detalhadas e preços atualizados de produtos em uma tabela de referência, garantindo que todas as informações em sua planilha estejam sempre precisas e atualizadas

2.Relatórios de vendas em Excel

O Excel, em particular, é uma das melhores ferramentas que você pode usar para relatar as vendas de sua empresa.

Com sua capacidade de criação de painel, relatórios automatizados e integração com outros sistemas de negócios, os relatórios de vendas do Excel trazem todos os seus insights de vendas críticos em uma planilha fácil de usar e compartilhar.

Por exemplo, ao criar um painel de vendas no Excel, você pode usar gráficos dinâmicos e segmentações de dados para visualizar as tendências de vendas por período, identificar os produtos mais vendidos e monitorar o desempenho da equipe de vendas em tempo real. Além disso, com a integração de dados de sistemas CRM, as atualizações de vendas podem ser automatizadas, economizando tempo e reduzindo erros.

3.Gerenciamento de estoque

SKU, código de barras, níveis de estoque, níveis de novo pedido, localização e número do compartimento são apenas algumas das colunas que você pode adicionar à sua planilha para manter uma visão precisa e atualizada de seu estoque e níveis de estoque.

Um exemplo disso é que ao utilizar tabelas dinâmicas no Excel, você pode facilmente filtrar e agrupar dados para ver quais produtos estão com baixo estoque e precisam ser reabastecidos. Ao implementar a função SOMASE, você pode calcular automaticamente os níveis de estoque para cada SKU, garantindo que sempre haja produtos suficientes disponíveis para atender à demanda dos clientes.

4.Automação de tarefas de negócios

Um dos recursos menos conhecidos é a automação de tarefas comerciais repetitivas que reduz a necessidade de escrever linhas de código.

As empresas podem usar a Automação do Excel para economizar tempo, aumentar a produtividade e, por fim, aumentar os lucros.

A automação do Excel geralmente precisa ser configurada por especialistas que conheçam VBA (Visual Basic for Applications).

Automação de tarefas de negócios com excel e vba

Fonte: Voibbo

5.Criação de painéis

Os painéis do Excel são uma das ferramentas mais essenciais que uma empresa pode usar para visualizar figuras, transformando linhas de dados em gráficos e tabelas fáceis de ler e compartilháveis. A variedade de painéis que você pode criar no Excel é enorme.

6.Excel para Contabilidade

Segundo a Microsoft, 90% das empresas usam o Excel para fazer orçamento, planejamento e previsão de operações. O Excel é a solução ideal para empresas quando se trata de software de contabilidade.

O Excel é amplamente usado por uma variedade de tipos de negócios, desde e-Commerce até contadores, você pode ter certeza de que, se estiver usando o Excel para contabilidade em sua empresa, não terá problemas para compartilhar um livro razão de compra ou fatura folha de acompanhamento com o seu contador, em formato adequado. Além disso, é útil para analisar o fluxo de caixa; analisar horas extras e pagamentos de funcionários; analisar entrada e saída de produtos; analisar materiais em estoque, além de diversas outras funcionalidades no gerenciamento de um negócio.

Por que o Excel é tão importante para as empresas?

Usar o Excel nos negócios é uma das melhores maneiras de agilizar processos, organizar dados e melhorar o desempenho em vendas e produtividade. Desde o controle de estoque até a automação de tarefas repetitivas, o Excel oferece uma vasta gama de recursos que podem transformar a gestão de sua empresa.

Neste artigo, você conferiu alguns exemplos de como o Excel pode ser aplicado dentro de um negócio. No entanto, para tirar o máximo proveito dessa poderosa ferramenta é essencial contar com suporte especializado e consultoria personalizada. Se você precisa desse suporte, conte com a expertise dos nossos especialistas, envie um e-mail para contato@mindtek.com.br e descubra como podemos ajudar a potencializar o uso do Excel em seu negócio.

Por |2024-07-18T19:57:17-03:00julho 18th, 2024|Microsoft Excel|Comentários desativados em 06 maneiras práticas de utilizar o Excel em seu negócio

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo